7 dicas de como ganhar seguidores no Instagram Grátis!

Por Fernanda Santos

Mais de 66 milhões de brasileiros usam o Instagram praticamente todos os dias. Com tanto movimento, a rede social pode ser um jeito simples e barato de tornar sua marca conhecida e aumentar as vendas

Para isso, o ideal é seguir algumas estratégias de marketing online. Reunimos dicas de especialistas sobre como conseguir mais seguidores no Instagram e fazer sucesso na rede

como-conseguir-seguidores-instagram

Em abril de 2019, 66 milhões de brasileiros estavam conectados no Instagram. O número coloca o País em 2º lugar no ranking mundial de usuários, perdendo apenas para os Estados Unidos (110 milhões de usuários). Globalmente, mais de um bilhão de pessoas utilizam essa rede – cerca de 1/7 dos habitantes da Terra.

Para as empresas, o Instagram pode ser uma mina de ouro. Abrir uma conta é uma forma relativamente simples de tornar a marca conhecida, manter os clientes por perto, ganhar credibilidade e, por consequência, vender mais. O desafio, contudo, é escolher as estratégias certas para fazer sucesso na rede. Uma mudança no algoritmo do microblog, feita em 2016, passou a dar mais visibilidade às páginas engajadas, que têm mais seguidores, interagem mais, postam bastante e mantêm os usuários na plataforma. Quem não se empenha, acaba sendo menos notado.

A Azulis conversou com especialistas em marketing digital e reuniu dicas para você aumentar o alcance das suas publicações e ganhar seguidores no Instagram. Confira:

1) Conheça seu público alvo

Essa dica é preciosa e aparece em praticamente todas as estratégias de marketing para impulsionar uma página no Insta. Conhecer o público alvo significa entender quem são seus possíveis clientes, qual é o perfil deles e quais são seus hábitos na rede.

“A primeira coisa que você tem que fazer é descobrir quem são essas pessoas e onde elas estão. Do que elas gostam? O que elas seguem? Com que linguagem se comunicam? Sabendo isso, você poderá traçar uma estratégia bem atrativa”, diz Camilla Campos, consultora de marketing digital.

2) Não compre seguidores

Não faz sentido comprar listas prontas de seguidores se você quer atrair possíveis clientes para a sua página. Além de trazer uma série de pessoas que não têm interesse no seu produto ou serviço, essas listas vêm cheias de contas inativas e perfis falsos – ou seja, usuários que não vão aumentar seu engajamento nem suas vendas. O ideal é ganhar seguidores de forma orgânica e natural, ou seja, como consequência do seu comportamento na rede.

“Indícios de compra de seguidores ficam muito evidentes em contas que têm muitos seguidores, mas poucos likes e comentários. Os usuários sabem disso, não são bobos, e logo percebem a manobra”, afirma Sthefan Berwanger, analista digital e coordenador de pós-graduação e educação executiva na ESPM.

3) Faça conteúdo relevante

Para ganhar seguidores no Instagram, é preciso ficar conhecido na rede, seja pelo “boca a boca” dos usuários seja com a ajuda da própria mídia social – que se encarrega de divulgar e dar visibilidade às páginas mais engajadas. A melhor forma de agradar o público alvo é postando fotos, imagens e legendas que tenham um bom conteúdo.

“Consuma conteúdos diversos para alimentar a sua criatividade. Netflix, Spotify, Ebooks e Podcast são grandes aliados para desenvolver a habilidade da criatividade”, diz Amanda Takassi, co-fundadora do Coletivo Todo Mundo Precisa de um RP. “Além disso, é importante ficar de olho nos acontecimentos da atualidade e nos memes ou brincadeiras que viralizam na rede.”

Quando o conteúdo é interessante, os seguidores enviam para os amigos, curtem e comentam a publicação. Tudo isso melhora o engajamento da página e faz o post ser visto por mais seguidores. Quanto mais engajado for o post e mais curtidas ele tiver, maior é a chance de ele aparece no explorer – sessão com indicação de páginas que aparece para inúmeras pessoas na rede.

“Não existe uma fórmula ideal, mas você pode fazer testes e descobrir que horas seu público fica mais online. Quando você escolhe o melhor horário para postar, isso aumenta seu alcance e a chance de aparecer no explorer”, afirma Camilla.

Aumente a frequência

Além de publicar conteúdos relevantes, é preciso postar com frequência. “Não adianta você postar a cada 15 dias, pois as redes sociais trabalham com algoritmos, ou seja, se você some, você não é visto e seu engajamento cai”, diz Amanda.

4) Interaja com os usuários

Outra maneira de aumentar o engajamento da sua página é interagindo com os seguidores. Curta as publicações deles, converse pelo direct e responda os comentários nos primeiros 60 minutos após a postagem. Além de aumentar o alcance das fotos, essa estratégia ajuda a fidelizar os seus seguidores e os incentiva a recomendar sua página.

“As pessoas gostam de ser ouvidas e de interagir. Os stories e as lives são ótimas ferramentas para conversar e entender o que os seus seguidores querem consumir nas suas redes sociais”, diz Amanda, do Coletivo Todo Mundo Precisa de um RP.

Outra ideia é entrar na página dos seus concorrentes, ou pessoas que tenham públicos parecidos com o seu, e interagir com os seguidores deles. “Provavelmente, esses usuários estão procurando algo que você oferece também, porque eles já procuraram no seu competidor”, diz Julie Chung, fundadora da Caravan Media e diretora de contas da @elmntlagency, em Nova York.

5) Patrocine seus posts

Patrocinar posts é outra dica para fazer suas publicações alcançarem mais pessoas e atraírem mais seguidores. Com R$ 5 ou R$ 10 é possível impulsionar uma foto e fazê-la aparecer no feed de milhares de pessoas. Além do que, o Instagram dá ao usuário a opção de escolher qual público quer alcançar.

Para ficar mais popular e ganhar seguidores no Instagram, você também pode anunciar sua página em algumas redes ou veículos de comunicação. “Anúncios são uma ideia interessante, mas é preciso ter uma estratégia certeira por trás, porque você gasta mais”, diz a especialista Camilla.

6) Use bem as hashtags

Ao falar em conteúdo, é impossível não citar as famosas hashtags. Elas são uma forma de deixar sua página mais popular, pois permitem que ela apareça no resultado das buscas por “tag” do Instagram. Se você tem um restaurante, por exemplo, e publica #instafood nas fotos, todos os usuários que estejam buscando receitas, locais para comer ou algo parecido por meio da mesma tag podem achar o seu prato.

O ideal é pesquisar as palavras-chave mais procuradas pelo seu público e incluir nas legendas ou comentários dos seus posts. Algumas sugestões aqui, são:

– Use sempre hashtags que tenham a ver com sua imagem;
– Não poste hashtags demais, senão o Instagram pode pensar que você é um spam. Entre 3 e 5 já está ótimo;

“Você também pode todo dia buscar algumas hashtags relacionadas ao seu público, dar like nas pessoas que postaram ou mesmo seguí-las para que elas te sigam de volta. Assim, elas ficam sabendo que você existe”, afirma Julie, da Caravan Media.

7) Faça parceria com influenciadores

Por fim, uma forma ótima de conseguir novos seguidores é fazendo parceria com influenciadores digitais – pessoas que são famosas em seus nichos, têm muitos seguidores e alcançam bastante gente. Para ter sua marca anunciada por um influencer, você pode buscar algumas plataformas de contato especializadas.

Os contratos para esse tipo de propaganda costumam ser mais baratos que os anúncios e ainda envolvem formas alternativas de “pagamento”, como troca de produtos por publicidade.

“Você pode pedir para o influencer falar sobre você, citar você, falar do que você fala. Mas é importante se lembrar que, para isso, você precisa ter um conteúdo rico e relevante para o público alvo”, diz Camilla.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!