5 dicas para aumentar as curtidas no Instagram do seu negócio

Por Maria Teresa Lazarini

Com mais de 66 milhões de brasileiros conectados, o Instagram é uma das ferramentas mais efetivas para encontrar potenciais clientes e alavancar um negócio

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A empresa de produtos de confeitaria Fab! está inserida em um nicho muito específico de mercado. Sem contato com o consumidor final, ela vende produtos de decoração para confeiteiros. Mesmo trabalhando no B2B (Business to Business), a Fab! decidiu abrir uma conta no Instagram no mesmo ano de sua criação, em 2016. O desafio era manter contato direto com os clientes, que foram incentivados a mostrar seu lado criativo em bolos e outras receitas. A página @fanclubfab é colaborativa e já ultrapassou a marca de 78 mil seguidores orgânicos. O engajamento é uma prova do acerto estratégico da empresa: cada postagem recebe mil curtidas, em média.

“O Instagram possui um papel muito importante para as PMEs porque é de fácil uso e acesso. A barreira de entrada do negócio na rede é quase inexistente”, diz Sthefan Berwanger, coordenador de pós-graduação e educação executiva na ESPM. “Curtidas e comentários são muito importantes, pois oferecem um indicador de fidelização do seu público, além de mostrar que o seu conteúdo é interessante.”

Com mais de 66 milhões de brasileiros conectados no Instagram, a rede social se tornou uma das ferramentas mais efetivas para encontrar potenciais clientes e alavancar um negócio. Atualmente, o Brasil é o segundo país em número de usuários, atrás apenas dos Estados Unidos, segundo dados do Statista em abril de 2019.

O sucesso do Instagram levou a plataforma de conteúdo digital Rock Content a realizar uma pesquisa sobre a importância dessa rede social para os negócios. Com postagens, lives e stories, o Instagram é a mídia preferida de 47% donos de negócio.

Não importa o segmento ou área de atuação, atualmente é importante estar presente na rede para expor o seu negócio para uma ampla base de consumidores – e de maneira 100% gratuita. Dessa forma, o potencial cliente pode estabelecer contato pelo direct, botão de e-mail ou WhatsApp, que pode facilmente ser integrado com a conta do Instagram.

Apesar de o Instagram ter anunciado, por meio de um comunicado oficial no fim de abril, que as curtidas em postagens podem desaparecer no futuro – testes começaram a ser feitos no Canadá –, é importante buscar um maior engajamento com seus clientes por meio da plataforma. Para ajudar você a pensar em uma estratégia, o time da Azulis conversou com o especialista em redes sociais Sthefan Berwanger e com Giovanna Giannini, coordenadora de redes sociais da Fab!, e preparou as cinco dicas a seguir que vão alavancar o seu negócio.

1. Faça postagens regulares

De nada adianta criar um perfil no Instagram se ele não é atualizado regularmente. O algoritmo do Instagram presta atenção na frequência com que você posta para conseguir divulgar para os usuários. Se o perfil não faz postagens, o algoritmo entende que não tem ninguém tomando conta dele. Por isso, programar a postagem aumenta as chances de uma publicação aparecer no “Explore”, seção do Instagram que expõe conteúdos baseados no gosto dos usuários.

Para conseguir manter uma regularidade nas suas publicações, o especialista em redes sociais Sthefan Berwanger recomenda utilizar um calendário que informe quais serão as postagens da semana. Já Giovanna Giannini, da Fab!, sugere consultar o relatório de atividades que o próprio Instagram fornece para contas de negócios de forma totalmente gratuita.

“Para contas corporativas, o Instagram faz uma análise de desempenho gratuita. Nela tem o dia da semana que é melhor postar, os horários que costumam ter mais curtidas e outras informações úteis”, afirma Giovanna, da empresa de confeitaria Fab!

2. Use a legenda a seu favor

Legendas com muitas hashtags dão a impressão de estarem “poluídas”, o que pode afastar curtidas. No entanto, para a coordenadora de redes sociais da Fab!, é muito importante utilizar o recurso, pois ele garante visibilidade para pessoas que ainda não seguem seu perfil, aumentando o número de curtidas. Por isso, escolha as melhores hashtags que retratem o seu negócio: se o seu produto é móveis de decoração, vale a pena utilizar hashtags da área, como #design, #artesanal, #decoracao, #moveis, #madeira e #arquitetura.

Além das hashtags, um ponto importante na hora de montar a legenda perfeita para a sua foto é a linguagem. Conhecendo seu público, você consegue analisar se gírias são adequadas ou se é necessário manter uma linguagem formal. O bom português também não pode ficar de fora. Para Sthefan Berwanger, da ESPM, erros de gramática e uma linha editorial que não condiz com o público-alvo são um dos maiores repelentes de curtidas.

3. Interaja com seus usuários

Da mesma maneira que você trata bem seus clientes ao vivo, é essencial interagir com seus seguidores no Instagram. Seja por mensagens diretas ou comentários, não poupe esforços em responder dúvidas, agradecer elogios e curtir comentários.

“É importante interagir de forma genuína com os seus seguidores, principalmente com aqueles que demonstram interesse pela marca e divulgam seu conteúdo”, diz Berwanger.

Quando o seguidor percebe que o perfil está disposto a respondê-lo, é mais provável que ele crie um laço com o negócio, podendo curtir mais as postagens e tornar-se um cliente fiel do produto.

A coordenadora de mídias sociais da Fab! percebeu que o cuidado com o seguidor é essencial para um perfil e uma empresa de sucesso.

“Os clientes criaram um carinho com a nossa marca, porque respondemos 100% das perguntas pelo Instagram e interagimos em todos os posts que nos marcam”, diz Giovanna.

4. Poste fotos de boa qualidade

Se você deseja vender bem um produto ao vivo, uma das melhores estratégias é deixá-lo próximo dos clientes. Em vez de posicionar o produto naquela gôndola empoeirada, você colocará bem perto do caixa, para todos os clientes visualizarem o que você quer vender. A mesma coisa deve acontecer com as postagens no seu Instagram.

Para expor sua loja, seu produto ou seu serviço, é recomendado postar fotos com boa definição. Fotos com má qualidade pode afastar potenciais clientes, comenta Berwanger, da ESPM, porque a postagem ruim pode ser atrelada com o produto que está à venda. Quando você for tirar uma foto para a sua página, certifique-se que o foco está adequado e que é possível enxergar todos os detalhes da imagem. Também vale a pena montar fotos com cores que combinem entre si.

5. Fique de olho em outros perfis

Conhece aquela expressão “like for like”? Curtir postagens de outras empresas pode ser uma ótima maneira de ganhar curtidas em troca. Com o espírito de trabalho em equipe, é comum receber, como forma de agradecimento, curtidas de perfis que você mesmo curte. Além de ampliar sua base de usuários, a curtida de outros perfis de negócios auxilia a sua página no desempenho do Instagram.

Além disso, vale a pena ficar de olho nos concorrentes ou até mesmo em empresas de outros setores.

“É importante observar e avaliar o que outras PMEs, mesmo as de outros mercados, estão fazendo em termos de produção de conteúdo e interação com os usuários. Não há nenhum mal em observar e se inspirar em terceiros. O importante é registrar as boas práticas e adaptá-las à sua realidade”, afirma Berwanger, da ESPM.