Mídias Sociais: 6 cursos para você bombar o seu negócio

Por Redação Azulis

Está procurando cursos de mídias sociais para aplicar em sua empresa? Então confira a lista que trouxemos para você!

Você sabe por que um curso de mídias sociais é importante para a sua empresa?

É fato que a internet é um dos primeiros lugares onde o público busca algum produto ou serviço quando precisa.

Por isso, seu site e, principalmente, suas redes sociais precisam ser atualizados com frequência e ter os conteúdos certos. 

Conheça agora mesmo 6 cursos imperdíveis de mídias sociais e diversas dicas para você aplicar no seu negócio e ter cada vez mais público.

Quer bombar em todas as redes sociais?

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Por que minha empresa precisa das mídias sociais?

Cada vez mais a população usa a internet para suas compras, seja para pesquisar preços, características e avaliações, seja para adquirir diretamente em e-commerces. 

E onde estará a sua empresa enquanto seu público-alvo pesquisa os produtos e serviços de que precisa? Isso mesmo, nas redes sociais, com todas as informações que seu futuro cliente procura.

Além da facilidade de acessar as mídias sociais de qualquer lugar pelo celular, ter a sua marca exposta na internet tem outras vantagens. 

Listamos alguns dos principais benefícios a seguir:

Custo baixo

Ao contrário de propagandas em rádio ou TV, o custo para divulgar a sua empresa na internet pode ser bem baixo. 

Com um perfil nas principais redes sociais, os seus clientes terão acesso aos seus produtos e serviços com mais facilidade. Para que eles saibam que você possui páginas nesses canais, anúncios pagos podem ser vantajosos para aumentar as chances de o público encontrá-lo.

A forma de pagamento depende do tipo de campanha escolhida. Há a possibilidade de pagar por pessoa impactada, por cada uma que viu um vídeo seu ou ainda por cada usuário que clicar no anúncio e se direcionar ao seu site.

Em redes como o Facebook, por exemplo, é possível fazer publicações a partir de R$ 15, direcionando a sua mensagem para o público certo com base em seus interesses, idade, sexo, região e outros fatores.

Relacionamento aproximado

Uma marca presente nas redes sociais permite que seu público se sinta mais próximo dela, mesmo que esteja fisicamente distante. A qualquer hora do dia e em qualquer lugar, seu cliente poderá enviar uma mensagem, um comentário ou reagir a uma publicação feita por sua empresa.

Quando se conhece quem compra seu produto, é possível produzir conteúdos que irão agradar diretamente seu público, fazendo com que se identifiquem e criem um laço de afinidade, como uma relação de amizade.

Desta forma, na hora em que estes usuários pensarem em comprar algum produto ou serviço que a sua marca ofereça, você estará dois passos à frente da concorrência. Quanto mais próximo e agradável, maiores as chances de uma venda se realizar no futuro.

Respostas rápidas

Outra vantagem é a rapidez com que as coisas acontecem na internet. Ao lançar um produto, divulgar um serviço ou contar uma novidade, não é necessário esperar dias ou, talvez, semanas para ter uma resposta.

Na internet, o retorno pode ser imediato! Ao fazer uma publicação, centenas de pessoas podem ter acesso e responder, positiva ou negativamente, sobre aquilo. 

Desta forma, você saberá com agilidade se algo está dando certo ou não e, se for necessário, aumentar estoques ou ainda se retratar por algo com repercussão negativa.

Mídias Sociais: cursos para aprender agora mesmo

Você já viu alguns motivos para explorar a internet em benefício de sua empresa. Agora, confira os 6 cursos de mídias sociais que trouxemos para você, que quer se aprofundar no assunto, direcionar seus estudos e colocá-los em prática.

Presenciais

Os cursos presenciais têm dia, hora e local para serem realizados e podem durar entre algumas horas e meses inteiros, tudo depende da profundidade do assunto e dos aspectos a serem explorados em aula.

  • ComSchool: escola focada em cursos de mídias sociais e outros segmentos do marketing digital que oferece aulas em São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro. 

Na ComSchool é possível ter acesso a curso sobre Gestão de Mídias Sociais, Facebook Marketing, Facebook Ads, Instagram Ads, Gestão de LinkedIn, Relacionamento com Usuário, Monitoramento de Redes Sociais e muito mais.

A duração das aulas depende do curso escolhido e pode ser de entre 7h e 85h. Os valores também variam conforme o formato.

Todos os cursos são ministrados por profissionais atuantes no mercado, com experiências práticas nas matérias orientadas. Ao final, os alunos que tiverem estado presentes em um determinado número de aulas recebem um certificado de conclusão de curso.

  • SPDS: a São Paulo Digital School atua somente na cidade que leva seu nome. Entre os cursos oferecidos, estão Facebook Marketing, Gestão de Crise, Facebook e Instagram Performance, SEO para YouTube, entre outros.

Os cursos de mídias sociais desta escola podem durar de 6h a 53h, sendo realizados em um único dia ou dividido em vários encontros. As aulas são em módulos e as turmas reduzidas, para melhor aproveitamento do aluno.

Os professores que atuam nesta unidade também são atuantes no mercado e, ao final do curso, os alunos recebem um certificado comprovando suas habilidades.

  • Senac: com unidades espalhadas pelo Brasil, o Senac conta com cursos livres que poderão ajudar você, direta ou indiretamente, em seu objetivo de conquistar clientes nas mídias sociais.

Você poderá aprender a Criar Conteúdos para Mídias Sociais para entender o melhor jeito de passar sua mensagem, como fazer Fotografias Comerciais com o Celular, para deixar seus produtos mais atraentes nas imagens, e ainda sobre Analytics para Mídias Sociais, para aprender a visualizar e extrair dados sobre as suas redes.

Alguns cursos possuem pré-requisitos para que se possa fazer a inscrição, como idade ou algum conhecimento básico, então é recomendado verificar essas informações antes de realizar sua matrícula. 

On-line

Para quem não tem tempo ou não possui cursos presenciais por perto, é possível estudar on-line. A vantagem das aulas à distância é que, em alguns casos, é possível estudar no seu tempo, a qualquer hora, e na frequência que se sentir mais confortável.

  • Udemy: é uma plataforma com aulas de diversos assuntos disponíveis, entre eles o curso de mídias sociais. Nele, usuários que já fizeram o curso avaliam as aulas para que novos alunos possam ter uma ideia da qualidade e do material disponibilizado.

Como se trata de uma plataforma, e não uma escola, professores do Brasil inteiro podem gravar suas aulas e disponibilizar no site.

Ao comprar um curso, você tem acesso vitalício a ele, para que possa manter seu próprio ritmo de estudo. No entanto, como as aulas são gravadas, não é possível tirar dúvidas com os professores.

  • Mirago: a escola tem origem em SP, mas seu conteúdo on-line pode ser acessado de qualquer lugar do Brasil. Possui cursos pagos, em que é possível aprender sobre gestão de conteúdo, Facebook e Instagram Ads, e até como gerar mais contatos de venda, os leads, para sua marca.

Além disso, disponibiliza alguns cursos gratuitos para que se possa experimentar seus materiais. Nestes, é possível acessar cursos como o de Marketing Digital para Empreendedores. 

Em algumas oportunidades, disponibiliza também cursos ao vivo e gratuitos, mas para isso é preciso ficar de olho no calendário da escola.

  • Impacta: apesar de estar localizada em São Paulo, disponibiliza uma versão on-line de seus cursos para que mesmo quem está distante possa acompanhar as aulas.

Nesta modalidade, o curso tem data e hora para começar e acabar, e o aluno pode ter contato com o professor por um chat fornecido na plataforma.

Desta forma, se você escolher o curso de Gestão de Mídias Sociais, por exemplo, terá exatamente a mesma aula daqueles que estarão na escola naquele momento.

Principais redes sociais para minha empresa

Se você não sabe qual curso de mídias sociais escolher, porque ainda não conhece cada rede, fique tranquilo! Aqui estão as principais características das mais usadas pelas empresas:

  • Facebook: a mais conhecida, permite publicação de fotos, vídeos, textos e links, além de possibilitar compartilhamentos. Nela, pode-se fazer anúncios pagos iniciando com pequenos valores e se relacionar com o público a partir de mensagens e comentários enviados por eles.
  • Instagram: a rede social das imagens ganhou espaço com o uso dos Stories, publicações que somem após 24h. Excelente para quem tem produtos que chamem atenção pelas imagens, como roupas e comida.
  • LinkedIn: indicado para quem tem como público outras empresas, já que se trata de uma rede social com fins profissionais. Possui linguagem mais formal e corporativa entre empresas.

Dicas: como usar melhor as mídias sociais

Aqui vão algumas dicas para você complementar o que aprendeu nos cursos de mídias sociais:

Faça conteúdo de qualidade

O seu público precisa se interessar por seu conteúdo para que tenha interesse, também, por sua marca. Portanto, entenda que tipo de conteúdo os agrada e como poderá associar a sua imagem de modo que atraia usuários e os transforme em clientes.

Mantenha frequência na comunicação

Não é preciso fazer publicações diárias, pois seu usuário poderá se cansar. Porém, também não é recomendado que apareça apenas uma vez ao mês. Faça testes e estipule a frequência ideal para falar com seu público nas redes sociais.

Responda as dúvidas de seus clientes

Se um cliente lhe faz uma pergunta em suas redes, é porque ele acredita que mantém este contato com a marca. Portanto, sempre confira suas páginas para verificar se há interações e responda as dúvidas que surgirem em sua rede.

Anuncie para o público certo

Analise quem é o seu cliente em termos de sexo, idade, região e interesses. Com isso, seus anúncios poderão ser direcionados, gerando melhores resultados, já que o público certo será atingido por sua mensagem.

Bastante coisa, né? Para ter ainda mais dicas sobre como divulgar o seu negócio e desenvolver uma empresa com qualidade, confira os conteúdos disponibilizados no blog Vida de Dono e aproveite!