Você sabe o que é ROI? Leia mais para entender esse conceito importante

Por Redação Azulis

Saiba como usar o ROI para calcular os riscos e navegue de maneira mais segura no mundo dos investimentos.

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Quando qualquer gestor de um negócio realiza um investimento – seja ele em campanhas, capacitações ou outras formas de chamar a atenção para o produto – ele espera receber um retorno. Durante muito tempo foi difícil mensurar o quanto realmente de retorno esses tipos de investimentos podem gerar. Até que o conceito ROI – Return on Investment foi criado. 

O que é ROI?

ROI é um cálculo, uma métrica, que serve para avaliar o retorno sobre o investimento realizado em um determinado setor. O ROI consegue indicar, por exemplo, quantos reais foram investidos e quanto esse investimento gerou efetivamente de retorno. Baseando, assim, a margem de lucro que a empresa obteve após o investimento realizado.

Por que o ROI é importante para minha empresa?

Compreender dados e seus impactos é essencial para pensar em estratégias, independentemente de quais sejam. Sendo assim, o ROI é importante porque seu uso contínuo cria munições básicas para que sua equipe de marketing, por exemplo, consiga mensurar efetivamente quais canais são vantajosos para realizar investimentos e quais não são, evitando prejuízos.

Com esses relatórios periódicos o dono do negócio consegue buscar investidores para suas ideias, qualificar seus segmentos e diminuir riscos. 

O que é ROI você já sabe, mas a questão é: como calcular seus índices? Bom, o cálculo do ROI é relativamente simples. Você inicialmente precisa saber o valor da receita, subtrair seu custo e dividir pelo custo novamente. Ou seja:

ROI = Receita – Custo
            _____________

             Custo

Suponha que uma granja decida vender seus ovos em bairros locais. Para obter maior lucro nas vendas, a dona da granja decide investir em uma estratégia de divulgação clássica: colocando um megafone com música em cima do seu carro e dando umas voltas por aí, para atrair a atenção dos moradores dos bairros e assim conseguir mais compradores para os seus ovos. 

Imagine que o lucro da ação tenha sido em torno de R$2000 e o investimento tenha sido de R$200. Utilizando a fórmula temos:

ROI = (2000 – 200)/200  —> ROI = 9

No caso da granja citada acima, o ROI nos indica que o investimento teve um retorno 9 vezes maior do que o esperado, o que é muito positivo. Se você quiser em porcentagem, ainda pode multiplicar por 100 e o seu resultado indicará o valor. Seguindo o nosso exemplo, temos um ROI de 900%.

Os custos e as receitas da sua empresa

Com o ROI é possível também calcular os rendimentos e custos de se manter o negócio. Utilizando a mesma técnica é possível mensurar, por exemplo, quais são os custos do seu empreendimento e as receitas que ele gera em uma macro perspectiva, além do jeito clássico: quando mobiliza alguma ação. 

Isso é interessante pois por meio desse cálculo você consegue extrair uma visão da sua marca e assim traçar estratégias de crescimento e investimento mais embasadas no seu perfil.

Como não ter ROI negativo?

Bom, nem sempre as coisas saem como o previsto e o ROI pode ser negativo, o que significa que algum investimento não deu muito certo para o seu negócio.

Para esses casos, a dica é fazer uma análise das estratégias que deram ROI positivo e diferenciá-las das que estão deixando a desejar, comprometendo o retorno sobre investimento.

Para que isso não aconteça, uma boa ideia é acompanhar periodicamente o ROI. Dessa forma, é possível notar as taxas de crescimento do seu negócio, além dos primeiros sinais que aparecem quando as coisas não andaram bem. Se isso acontecer, você consegue descobrir de maneira mais fácil o que está prejudicando o seu empreendimento e traçar os melhores caminhos para a situação apresentada o quanto antes. 

Retomando, essas são as melhores dicas para ter seu ROI positivo: cálculo preciso, acompanhamento e gerenciamento.

Ainda falando de ovos e galinhas para exemplificar, imagine agora que a dona da nossa granja tenha decidido mandar fazer o seu próprio jingle para o carro de som, e tenha investido cerca de R$2500 nessa ação.

ROI = (2000 – 2500) / 2500 ( * 100 para conseguir a porcentagem) –> ROI = – 20%

Isso significa que a sua ação teve um prejuízo de 20% em relação ao investimento realizado. Então, aplicando os conceitos que explicamos acima, uma boa solução para esse problema é acompanhar o lucro por um período maior de tempo e analisar se a estratégia de divulgação via megafone está tendo o retorno possível para cobrir o investimento de R$2500 mais o lucro. 

Talvez, a dona da nossa granja do exemplo entenda, por meio dos cálculos do ROI, que o melhor mesmo é investir em colocar o jingle em uma rádio comunitária local ao invés de um megafone no carro, por exemplo. Esse tipo de análise só é possível fazer graças a esse cálculo.

 

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