Aprenda a fazer gestão de compras com essas dicas estratégicas

Por Redação Azulis

Entenda quais são as principais recomendações e o que não pode faltar numa boa gestão de compras

Compreender e aplicar gestão de compras é essencial para qualquer negócio, afinal, esse processo contribui de forma significativa para a estratégia da empresa. Maximiza resultados, potencializa a margem de lucro e alcance e geraganhos mais elevados.

Mas como fazer uma gestão de compras? O que não pode faltar em uma boa administração nesta hora? Quais são os procedimentos necessários?

Confira tudo neste artigo.

Como fazer uma boa gestão de compras?

Para fazer a gestão de compras corretamente é necessário seguir algumas recomendações essenciais. Confira algumas delas

  • Monitorar os produtos

Uma das etapas mais importantes na administração de compras é o monitoramento os produtos. É a partir dele que identificamos o que é preciso ser comprado para que a empresa permaneça exercendo suas atividades com êxito.

É possível realizar esse monitoramento por meio de uma planilha ou software organizacional, cadastrando todos os produtos da empresa e o estoque disponível eutilizando códigos e nomes particulares.

  • Fazer uma lista de fornecedores e cultivar um bom relacionamento

Outra dica para realizar uma gestão de compras eficiente é criar uma lista de fornecedores de confiança, que possuem condições de entregar materiais de qualidade, com o volume esperado,com preços razoáveis e no prazo correto.

Estes procedimentos de compras são muito importantes. Nesta lista você colocar o cadastro completo, com nomes, tipos de produtos fornecidos, prazos de entregas, preços e contatos.

Além de tudo isso, depois que escolher o que achar ideal, procure estabelecer um bom relacionamento para conseguir negociar com mais tranquilidade.

  • Negociar as compras

Uma das funções do gestor é saber fazer a correta administração das compras e isso passa também pelo campo da negociação, aplicando o capital da melhor forma possível e evitando possíveis prejuízos.

  • Administrar o estoque

A gestão de compras também envolve uma atenção especial aos estoques, encontrando soluções para mantê-lo equilibrado, comprando o necessário para a empresa e evitando que falte ou estrague.

  • Priorizar a segurança

Mais uma questão que faz parte da gestão de compras ou administração de compras é ter cuidado para deixar o estoque seguro.

Fique atento a todos os cuidados que cada produto exige. Além disso, o local destinado para armazenar o estoque sempre deve estar protegido contra problemas que envolvem desde incêndios e enchentes até furto ou roubo.

O que não pode faltar em uma boa gestão de compras?

Para construir uma boa gestão de compras, algumas coisas não podem faltar, como por exemplo, estabelecer de forma clara quais são as metas e objetivos.

Reúna os dados relacionados às demandas dos departamentos, o demonstrativo de gasto em um determinado período e o quanto espera de saving. É possível assim chegar a uma meta mais realista.

 Além disso, faça uma análise de vendas:.

  • O que mais está sendo vendido?
  • O que dificilmente sai?
  • Qual a demanda?

Essas e outras  informações sempre devem ser elencadas em uma planilha ou softwares e analisadas periodicamente. Dessa forma, a empresa pode contratar dos fornecedores que realmente atendem às suas necessidades logísticas e financeiras.

Por fim, mantenha as áreas de compras e estoque bem alinhadas, afinal, um estoque parado representa custos de armazenamento e risco de perda de mercadorias. Além disso,a falta de materiais também reduz os rendimentos ou pode até mesmo causar maiores prejuízos para a empresa.

As áreas de estoque e compras precisam trabalhar em conjunto para ficarem por dentro de toda a situação. Tendo uma visão totalitária, é possível evitar  eventuais problemas e consequentemente proporcionar a melhora de resultados.

Agora que você já sabe como elaborar uma gestão de compras eficiente, é hora de colocar a mão na massa e agir. Organizando e realizando uma administração sólida e segura, com certeza seu negócio vai ganhar muito!

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!