Black Friday 2020: Estratégias práticas para seu negócio

Por Redação Azulis

Planejar os descontos, os estoques e o ambiente vão ajudar o lojista a lucrar ainda mais nessa data, que neste ano será dia 27 de novembro

A Black Friday 2020 promete mais uma vez abalar o comércio com o aumento das vendas no dia 27 de novembro. A tradição norte-americana de oferecer descontos vantajosos para os consumidores chegou ao Brasil em 2010 com foco no e-commerce e a cada edição tem superado as cifras movimentadas.

Apesar de o ano de 2019 ter sido marcado por muitas vendas em lojas físicas, a Black Friday 2020 promete ter um maior consumo online. Segundo dados da Ebit/Nielsen, a expectativa de vendas no e-commerce é de 27% a mais em relação ao ano anterior.

Essa mudança para as compras digitais acontece por alguns fatores. Devido a pandemia do coronavírus, muitas pessoas, que antes não faziam compras pela internet, começaram a comprar produtos online. Mesmo com muitas lojas abertas, o consmudor vem dando preferência para receber seus produtos diretamente em casa. 

Portanto, para não perder essa chance de alavancar as vendas, confira as dicas que preparamos para você preparar o seu negócio para a Black Friday 2020.

Saiba + Azulis: Como vender mais na Black Friday

Dicas para a sua loja vender mais na Black Friday

Dicas para a sua loja vender mais na Black Friday

Conforme já falamos aqui, este é o momento de colocar em práticas dicas importantes que vão te levar ao sucesso do negócio:

Selecione os produtos que terão desconto
O planejamento começa com a identificação de quais produtos entrarão na lista de descontos. Você pode identificar, por exemplo, quais itens são mais vendidos.  Ou quais produtos são mais procurados, mas geram desistências devido ao preço. Pode ainda colocar descontos em produtos que estejam sobrando no estoque. Aqui é o momento de ser estratégico.

Crie promoções reais
Além de diminuir os preços, você pode oferecer promoções diferenciadas, como frete grátis, cupons de desconto ou descontos progressivos conforme o número de produtos comprados pelo cliente.

Essa é a hora para ser criativo, vender kits de produtos e incentivar que os clientes optem por mais de um item na hora da compra.

Prepare o estoque e negocie valores

Ao planejar os descontos da Black Friday, prepare o estoque da loja conforme as projeções de vendas de cada item, de maneira que nenhum produto fique em falta ou em excesso.

Aproveite para negociar preços com fornecedores para adquirir as mercadorias por um preço mais baixo, uma vez que o seu lucro também será menor.

Também faça negociação com as transportadoras, avaliando possibilidades de oferecer frete grátis na semana da Black Friday.

Invista em uma campanha de marketing

Para ter sucesso em vendas na Black Friday, é preciso investir em divulgação online. Planeje uma campanha de marketing digital, divulgando descontos no site, redes sociais e por meio de e-mail marketing. Crie anúncios pagos para aumentar o alcance das publicações. Outra boa estratégia é elaborar uma landing page específica para a Black Friday, na qual você poderá captar leads interessados nos seus produtos.

Analise a concorrência

É difícil oferecer preços competitivos se você não sabe o que a concorrência oferece ao consumidor. Por isso, ficar de olho nos seus principais competidores é essencial para avaliar a sua própria estratégia de vendas. Com essas dicas em mente, é hora de arregaçar as mangas e preparar a sua loja para a Black Friday 2020.

Saiba + Azulis: Como preparar sua loja para a Black Friday

Equipe bem preparada

O bom atendimento é fundamental no sucesso de vendas. Numa data como a Black Friday ele é ainda mais importante. Se a ideia é ter a loja cheia, a equipe deve estar ciente de que a demanda vai aumentar neste dia. Além disso, os funcionários devem estar bem informados quanto aos produtos com descontos, e oferecer ao cliente promoções além dos produtos que eles estejam procurando.

Infraestrutura adequada
Se a ideia é loja cheia, vale verificar se o local está adequado para receber mais clientes. Se a quantidade de caixas está ideal e se o espaço está confortável para a demanda.

Black Friday na vitrine

Chame atenção da clientela já pela vitrine, sinalizando os produtos que estão com desconto por causa da data. Isso vai ajudar a chamar mais pessoas para dentro do estabelecimento.  No interior da loja, também é importante sinalizar os itens com desconto.

Aposte em experiências
Promoções exclusivas são instrumentos valiosos para relacionamentos de fidelidade. Elas garantem que o cliente permaneça cativo entre o contato online e o caminho até o PDV. Aposte na comunicação próxima e personalizada tanto fora quanto dentro da loja. Use dados adquiridos, como nome, idade e compras anteriores, para acertar na oferta. Aquele código especial, vinculado a um CPF ou CNPJ específicos, tem muito mais valor do que a promoção para todo mundo. Peça ao seu cliente para levar este Código até a loja mais próxima em troca do benefício.

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