7 dicas para fazer sucesso no Instagram Stories

Por Fernanda Santos

Cerca de meio bilhão de pessoas pelo mundo postam ou assistem stories no Instagram todos os dias

A ferramenta é uma grande aliada das marcas e de influencers que querem fazer sucesso na rede social. Veja nossas dicas

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O Instagram Stories chegou para dinamizar a rede social e permitir que os usuários compartilhem com seguidores momentos do dia a dia, como um evento, uma lembrança ou uma novidade. Diferentemente do feed, onde as fotos são permanentes, as publicações do Stories ficam disponíveis por apenas 24 horas e depois desaparecem, a menos que você queira salvá-las como “Destaque” da página.

A ideia fez sucesso. No começo de 2019, já havia cerca de 500 milhões de pessoas usando o Instagram Stories todos os dias. Com tanta gente presente, a ferramenta se tornou essencial para marcas, que tentam descobrir como prender a atenção dos usuários em uma plataforma tão dinâmica.

Para ajudar, a Azulis conversou com especialistas em marketing digital e reuniu dicas preciosas para fazer stories interessantes e conquistar seus usuários. Confira.

1) Invista em fotos bonitas

No Instagram, o que vale é a imagem. Por mais que as legendas sejam parte importante das publicações, uma vez que explicam e contextualizam o post, o que atrai mesmo os usuários são fotos e vídeos bonitos e bem feitos.

A dica, portanto, é investir na qualidade do post. Alguns aplicativos, como o Canva, Snow, Unfold e Inshot ajudam na tarefa de chamar a atenção dos seguidores, pois oferecem uma grande variedade de filtros e outras ferramentas – como bordas, fontes e planos de fundo. Além disso, é preciso ficar atento à iluminação, por mais bobo que isso pareça, explica Bud Helisson (@budhelisson), fotógrafo e influencer da plataforma Influenciaê.

“Iluminação é o principal pilar para conseguir produzir uma foto ou um vídeo bonito e com nitidez. A luz natural de uma janela pode ser uma ótima ferramenta”, diz Helisson, do Influenciaê.

2) Busque novas perspectivas

Outra dica legal para quem quer fazer sucesso no Stories é fugir do óbvio. Você pode buscar ângulos novos para uma foto, luzes diferentes, fundos criativos e ainda incluir trilhas sonoras. Em vez de fazer um Boomerang para apresentar um novo produto, é possível gravar duas ou três cenas sob perspectivas diferentes, sugere Helisson.

“Desenvolver um olhar na hora de fazer uma foto ou gravar um vídeo faz toda a diferença ao e fazer um story”, diz ele.

3) Interaja com os seguidores

Ao fazer suas publicações no Instagram, é preciso levar em consideração que feed e Stories são plataformas diferentes. Por ser fixo, o conteúdo do feed costuma ser um pouco mais sério e funciona como uma espécie de portfólio da marca. Já o Stories é um conteúdo rápido e informal, que tem mais a função de entreter ou informar algo relevante.

Como estamos falando de uma ferramenta dinâmica, é recomendado interagir bastante com os seguidores por meio de enquetes e pesquisas. Também é interessante mostrar um pouco dos bastidores do seu trabalho, ou da sua empresa, para que as pessoas se sintam mais próximas a você.

“O Call-To-Interaction é o novo Call-To-Action! Uma dica é fazer enquetes antes do divulgar o conteúdo principal. Fazendo isso na RD, aumentamos a média de 60 cliques para 400 cliques”, diz Carolina Lima, especialista da empresa de marketing digital e tecnologia RD Station.

Para Gabriela Mori, dona da marca de canecas personalizadas Canecas da Gabi (@canecasdagabi), o Instagram Stories é um ótimo canal para apresentar seus novos produtos e saber a opinião dos clientes.

“Uso muito o Stories para fazer pesquisa. Sempre faço enquetes ou perguntas para a galera poder opinar. Também costumo postar vídeos para divulgar algo novo ou contar histórias. Coloco minha cara ali”, diz ela.

4) Abuse dos stickers e outras figurinhas

Outra maneira de atrair a atenção do público e deixar seus stories mais legal é usar stickers, gifs e outras figurinhas chamativas. Ao abrir uma publicação com alguns elementos que se mexem, piscam e brilham, a tendência é que o seguidor fique curioso e percorra os olhos pela tela tentando identificar cada um deles. Esse pode ser o tempo suficiente para ele ouvir o que você tem a dizer ou reparar na sua foto.

5) Escreva hashtags e marque perfis relacionados

Escrever hashtags nas publicações também ajuda a aumentar a visualização dos seus posts. Bud Helisson recomenda pesquisar palavras-chave que tenham a ver com o conteúdo da postagem e apresentem alta relevância entre o público-alvo.

“O pulo do gato é digitar as hashtags como texto mesmo, assim você consegue escrever mais de uma e aumentar o alcance dos seus posts. Recomendo não usar mais de duas hashtags por story”, diz ele.

Especialmente se sua marca estiver começando, Helisson também sugere marcar outras empresas ou pessoas nas publicações. Essa é uma forma de divulgar seu trabalho para outras marcas e ganhar credibilidade com os clientes. “Imagine que você começou uma loja de camisetas e chamou uma modelo para fazer fotos bem legais. Você pode complementar o look com peças e acessórios de outras lojas e marcar as empresas nos stories”, afirma o especialista.

6) Dê um intervalo entre os posts

Além de saber o que postar, é fundamental saber quando postar. Publicar vários stories seguidos aumenta as chances de os usuários pularem sua página por preguiça ou falta de tempo. Lembrando que a natureza do Stories é bem mais dinâmica que a do feed e não deve tomar tanto tempo assim das pessoas.

Portanto, o ideal é dar um intervalo de ao menos 10 minutos entre um post e outro, explica Helisson. Outra recomendação é checar no Analytics do Instagram os dias da semana em que seu público fica mais online. Nesses dias, você pode fazer cerca de quatro posts com intervalos de duas horas. “Assim, você vai sempre estar com a bolinha lá na frente e chamar a atenção dos seguidores”, diz o Helisson.

7) Insira legenda nas publicações

Cerca de 85% dos usuários do Instagram assistem os stories com o áudio desativado. Se você quer postar um vídeo em que aparece falando ou cantando, por exemplo, é preciso despertar a curiosidade dos seus seguidores e incentivá-los a ativar o som, explica Carolina Lima, da RD Station.

O que ajuda bastante nessa tarefa é incluir sempre um textinho nos posts dando uma prévia do assunto. Se os usuários se interessarem pelo tema, certamente vão querer ouvir o que você tem a dizer.

“Se o seu vídeo não tiver legenda, grandes chances de os usuários pularem seu conteúdo sem saber sobre o que você estava falando”, diz Carolina.

Todas essas dicas ajudam o algoritmo do Instagram a visualizar você, o que aumenta o alcance e engajamento da página. Ao fazer sucesso na rede social, você conquista mais clientes, vende mais e cresce bem mais rápido.

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