Saiba mais informações sobre as vendas B2C!

Por Redação Azulis

As vendas B2C são conhecidas como “Business to Consumer”, ou seja, são as vendas direto para o consumidor. Conheça as diferenças entre as vendas B2C e B2B para o seu negócio!

As vendas evoluem muito de tempos em tempos. Atualmente, as vendas B2C são as mais comuns, que são as vendas diretas aos consumidores, ou seja, são “Business to Consumer”.

O método de venda direta para os consumidores é o mais comum no comércio, normalmente o B2C é aquele que possui o MMR, ou seja, renda menor em comparação ao B2B, que são as vendas para empresas. Quer saber mais sobre as diferenças?

Entenda a diferença entre o B2B e o B2C

Cada modelo de venda possui uma singularidade e precisa de maneiras para traçar as estratégias.

O modelo de vendas B2C (Business to Consumer) é aquele adotado pelas empresas que focam no consumidor final. Essas empresas fornecem diretamente para os clientes e não para outras empresas, como as lojas de roupas ou sapatos de bairro, lojas de móveis, decorações, supermercados entre outros empreendimentos.

Outro modelo de vendas é o B2B (Business To Business). Com ele, a venda é direcionada para outras empresas, não para o consumidor final.

Como exemplo, podemos dizer que um técnico de TI que presta serviços para um banco ou para uma empresa usa o modelo de negócio B2B. Outro exemplo são engenheiros e arquitetos, que projetam prédios e casas para construtoras.

Conheça as vendas B2C

Nas vendas B2C, algumas características diferentes podem ser observadas, como o feedback instantâneo, já que a empresa está em contato direto com o cliente. Assim, o retorno sobre a experiência é mais rápido, oferecendo oportunidade para a empresa melhorar ou traçar alguma estratégia.

Outra diferença é que o modo de mercado das vendas B2C não precisa de tanto tempo para uma venda. Com o tratamento direto, o consumidor vai até uma loja ou comércio já decidido a comprar. Lembrando que o valor de receita mensal é proporcional à quantidade de vendas realizadas no mês.

Conheça as vendas B2B

O modelo de vendas B2B foca em prestação de serviços ou vendas para outras empresas, muitas vezes com uma receita mensal maior em comparação ao B2C, pois funciona como um distribuidor e pode trabalhar com grandes quantidades.

O tempo de venda pode demorar mais em comparação ao modo das vendas B2C, pois as companhias possuem mais etapas. Ou seja, dependendo do produto ou serviço, os sócios ou áreas precisam entrar em um consenso sobre a compra.

Principais vantagens das vendas B2C

Como a venda é direta ao cliente, o empreendedor consegue retorno sobre a experiência dele com o produto ou serviço mais rápido. Uma maneira de se conectar melhor com os consumidores é investir em redes sociais da empresa, assim, os clientes podem deixar registradas as recomendações.

Mostrar que o atendimento é humanizado também é uma vantagem das vendas B2C, pois demonstra como o empreendedor valoriza a opinião do cliente. Assim, faz com que o consumidor se sinta íntimo e importante para o comércio.

Coisas pequenas como chamar pelo nome, escutar suas necessidades e oferecer o produto certo para cada situação é uma forma de se conectar ao público. Assim, a fidelização se torna uma realidade atingível para o B2C.

Saiba como planejar as estratégias de vendas B2C

Como a empresa B2C tem proximidade com o consumidor, fica melhor traçar estratégias de marketing para determinadas situações. Aproximar-se do cliente é muito importante, então conheça algumas estratégias:

  • Suporte: invista em meios para o cliente entrar em contato com a empresa sempre que precisar, tanto para tirar dúvidas quanto para alguma recomendação ou crítica;
  • Marketing: saber onde está seu público, como ele se informa ou quais redes sociais mais utiliza é muito importante;
  • Público-alvo: conhecendo seu cliente, é possível saber os produtos ou serviços que mais agradam, assim, você consegue fidelizá-lo e contar com ele para atingir novas pessoas.

Com essas e outras estratégias, como propagandas pagas, mídias e uma repaginada no ponto de venda, é possível chamar a atenção do consumidor e atendê-lo da melhor maneira possível. Isso dará mais forças ao negócio que opta pelo modelo de vendas B2C.

Identifique a importância do B2C para o negócio

O comportamento do consumidor se modificou completamente, e as ferramentas de conversão não são as mesmas do passado: é só pensar no e-commerce ou no Instagram, que já permite a venda direta pela plataforma.

Uma boa opção para os que optam pelas vendas B2C é incluir as práticas do Marketing de Conteúdo em sua estratégia de vendas. Assim, você conquistará a pessoa certa, na hora certa e por vontade própria do cliente. Toda aquela história de “invadir” a rotina do consumidor com assuntos desnecessários não existe mais.

Para isso, o empreendedor com o modelo de vendas B2C precisa definir estratégias de conteúdo que façam sentido para o público escolhido. Desenhe a jornada de compra do cliente ideal e, a partir daí, insira as informações necessárias para nutri-lo, à medida que o interesse pelos seus produtos vai crescendo.

Para contemplar um conteúdo completo sobre estratégias de marketing e tipos de vendas e comércios, acesse o blog da Azulis!

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