Como ser persuasivo e vender mais

Por Redação Azulis

Se você quer aumentar as vendas, precisa aprender como ser persuasivo. Veja o nosso guia com as principais dicas para isso.

ser persuasivo e vender

Para ter um discurso de vendas eficaz, é importante saber como ser persuasivo ao lidar com as pessoas que demonstram interesse no produto ou serviço do seu negócio. Desse modo, você consegue convencê-las de que o resultado que pode oferecer é o melhor do mercado.

No entanto, nem todos têm as habilidades necessárias que envolvem o ato de convencer alguém. Nesse caso, revela-se importante aprimorar a persuasão para transformar os clientes em potencial nos seus clientes reais.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com as principais dicas para ajudar você nesse processo. Acompanhe a leitura e confira!

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Como ser persuasivo ao vender

A arte do convencimento envolve um conjunto de práticas e técnicas relacionadas às habilidades pessoais e psicológicas. Isso porque o cérebro humano processa as informações não apenas de acordo com as palavras que são ditas, como também conforme as expressões emocionais

Nesse sentido, como ser persuasivo na hora fechar uma proposta está relacionado à capacidade de falar da forma certa e adotar uma linguagem corporal correta. Com isso, você vai ver o número de vendas aumentar exponencialmente.

Então, é importante adotar uma série de diretrizes que vão ajudá-lo a se tornar uma pessoa mais convincente na conversa com o cliente. Vamos para a parte prática sobre como se tornar uma pessoa persuasiva na hora da venda? Para isso, confira as dicas a seguir.

Exercite a atenção e a escuta

O primeiro passo para conseguir conquistar um cliente é saber ouvi-lo. Assim, você é capaz de identificar as suas dores e trabalhar em cima delas a fim de fornecer uma solução adequada.

Por isso, no momento inicial, é importante que você mais escute que fale, pois isso irá ajudá-lo a ter uma base sólida de argumentos convincentes. Identifique o que ele necessita, sane as eventuais dúvidas, procure conhecê-lo a fundo e, com isso, formule uma proposta personalizada de acordo com as informações.

Transmita credibilidade

Como um cliente vai confiar em você se ele sentir insegurança ou desatualização da sua parte? Desse modo, é fundamental investir na transmissão da credibilidade, que pode ser feita por meio de atualização na área, apresentando pesquisas que confirmem o seu ponto de vista durante a apresentação.

Além disso, você deve ser seguro na apresentação dos argumentos e passar ideias que possam ser colocadas em prática. Ou seja, mostrar que a solução proposta vai trazer um resultado real.

Seja empático

Para fornecer a solução para a dor do cliente, você precisa se colocar no lugar dele e entender quais são as suas necessidades, bem como ouvir atentamente as suas ideias e identificar se elas são praticáveis ou não.

O exercício da empatia é fundamental para que o cliente não se sinta como mais um número para a empresa e veja que o caso dele é tratado de forma personalizada. Por isso, não ignore nada que ele falar, inclusive em relação aos desejos, ainda que não possam ser colocados em prática do modo que o cliente pensou, e forneça propostas condizentes com a realidade.

Tenha comprometimento e consistência

Como ser persuasivo envolve aprender a ser comprometido com o cliente e consistente quanto às ideias apresentadas a ele. Nesse sentido, é necessário fornecer uma proposta que seja flexível para que possa ser evoluída ao ponto de se tornar satisfatória para os dois.

A consistência tem a ver com ser firme na solução indicada, colocando-se em posição de liderança, mas saber quando deixar o outro opinar e propor mudanças. Afinal, você está comprometido a solucionar o problema do cliente, então é importante que ele também esteja envolvido e participe para criar uma solução compartilhada.

Adote a regra da prova social

Como as pessoas tendem a seguir as outras, principalmente caso elas tenham sido bem-sucedidas, mostrar cases de sucesso pode ajudar o cliente em potencial a se convencer de que você oferece o melhor resultado.

Nesse caso, existe a regra da prova social, cujo objetivo é fazer o outro adotar o comportamento que você espera que ele tenha. Para isso, vale a pena mostrar depoimentos dos consumidores, estatísticas e cases de sucesso que o auxiliem na argumentação das negociações.

Forneça propostas por tempo limitado

Uma das maneiras mais eficazes de convencer o cliente a fechar negócio com você é fazê-lo entender que a proposta não será válida por muito tempo. Esse tipo de postura demonstra que a necessidade de resposta é urgente, mas isso não deve ser motivo para fazer o outro se sentir pressionado.

Portanto, seja direto durante a argumentação sobre a venda e informe até quando ela estará disponível. Por meio de informações completas e a curto prazo, o consumidor consegue pensar nos aspectos principais da proposta e tomar a decisão da compra.

Use a regra da escassez

Outra técnica que auxilia o seu cliente em potencial a se converter para cliente real é a regra da escassez. Certamente, na hora de comprar um produto, você já ouviu que ele era um dos últimos do estoque, não é mesmo?

Essa informação auxilia o consumidor a sentir a necessidade de urgência em tomar uma decisão, facilitando o ato da compra. No entanto, tenha bastante cuidado nesse momento para não soar arrogante, pois o objetivo é possibilitar que você controle a situação e mostre que existem outras pessoas que também necessitam da sua empresa.

A importância da persuasão nas vendas

Se você já trabalha com a venda de produtos ou serviços, sabe que o seu grande objetivo é conseguir convencer o outro de que a sua empresa tem a melhor proposta de acordo com as necessidades do cliente.

Por isso, ser convincente se é fundamental, já que unir técnicas relacionadas à inteligência emocional, linguagem corporal, escuta ativa e ritmo da fala permitem que o cliente em potencial se conecte e confie em você, acreditando que a sua solução é, de fato, a mais indicada para ele.

Desse modo, ao seguir as dicas relatadas neste post, é possível saber como ser persuasivo e começar a ver os resultados rapidamente durante as vendas. Então, não perca tempo e passe a colocá-las em prática.

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