Como vender um produto (Planejamento Estratégico)

Por Redação Azulis

Precisa aumentar suas vendas e não sabe como? Saiba agora com a Azulis como fazer um planejamento estratégico!

Aumentar as vendas é algo que todo vendedor quer e precisa. Organizações e vendedores precisam a todo momento aumentar mais as suas vendas e, para tal, é necessário ter cada vez mais profissionais qualificados, que sabem como vender um produto ou serviço.

Anteriormente, trabalhar com vendas era uma ocupação e não uma profissão. Hoje em dia, o vendedor é responsável não somente pelo desempenho, mas também pelo crescimento de qualquer negócio. E, para isso, é necessário conhecer técnicas de vendas e realizar um bom planejamento de vendas.

Mas você sabe como vender um produto? Neste post te ajudaremos a aumentar suas vendas. Acompanhe!

Como estruturar um plano de vendas?

Para realizar um bom planejamento estratégico é necessário levar em consideração alguns elementos. Veja!

Preço de venda

Definir o preço de venda de um produto é um elemento determinante para o sucesso da empresa em um mercado cada vez mais competitivo. O preço estabelecido tem o objetivo de eliminar a concorrência, ocorrendo, em algumas situações, a utilização ou prática dodumping — preço menor do que o vigente no mercado, com o intuito de conquistar mercados ou dar saída ao grande número de oferta; ou a venda por um preço abaixo do custo para tirar os concorrentes de cena.

Público-alvo

A empresa e o vendedor que investe tempo em compreender o seu público-alvo, estará ajudando para o seu sucesso futuramente, além de beneficiar os seus clientes com produtos e serviços que conseguem atender às suas necessidades, possibilitando ganhos e lucros para a organização. Ao determinar o público-alvo também definimos como as pessoas são impactadas pela sua marca, e para quem é necessário falar sobre o benefício. 

Contratação e capacitação de vendedores

Quando um vendedor está à frente de um cliente em potencial, pode fazer toda a diferença no mundo estar preparado com uma boa apresentação, conhecimento do produto e dos preços. Inclusive, um funcionário capacitado em técnicas de vendas, que domina gatilhos mentais e que sabe se comunicar com o cliente ao longo de todas as etapas de uma venda, têm uma grande chance de sucesso nas mãos.

Por essa razão, é imprescindível o processo de treinamento em vendas. Quanto mais treinado estiver um indivíduo, melhor ele deve ser capaz de realizar suas tarefas e consequentemente, conseguirá bater as suas metas.

Como vender mais?

Existem algumas ações que são essenciais para aumentar suas vendas. Algumas delas são:

Automatização de marketing

Quando fala-se de Automação de Marketing, uma nutrição de Leads mais inteligente é a primeira coisa que vem à mente. O intuito é bem óbvio: organizar esses contatos cada vez mais para o instante da compra. O processo se torna automatizado com a automação de marketing e é um número maior de usuários pode ser atendido de maneira personalizada.

Por exemplo, é possível agir de acordo com as ações do lead ou configurações escolhidas por você. A maioria das organizações acaba não considerando outro caso muito relevantes: utilizar a Automação de Marketing para conseguir ainda mais oportunidades e fechar o ciclo do marketing, enviando os Leads mais preparados automaticamente para o time de vendas.

CRM

Um vendedor expert sabe que o CRM é uma ótima ferramenta para otimizar o processo de vendas e possuir mais controle comercial. Para conseguir aumentar as vendas é necessário ter o controle das negociações, dos contatos, pois um bom vendedor é feito de pontualidade.

Além de aumentar a produtividade, é bem clara a eficiência do vendedor que utiliza a ferramenta. Quanto maior a produtividade, melhores são os resultados, que obviamente refletirá em mais vendas.

Software de vendas

Devido ao fato de os dados serem registrados em um servidor nas nuvens, quedas de energia ou outros incidentes não oferecerão problemas. Suas informações estarão sempre disponíveis para acesso e seguras na internet.

Ao adquirir um software de gestão, o empreendedor poupa com custos de manutenção e equipamentos, visto que a única coisa que é pedida é a atualização periódica do sistema. Fazendo o gerenciamento eficaz, além de conseguir analisar a saúde do negócio, é possível ter mais controle sobre o estoque disponível, as vendas realizadas e notas emitidas.

Formas de pagamento para vender o produto

Agora que você sabe como vender um produto, é importante conhecer as formas de pagamento para realizar a venda desse produto. Conheça algumas delas:

Emissão de boletos

Uma das opções que os brasileiros mais utilizam é a emissão de boleto, principalmente entre os que veêm o boleto como um método de pagamento mais seguro ou que não possuem sistemas de cartão de crédito.

O fato é que o pagamento de serviços e produtos feito por meio dessa ferramenta ainda causa impacto em pequenas, médias e grandes empresas. Além de microempreendedores individuais e profissionais liberais.

Além de ser uma ótima saída para fidelizar seus clientes atuais, essa alternativa pode ser utilizada para chamar a atenção e o interesse de novos clientes para o seu negócio.

Comparador de cartões

Para identificar qual a bandeira recomendada para o seu perfil de consumo, o cliente responde a algumas perguntas sobre hábitos de consumo com cartão de crédito, renda média, preferência por pagar ou não anuidade e benefícios que mais interessam. Para isto, é preciso cadastro de nome e e-mail.

O sistema consegue rastrear e cadastrar de forma automática novos cartões, porém também é possível fazer manualmente.

Por fim, agora você percebeu como pode ser muito mais fácil vender um produto ou serviço. Conseguir ótimos resultados é possível se você tiver força de vontade e seguir essas dicas que são básicas para qualquer vendedor. É importante lembrar que é vantagem para o seu cliente o produto ou serviço que você oferta a ele e, nessa troca, os dois devem sair satisfeitos, ao longo de todo o processo da compra.

Caso você ainda não tenha feito um bom planejamento para esse ano fundamentado nessas diretrizes, sugiro que você faça agora mesmo seu desenhá-lo. É importante garantir que você estará preparado para qualquer situação e que conseguirá conquistar esses objetivos de qualquer maneira!

Você gostou deste post sobre como vender um produto? Então siga a nossa página no Facebook e acompanhe as nossas atualizações!

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!