5 ferramentas gratuitas e úteis para o seu negócio

Por Maria Teresa Lazarini

5 ferramentas gratuitas e úteis para o seu negócio

Despesas com contador, registro de marca, alvará e licenças fazem parte do processo de abertura de uma empresa para chamar de sua – sem falar dos custos com pessoal, estrutura e produção dos bens ou serviços vendidos. Mas nem tudo são gastos. Por conta do avanço da tecnologia, hoje você encontra ferramentas gratuitas na Internet que podem facilitar bastante o “antes” e o “durante” da vida de dono. Precisa criar um logo para a sua marca, por exemplo? O Canva faz. Quer gerenciar todas as suas redes sociais em um lugar? O Hootsuite é uma boa aposta. 

O Vida de Dono separou 5 ferramentas gratuitas para ajudar você a tocar seu negócio sem desembolsar um centavo. Confira a seguir.

1. Canva

O Canva é uma plataforma de design e edição de fotos que pode salvar o seu dia. Por lá, você mesmo consegue montar suas peças publicitárias da maneira que quiser, sem precisar contratar um profissional. Seja para criar posts para as redes sociais da sua marca ou fazer anúncios de vagas, a plataforma oferece diversos estilos de edição; com diferentes tipos de imagens, fontes e cores. O cadastro é gratuito e pode ser feito com as contas do Google ou Facebook.

canva
Fonte: Canva

Para criar uma conta no Canva, clique aqui.

2. Survey Monkey

Já quis saber a opinião do cliente sobre sua empresa, mas achou que mandar um e-mail não seria suficiente? De forma totalmente gratuita, a ferramenta SurveyMonkey permite que você monte pesquisas e formulários ilimitados, com diferentes estilos de perguntas. Se você tem o contato dos consumidores, uma boa ideia é criar uma pesquisa sobre a sua empresa e enviar por e-mail ou WhatsApp. Essa estratégia pode dar uma boa noção do nível de satisfação dos clientes.

Para criar uma conta no Survey Monkey, clique aqui.

SAIBA+AZULIS: E-mail marketing: por que o seu negócio precisa apostar na estratégia?

3. Azulis

Com tantas propagandas de máquinas de cartão por aí, fica difícil saber qual opção é a melhor para o seu negócio. A plataforma Azulis tem um comparador de maquininhas que separa os modelos de acordo com a sua necessidade, ou seja, apresenta opções com chip, sem chip e com bobina. Verificando informações como conexão, bandeiras aceitas e taxas, você consegue decidir qual máquina é a ideal para sua empresa. Para completar, a plataforma oferece descontos exclusivos na compra que fazem uma grande diferença na hora de pagar as contas. Além disso, a Azulis disponibiliza um lembrete gratuito do imposto mensal do MEI, o DAS, e um gerador de boletos com preço abaixo do mercado.

Para criar uma conta gratuita na Azulis, clique aqui.

4. Hootsuite

Deixar seu negócio de fora das redes sociais é perder venda. Com tantos usuários logados no Instagram, Facebook e Twitter, você pode usar as redes para se comunicar com seus clientes e atrair consumidores novos. Mas organizar as postagens em meio à rotina corrida de empreendedor pode ser uma tarefa árdua. Para ajudar, a plataforma gratuita Hootsuite permite programar os posts para os próximos dias, semanas ou meses. A ferramenta também mostra o desempenho das suas páginas e publicações. Com essas informações em mãos, você consegue saber em que pontos sua estratégia digital está acertando e onde você pode melhorar.

Para criar uma conta no Hootsuite, clique aqui.

SAIBA+AZULIS: 9 dicas para o Instagram da sua empresa fazer sucesso

5. Google Meu Negócio

O Google é a maior plataforma de pesquisa do mundo: todos os meses, são feitas mais de 5 bilhões de buscas por restaurantes no site e 1 bilhão por lojas de roupas. Mesmo que seu o setor seja outro, é essencial para qualquer empresa fazer um perfil no Google Meu Negócio, onde você pode inserir dados como número de telefone, endereço (se tiver um), ofertas, fotos, horários de funcionamento e um breve resumo da sua empresa. Todo esse cadastro é gratuito e consegue atrair diversos clientes, afinal, com uma simples busca o usuário terá acesso a todas as informações importantes sobre você.

google-meu-negocio
Fonte: Google Meu Negócio

Para criar um perfil no Google Meu Negócio, clique aqui.

 

 

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!