5 cursos online gratuitos para a gestão do seu negócio

Por Maria Teresa Lazarini

cursos-online-gratuita

Engana-se quem pensa que o estudo sobre empreendedorismo acaba no momento em que a empresa é aberta. Quando as compras e vendas do negócio começam, mais desafios surgem e o empreendedor pode ficar perdido com tantas tarefas envolvidas na gestão.

Para ajudar o Microempreendedor Individual (MEI) e as Pequenas e Médias Empresas (PME) a entender como a administração de um negócio funciona, o SEBRAE disponibiliza uma base de cursos gratuitos online que ensinam gestão de maneira prática e sucinta, explicando desde formação do preço de venda até captação de recursos externos. Além disso, é possível contar com a ajuda de tutores em eventuais dúvidas, participar de fóruns com outros empreendedores e, ao final, emitir um certificado digital de conclusão também gratuito.

A seguir, selecionamos 5 desses cursos para ajudar você na sua jornada. Confira.

SAIBA+AZULIS: Guia do MEI: tudo o que você precisa saber para ter sucesso no seu negócio

1. Estratégia financeira para o crescimento

Prosperar é o desejo de qualquer empreendedor. Mas, para conseguir chegar lá, é preciso muito estudo e planejamento. Com o objetivo de ajudar nessa jornada financeira, o Sebrae criou o curso Estratégia financeira para o crescimento, que ensina metodologias e estratégias de gerenciamento de capital para desenvolver o seu empreendimento.

Carga horária: 2 horas
Prazo de conclusão: 15 dias
Módulos abordados: 6

Para se inscrever nesse curso, clique aqui.

2. Formação do preço de venda

Atire a primeira pedra quem nunca ficou com um nó na cabeça na hora de precificar um produto ou serviço. Com tantas variáveis envolvidas, essa é uma tarefa que precisa ser planejada com atenção e cuidado. Com o curso Formação do preço de venda, você vai aprender quais elementos entram na composição do preço e quais etapas seguir para chegar ao seu valor final.

Carga horária: 8 horas
Prazo de conclusão: 30 dias
Módulos abordados: 7

Para se inscrever nesse curso, clique aqui.

3. Como controlar o fluxo de caixa

Entra dinheiro, sai dinheiro. Para melhorar o gerenciamento financeiro do seu negócio e impedir crises futuras, todas as despesas e ganhos devem estar contabilizados no fluxo de caixa. Com esse curso, você verá ferramentas que vão ajudar a lidar melhor com o dinheiro que circula na empresa, além de aprender a elaborar uma planilha para acompanhar esse processo.

Carga horária: 2 horas
Prazo de conclusão: 15 dias
Módulos abordados: 6

Para se inscrever nesse curso, clique aqui.

SAIBA+AZULIS: O que é factoring, também chamado de fomento mercantil ou fomento comercial?

4. Mantendo o estoque em dia

Quando um estoque é bem administrado (e não deixado às moscas), o empreendedor otimiza o fluxo de compras e vendas e evita gastos desnecessários. Mas o que exatamente isso significa? Essa resposta é dada no curso Mantendo o estoque em dia, que ensina técnicas para a organização física, codificação, inventário e cálculo do giro. Aplicando os tópicos abordados ao seu negócio, você vai entender como o bom gerenciamento do estoque pode aumentar o seu lucro.

Carga horária: 3 horas
Prazo de conclusão: 15 dias
Módulos abordados: 7

Para se inscrever nesse curso, clique aqui.

5. Como captar recursos para o seu negócio

Se você deseja expandir o seu negócio ou quitar alguma dívida, mas ainda não tem o dinheiro necessário, uma saída é recorrer a recursos externos. No entanto, a busca por empréstimos, financiamentos ou investimentos deve ser muito bem planejada para não causar um maior rombo nas contas da empresa. Para aprender como conseguir o capital de que você precisa, vale a pena checar o curso Como captar recursos para o seu negócio. Ele ensina como elaborar um plano de negócio, mostra quais são as possíveis fontes de financiamento e suas principais características, além de ensinar o passo a passo para obtê-las.

Carga horária: 2 horas
Prazo de conclusão: 15 dias
Módulos abordados: 6

Para se inscrever nesse curso, clique aqui.

Você é MEI, pequeno ou médio empresário? O portal de conteúdo Vida de Dono conta com várias dicas, guias, entrevistas e vídeos para ajudar na sua jornada empreendedora!

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!