Como e por quê fazer uma agenda de negócios? Entenda melhor

Por Redação Azulis

Fazer uma agenda de negócios transforma sua rotina, aumenta o seu desempenho e eleva sua qualidade de vida. E o melhor: é simples de fazer!

agenda de negócios

“Não respondi o e-mail do chefe”, “Não vai dar tempo de estudar tudo para essa prova”… quase todo mundo já disse pelo menos uma dessas frases. E o motivo provavelmente foi: desorganização. Mas, com uma agenda de negócios organizada, é muito mais fácil fazer o tempo render.

Nesse artigo vamos dar as dicas que você precisa para conseguir aproveitar o máximo ao fazer uma agenda de negócio. Vamos mostrar que é uma atividade prazerosa e que vale muito a pena.

Como criar uma agenda de negócios?

Provavelmente essa é sua primeira pergunta: “Como eu posso fazer uma agenda?” Comprar uma agenda de anotações? Usar algum aplicativo no celular? Fazer uma agenda online?

Vamos dar uma lista das principais ferramentas tecnológicas, porque são práticas e acessíveis. Mas, independentemente da sua escolha, para aproveitar os benefícios de fazer uma agenda de negócios, é preciso planejar a sua rotina e ter compromisso de usá-la. Fazer uma agenda de negócios é tão útil para a sua organização quanto um tênis de corrida é útil para você correr.

Planeje suas tarefas

Pode parecer exagero, mas não é. Fazer uma agenda de negócios para organizar as suas atividades diminui o estresse causado pela desorganização e contribui positivamente no seu tempo.

Por isso, o primeiro passo é anotar com antecedência as suas tarefas. Descubra qual a periodicidade que melhor funciona no seu caso. Organize as atividades de forma que consiga saber com antecedência o que terá que fazer.

Conforme for cumprindo os objetivos, anote e vá percebendo o que deve ser mantido e o que deve ser ajustado.

Escreva informações completas

As informações precisam ser anotadas na forma mais completa possível. Imagine se você for fazer uma agenda e anotar que no dia 15 de março precisa retornar uma ligação, mas não anota para quem deve ligar, nem qual o tema da conversa.

A ausência de detalhes pode atrapalhar muito a sua organização, porque na hora de fazer sua agenda, caso falte alguma informação, você pode acabar perdendo tempo procurando o que falta.

Tenha letra legível e organização

Caso a sua opção seja ter uma agenda física, é importante o cuidado de caprichar na letra e na clareza das informações. Para muita gente, escrever as coisas no papel é mais fácil para clarear as ideias, além de ser uma oportunidade de fugir um pouco do celular ou do computador.

Porém, por mais que às vezes seja saudável dar um tempinho da tecnologia, ter uma agenda física requer uma atenção especial para evitar alguns contratempos. Evite anotações que não deixem muito claro o que deve ser feito com prioridade ou se determinada tarefa é mais urgente do que a outra.

Não deixe para anotar depois

Velhos hábitos podem ser difíceis de serem deixados de lado. É mais comum do que parece. Mas tem muita gente que, quando recebe uma nova demanda ou decide fazer um novo plano, deixa para anotar na agenda esse fato quando sobrar um tempinho. Assim, acaba deixando a anotação para depois.

É preciso tomar cuidado com esse comportamento por que ele pode comprometer a eficiência da agenda. Por isso, assim que você lembrar de algo que precisa anotar, faça isso na hora.

Centralize contatos importantes

Além de clareza e planejamento, é importante centralizar os contatos mais importantes na hora de fazer uma agenda. Deixe um espaço para anotar os contatos de telefone, e-mail e de redes sociais com as pessoas com quem você mais lida, como funcionários ou fornecedores. Separar os contatos que são mais vitais para a sua rotina ajuda você a ganhar tempo e também de acabar perdendo algum deles.

Veja opções para fazer uma agenda digital

Para quem não larga mão dos smartphones e quer fazer uma agenda digital, vale a pena conferir essa lista com os principais aplicativos do gênero.

Evernote

Com mais de 1,5 milhões de downloads na loja de aplicativos do Google, o Evernote é capaz de fazer uma agenda com anotações funcionais de um jeito rápido. O aplicativo ainda é capaz de digitalizar as anotações feitas a mão.

Google Agenda

Com a vantagem de oferecer um cadastro integrado para os usuários do Google, o app faz uma agenda com vários recursos como etiquetas, suporte a calendários, lembretes e notificações.

Wunderlist

Com um visual agradável e intuitivo, o Wunderlist faz uma agenda que permite compartilhar lista com outras pessoas de maneira simples, além de ter a vantagem de funcionar praticamente em qualquer plataforma.

aCalendar

Para quem gosta de usar cores para diferenciar as atividades e suas prioridades, o aCalendar oferece mais de 50 opções de cores em sua interface que é bem atrativa.

Fazer uma agenda de negócios é essencial para manter a rotina da empresa organizada. Com ela, você pode dar adeus aos esquecimentos e pode se preparar par ter um negócio mais organizado!

Se você tem o próprio negócio ou pensa em empreender, a Azulis é o lugar certo. Na nossa plataforma, você encontra soluções gratuitas que ajudam a construir o sucesso da sua empresa, como o comparador de maquininhas e o lembrete do DAS MEI.

A Azulis também conta com o Vida de Dono, um portal de conteúdo onde você encontra dicas, conhece histórias inspiradoras e tira dúvidas sobre temas essenciais do mundo do empreendedor.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!