Nomes de empresas criativos: veja o passo a passo para escolher o seu

Por Redação Azulis

É preciso planejamento, autenticidade e ousadia na escolha do nome ideal para a sua empresa. Confira dicas no artigo abaixo.

Nomes de empresas criativos

Certamente, uma das etapas mais importantes no momento de criar uma empresa é a escolha do nome ideal. Sabemos que não é uma tarefa fácil, mas é essencial usar um nome que identifique facilmente a sua marca, produto ou serviço. Por quê? Bem, um nome que chame atenção, combinado a outros fatores, pode influenciar rapidamente no sucesso da empresa.

Aliás, em muitos casos, utilizar nomes de empresas criativos, autênticos e que sejam facilmente identificados pelo público, podem ser decisivos no desempenho da companhia, atraindo mais clientes e aumentando a lucratividade.

Por isso, confira o artigo abaixo com dicas simples sobre a importância de escolher nomes de empresas criativos e as melhores técnicas para criar uma marca memorável. 

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Por que investir em nomes de empresas criativos?

É fundamental investir em nomes de empresas criativos porque um dos primeiros contatos do público com a sua marca é por meio do nome do negócio. Principalmente com o avanço da tecnologia, ter um nome criativo, que identifique a marca, produto ou serviço que a empresa oferece, é essencial para garantir boa parte do seu sucesso e atrair o cliente.

Nomes de empresas criativos, que tenham relação com o público-alvo que você deseja atingir, podem despertar a curiosidade das pessoas que pesquisam por produtos ou serviços diariamente na internet e redes sociais. Além disso, é pelo nome que as pessoas vão lembrar da sua empresa e podem, inclusive, ajudar a divulgar a marca de forma gratuita. Por isso, os gestores não devem medir esforços para encontrar o nome ideal, assim como devem estar abertos a sugestões e críticas.

Muitas vezes esse processo pode parecer frustrante, mas não desanime. É possível chegar a vários nomes de empresas criativos com a combinação de fatores que vamos apresentar a seguir, além de alguns cuidados a serem tomados para evitar resultados indesejáveis.

Quais os erros mais comuns ao escolher um nome para a empresa?

Por inexperiência, acabamos cometendo alguns equívocos no momento de escolher um nome para o negócio. Veja os erros mais comuns:

  • Escolher nomes muito complexos, longos ou difíceis de escrever;
  • Criar nomes genéricos;
  • Nomes que sigam uma tendência passageira ou moda temporal;
  • Copiar nomes de empresas concorrentes sem conferir os registros no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI);
  • Usar palavras que tenham duplo sentido ou sentido pejorativo em outras línguas;
  • Nomes que sejam do gosto pessoal do empreendedor e não do seu público-alvo;
  • Utilizar nomes entediantes, previsíveis;
  • Delimitar o nome da empresa e descrever o serviço;
  • Não fazer pesquisas e planejamento prévio.

Por isso, opte por nomes curtos para facilitar a memorização pelos clientes, e que sejam, claro, fáceis de pronunciar. Muitas vezes, nomes simples são muito mais impactantes e, com isso, fáceis de serem repetidos. Mesmo em tempos modernos, o marketing do boca-a-boca continua fazendo parte de um negócio de sucesso.

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E mais uma vez, sempre relacione o nome da sua empresa com o ramo de atuação, ou pelo menos com a proposta de valor e objetivos do negócio. Sem esquecer também de pensar no seu público-alvo, sempre. Nessa hora, o importante é ter paciência e fazer muita pesquisa, procurando entender os hábitos das pessoas, como elas compram ou adquirem um serviço e de que forma elas procuram por algum produto na internet.

Quais as técnicas usadas para elaborar nomes de empresas criativos?

Como entendemos que o processo para a escolha de nomes criativos de empresas não é fácil, podemos utilizar algumas técnicas para ajudar nesse momento.

Primeiramente, uma das formas de estimular ideias de nomes de empresas criativos é escrever tudo o que vier à cabeça no papel, uma espécie de brainstorm. Descreva palavras que identifiquem o negócio, um traço de personalidade, uma qualidade ou algo que seja único da empresa. É hora de inventar nomes que ainda não existam ou pensar em frases que tenham ligação com o público-alvo e com a empresa.

Não esqueça de anotar dados importantes na hora de fazer o brainstorm, já que com algumas informações bem definidas, ficará mais fácil chegar a um nome criativo:

  • Persona da empresa;
  • Lista de produtos e serviços oferecidos;
  • Missão e objetivos;
  • Nome dos concorrentes;

É válido também levar em consideração se o negócio terá um público regional, nacional ou internacional. Com isso, pode-se personalizar o nome da empresa remetendo a um lugar, como é o caso do Hotel das Cataratas, situado em Foz do Iguaçu.

É possível, ainda, agrupar nomes que já existem, criando um que seja único, como o caso da Microsoft. Da mesma forma, as siglas são uma excelente opção e, para criar nomes de empresas criativos de impacto, pense em unir as iniciais do produto, por exemplo. É o caso das marcas GM (General Motors) ou da NASA (National Aeronautics and Space Administration).

Outras técnicas que podem ser utilizadas são:

  • Segmento: criar o nome, ou parte dele, baseado no segmento do seu negócio, como o 99Táxi ou iFood;
  • Público: o nome vai focar especificamente no seu tipo de cliente, como Bebê Store ou NetShoes;
  • Produto: aqui, você pode usar o nome literal do seu produto ou serviço para criar a identidade da sua empresa, como Casa dos Bolos ou Casa do Pão de Queijo;

Passo a passo: como escolher um nome criativo para sua empresa?

Segundo pesquisa realizada pela consultoria de crédito Boa Vista, o número de empresas criadas no país cresceu 14,0% em 2018 em relação ao ano anterior. Isso indica que os brasileiros estão empreendendo mais e, consequentemente, buscando destaque para suas marcas.

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No entanto, mesmo com tantas empresas existentes no mercado, é possível encontrar um nome criativo e de impacto para o seu próprio negócio. Confira abaixo um passo a passo simples e mãos à obra:

1º passo: Conheça o seu público

Conhecer o seu público-alvo é importante no momento de fazer uma lista com nomes de empresas criativos. Isso porque, a partir de informações como idade, sexo, onde moram e hábitos, por exemplo, pode-se se chegar a um direcionamento. Serão nomes adequados ao perfil dos seus clientes, uma vez que desejamos que eles se sintam contemplados nesse processo.

2º passo: Objetivos da empresa

Liste os objetivos e a mensagem que a empresa deseja passar para o público. Com isso, será mais fácil encontrar palavras que permeiam a proposta do negócio.

Se o seu empreendimento tem como um dos objetivos a sustentabilidade, então o nome pode ser algo que remeta a isso.

3º passo: Faça um brainstorming

Convide a sua equipe para um brainstorming. Em uma reunião onde várias pessoas propõem ideias, podem surgir insights e contribuições relevantes no momento da escolha de nomes de empresas criativos.

4º passo: Filtre os nomes propostos

Depois que várias ideias de nomes e expressões forem colocados no papel, o momento agora é de filtrar aqueles que: sejam longos demais ou trava-línguas, tenham conotação negativa, não se relacionem com o negócio ou estejam registrados.

Os nomes criativos que ficarem devem passar por testes. Experimente colocá-los junto com a logo para visualizar melhor o contexto da marca.

5º passo: Faça um teste com o público

O teste com o público pode ser decisivo no momento da escolha do nome criativo para a sua empresa. Por meio dele, será possível perceber se há encantamento e reconhecimento por parte do cliente.

Se as pessoas estão pronunciando corretamente, estão entendendo devidamente a mensagem a ser passada, memorizaram rapidamente e se identificaram com a ideia, então você está no caminho certo.

Com essas dicas, certamente vai ficar bem fácil para criar nomes de empresas criativos, não é mesmo?

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Quais os nomes mais criativos hoje?

Temos alguns exemplos de nomes de empresas criativos que são sinônimo de sucesso, especialmente com seu público-alvo. Além disso, são marcas que possuem forte posicionamento no mercado.

Fizemos uma lista de cases de nomes criativos para você se inspirar. Acompanhe!

Adidas: o nome de seu fundador é Adolf Dassler e seu apelido, Adi. O nome da marca faz parte de uma união do seu apelido com as três primeiras letras de seu sobrenome.

Coca-Cola: o nome da marca é derivado das folhas de coca com ‘kola nuts’ (nozes de cola), utilizadas para dar sabor ao refrigerante. Pemberton, fundador da empresa, fez uma troca do “k” do kola por “c”.

Nike: o nome é inspirado na deusa da vitória, Nice (Niké). A logo da marca faz uma referência às asas da deusa.

Google: Googol é uma nomenclatura matemática que identifica o número 1 seguido de 100 zeros. Com isso, a grafia e a pronúncia ficaram Google.

Natura: a empresa que possui produtos feitos a partir de frutas, óleos naturais e plantas tinha que ter um nome que lembrasse natureza. A ideia caiu bem e o posicionamento da marca está consolidado no mercado. Aliás, a Natura é considerada uma das 10 marcas mais valiosas do Brasil.

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