Vale a pena apostar em anúncios online para o seu negócio?

Por Maria Teresa Lazarini

Para conseguir o retorno desejado dos anúncios online, é importante estabelecer quais são os objetivos e o público alvo que você quer atingir com a divulgação

anuncio-online

Pela primeira vez no Brasil, praticamente dois terços da população (69,8%) têm conexão com a internet. De acordo com a última pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o País presenciou um aumento de 10,2 milhões de usuários entre 2016 e 2017. Com tanta gente conectada, a rede se tornou um dos principais canais para divulgar marcas e produtos.

Diferentemente de divulgações pela TV ou rádio, os anúncios e propagandas pela internet conseguem atingir exatamente seu público-alvo, graças a técnicas de inteligência de mercado. Além disso, as marcas não precisam mais gastar milhões de reais com 10 segundos do horário nobre da televisão. Segundo o estudo da Thinking with Google, é possível aumentar o brand awareness (visibilidade da marca) de uma empresa em 46% se ela estiver presente em resultados de busca – foco de um dos tipos de anúncios online. 

Anúncios online valem a pena para pequenas e médias empresas?

Seja por meio de propagandas em redes sociais ou por anúncios em pesquisas do Google, o marketing digital é uma opção tanto para grandes, como para pequenas e médias empresas. Segundo Hugo Rosso, coordenador dos cursos de Marketing Digital da Digital House, os pequenos e médios empreendedores (PMEs) podem aproveitar muito dos resultados de anúncios online.

“Enquanto na televisão os anunciantes competem por grade finita, na internet as possibilidades de segmentação do público permitem que as pequenas e médias empresas consigam desenvolver suas ações, apresentando seus produtos e adquirindo clientes online”, diz Rosso, da Digital House. “Hoje, ter uma estratégia de posicionamento digital é fundamental para se conectar com pessoas e fazer parte do dia a dia delas”.

Para conseguir o retorno desejado dos anúncios online, primeiro é importante identificar os objetivos e o público alvo que você quer atingir com a divulgação. Entenda o passo a passo.

Qual o melhor canal para o seu negócio?

1. Google AdWords

O principal nome quando o assunto é marketing digital é o bom e velho Google. Só nos Estados Unidos, a multinacional retém 38,6% dos gastos em anúncios online, segundo estudo da consultoria eMarketer. Sabe aquela pesquisa que você faz na ferramenta? Na maioria das vezes, os resultados das primeiras páginas são pagos. Os chamados links patrocinados fazem parte do Google AdWords, o serviço de publicidade da companhia. Para utilizá-lo, é preciso se cadastrar na plataforma, criar uma campanha e definir um orçamento. Outra possibilidade são os anúncios display, que são inseridos em páginas relacionadas à empresa por meio de fotos, vídeos ou gifs. Eles também podem aparecer em sites visitados pelos usuários.

Anunciar com o Google AdWords é uma das apostas mais comuns quando se trata de um e-commerce. De acordo com o especialista em marketing digital Marcos Kashima, do IQ, plataforma digital de produtos e serviços financeiros para a pessoa física, esse tipo de canal é vantajoso se o produto ou serviço da empresa costuma ser muito buscado na internet, ou seja, se existe uma intenção de compra presente na plataforma.

2. Facebook

A par da gigante de anúncios, o Facebook é o segundo maior canal de anúncios online, retendo 19,9% dos gastos com esse tipo de divulgação, segundo a eMarketer. Para o especialista do IQ, essa rede é uma das mais recomendadas para PMEs, por conta de algumas possibilidades de filtro de clientes.

“O Facebook é especialmente interessante para o PME não só pelo poder de localização, que filtra o público conforme a região, mas também porque ele consegue segmentar interesses e gostos dos usuários que facilitam para atingir o público alvo”, afirma Kashima.

Sobre a segmentação de gostos, o especialista diz que é possível definir para quem a publicidade aparecerá de acordo com as preferências e hobbies do consumidor. Se o anúncio deseja divulgar uma cerveja, por exemplo, é possível selecionar o gosto “futebol”, que aumenta as chances de a peça ser exibida para o público certo.

3. Instagram

O Instagram, que em 2019 já está com mais de 1 bilhão de usuários, também vem ganhando força como ferramenta de anúncios. De acordo com a própria rede social, 60% dos usuários afirmam que descobrem novos produtos na plataforma e 75% costumam tomar uma ação depois de serem inspirados por um post. 

“Existem canais ideais para cada público. Conhecer seus clientes é fundamental para fazer uma decisão correta de investimento”, diz Hugo Rosso, da Digital House.

O que ter em mente antes de investir em anúncios online?

Antes de começar a pensar em estratégias de divulgação de uma empresa, seja ela do tamanho que for, é essencial estudar a identidade da marca. Especialistas ouvidos pela Azulis recomendam que o empreendedor considere alguns pontos. Entenda:

  1. Conheça o seu público alvo

Para cada público, existe uma mídia mais adequada. Por isso, é muito importante identificar os comportamentos de consumo do seu cliente e saber quais canais digitais ele mais usa. Por exemplo: se o seu negócio for B2B e o perfil do seu consumidor for mais corporativo, o Linkedin pode ser uma boa aposta para divulgar a marca, já que, segundo a Fondation INC, essa é a rede social em que a maioria dos executivos da Fortune 500 gostam de gastar o tempo livre. Mas, se o seu público-alvo é jovem, anúncios em redes sociais mais utilizadas pela faixa etária, como Instagram e Youtube, podem ser mais efetivos.

  1. Defina objetivos claros

Depois de delimitar o público alvo da sua empresa, você deve entender qual objetivo deseja alcançar com a divulgação online. Se a sua principal meta com o marketing digital é gerar vendas, você deve analisar determinadas métricas. Se o plano é apresentar sua marca, as métricas importantes são outras. Pelo Google Ads, você pode analisar o número de visualizações do anúncio para saber se a campanha fez sucesso. Agora, se você quer saber se os anúncios online conseguiram aumentar o número de vendas do seu e-commerce, deve olhar para a receita total do negócio.

  1. Esteja disposto a mudar

A preparação de uma campanha de divulgação online não acaba quando ela é lançada. Assim que os anúncios começam a rodar, o publicitário ou o próprio empreendedor consegue captar diversos insights sobre a recepção do público, analisando se os anúncios estão no caminho certo ou não. Se a campanha não estiver gerando os resultados esperados (como aumento das buscas pela empresa ou de conversão direta para compra), o empreendedor deve considerar mudar de canal, atualizar o design do anúncio ou pegar mais pesado no investimento.

Quanto investir em anúncios online para PMEs?

O valor ideal para investir em marketing digital leva em conta diversas variáveis, como a receita total e os custos do negócio. Mas, para saber exatamente a quantia que você deve destinar a esse tipo de divulgação, recomendamos entrar em contato com alguma empresa especializada na área ou um consultor de finanças.

Se você já definiu um valor inicial de investimento, o especialista Marcos Kashima recomenda analisar o desempenho da campanha e seus resultados para decidir se o orçamento deve ser atualizado ou não. “Travar o budget de uma campanha é prejudicial, porque, se você perceber que ela está gerando mais clientes, pode valer a pena aumentar o investimento nela”, diz Kashima, do IQ.

Com um orçamento de marketing digital bem definido e uma estratégia de anúncios que atinja o público da empresa, o seu negócio pode presenciar um grande aumento nas vendas ou na relevância da marca. Ficar de fora da Internet é comer bola.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!