Mensagem de cobrança: 4 passos para cobrar e conquistar seu cliente

Por Isabela Borrelli

A cobrança de clientes é uma questão delicada para empreendedores, que muitas vezes não sabem como abordar o assunto sem afastar o cliente

Para ajudar nessa questão, Adriano Augusto de Souza, analista de negócios do Sebrae-SP, deu algumas dicas de como lidar com a situação

mensagem de cobrança

Criar uma marca, conseguir uma clientela e vender o produto são grandes passos para quem é empreendedor.  Mas e quando você segue todos esses passos e… o dinheiro nunca chega? Pois é, muita gente passa por isso e, como se não bastasse, surge mais uma pedra no caminho: a cobrança de clientes. Afinal, como recuperar seu dinheiro sem perder o público?

Adriano Augusto de Souza, analista de negócios do Sebrae-SP, deu algumas dicas de como lidar com a situação e, com sorte, não só receber seu dinheiro como conquistar ainda mais os clientes. Confira abaixo:

Como cobrar um cliente?

A tarefa não é fácil, mas existem caminhos que podem facilitar a cobrança. Antes de tudo, no entanto, é preciso pesar a importância de manter o cliente. “A cobrança por si só vai ser uma tentativa de resgatar o cliente. Então, dependendo do valor em aberto, é interessante considerar ceder um desconto para ter o cliente de volta”, afirma Souza.

Para isso, o analista sugere um passo a passo:

1. Enviar um e-mail

Se você tem o e-mail do seu cliente, essa pode ser a melhor abordagem inicial, uma vez que não gera incômodos e cumpre o papel de lembrá-lo da dívida.

2. Reforçar a cobrança em um segundo e-mail

Se não houver resposta no primeiro contato e a conta continuar em aberto, envie um segundo e-mail depois de alguns dias reforçando a cobrança.

3. Agende uma ligação

A ligação é o momento de negociação, mas para isso acontecer com total atenção do seu cliente, o ideal seria agendá-la com antecedência, por e-mail mesmo. Para a conversa via telefone, vá preparado para ser um pouco flexível e tenha um desconto, calculado previamente para não sair prejudicado, na manga.

4. Mande uma mensagem de cobrança no WhatsApp

Ao contrário do que a maioria das pessoas pode pensar, o WhatsApp ainda não deve ser a primeira opção na hora de cobrar um cliente. Na opinião de Souza, essa deve ser a última opção. “O WhatsApp muitas vezes gera incômodos, ainda mais quando não se conhece quem está cobrando ou quem está mandando a mensagem”, afirma. Por isso, se você nunca teve contato com o seu cliente por WhatsApp, aposte em e-mails e em uma ligação antes de mandar uma mensagem de cobrança no aplicativo.

Exemplos de mensagem de cobrança

Adriano Souza, analista de negócios do Sebrae-SP, deu exemplos de mensagens de cobrança para mandar para os clientes. Confira abaixo:

Mensagem de cobrança para o primeiro contato:

“Carlos, tudo bem com você?

Antes de mais nada desejamos um excelente dia e ótima semana.

Detectamos em nossos sistemas que estamos com parcelas em aberto da compra X, no valor total R$ X.

Caso tenha realizado o pagamento, pedimos para que nos envie o comprovante, por favor.

Pedimos desculpas pelo inconveniente.

Muito obrigado.”

 

Mensagem de cobrança para o segundo contato:

“Carlos, como vai?

Espero que esteja tudo bem!

Chegou a ver o e-mail que mandamos na semana passada?

Não obtivemos retorno quanto ao pagamento. Podemos combinar um melhor horário para conversarmos a respeito?

Desde já fico à disposição.

Muito obrigado.”

 

Mensagem de cobrança caso não haja resposta e o serviço ainda esteja em andamento:

“Oi, Carlos, como vai?

Não conseguimos falar com você na semana passada e, como temos uma parcela em aberto em nossos sistemas, infelizmente teremos que interromper o serviço.

Pedimos para que nos retorne o mais rápido possível para resolver essa pendência.

Desde já, agradecemos.”

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!