Avaliação 360º: saiba tudo sobre

Por Redação Azulis

Entenda o que é a avaliação 360º, como funciona e as vantagens de aplicar na sua empresa.

Avaliação 360º

Avaliar o desempenho dos colaboradores da sua empresa é crucial para entender os pontos fortes e fracos e atacar exatamente o que é preciso melhorar. Por isso, um processo bem-estruturado e que possa ser mensurado é essencial.

Uma das ferramentas disponíveis para medir esse desempenho é a avaliação 360°, que traz perspectivas diferentes sobre o mesmo colaborador e pode ajudar a contar uma história mais precisa sobre o seu desempenho durante o ano.

O que é a avaliação 360º?

A avaliação 360° é uma forma de avaliar o desempenho juntando as perspectivas de vários pontos de contato do colaborador: o líder, os colegas, subordinados e a visão do próprio colaborador sobre si mesmo.

Esse tipo de avaliação auxilia não só a empresa a mapear a contribuição dos seus colaboradores no negócio e nos resultados, mas também é um guia importante para o colaborador entender o seu próprio impacto na organização.

Por que fazer uma avaliação 360º?

Como a avaliação 360° junta os diferentes pontos de vista sobre o avaliado, ela pode ser uma ferramenta incrível para melhorar o desenvolvimento profissional em vários pontos, pois fica muito mais fácil ter uma visão completa do comportamento e do desempenho do colaborador nas mais diferentes esferas da vida profissional.

Além disso, com o feedback da avaliação, é possível alinhar as expectativas do profissional em relação à empresa, deixar mais claro o que é esperado dele e o que ainda precisa ser feito para alcançar uma promoção, por exemplo.

Avaliação x Feedback

Quando se fala em avaliação 360°, é importante entender as diferenças entre avaliação e feedback, já que os dois são necessários para o desenvolvimento profissional do colaborador e o crescimento da empresa.

No final do processo da avaliação 360°, o colaborador é avaliado de acordo com alguma métrica escolhida pela empresa. Ou seja, a empresa consegue medir e comparar o desempenho daquele colaborador em relação aos outros, de forma a entender os pontos que estão bons e os que precisam melhorar.

O feedback é o passo seguinte: após entender os resultados da avaliação, esses resultados precisam ser passados para o colaborador. A partir daí é possível traçar caminhos para o desenvolvimento profissional.

Vantagens e desvantagens de realizar uma avaliação 360º

Uma das principais vantagens de realizar a avaliação 360° é exatamente o fato de que vários pontos de vista são levados em consideração na hora de avaliar um colaborador.

Isso faz com que a avaliação seja mais completa e reduz a possibilidade de conflitos entre líderes e liderados.

Além disso, como essa avaliação envolve todos os pontos de contato, o feedback tende a ser mais completo, o que pode facilitar o desenvolvimento de quem está sendo avaliado.

Por outro lado, uma avaliação 360º gera muito mais informação sobre cada colaborador, e fazer a gestão de todos esses dados é um desafio para o RH.

A quantidade de informação necessária para uma avaliação 360° pode fazer com que todo o processo fique lento e bastante burocrático. Isso deve ser levado em conta na hora de pensar em aplicar essa ferramenta.

Principais focos de uma avaliação 360º

Na hora de avaliar os colaboradores, podemos separar em três aspectos principais que devem ser levados em conta:

Soft skills

As soft skills são as habilidades necessárias para lidar com a relação e a interação com outras pessoas. Colaboração, comunicação, flexibilidade e liderança são algumas das habilidades que fazem parte das soft skills.

Hard skills

As hard skill são as competências técnicas, e são muito mais fáceis de serem mensuráveis. Elas são associadas ao nível de habilidade que o colaborador tem em determinada ferramenta ou idioma, por exemplo.

Resultados

Os resultados do colaborador são as entregas dele durante o período que está sendo avaliado. Avaliar seus resultados é essencial para conseguir agregar a efetividade das suas soft skills e hard skills em relação às suas entregas.

Quem participa da avaliação 360º?

Para compor a avaliação do colaborador na avaliação 360°, é importante colher a avaliação de pessoas que tenham contato direto com o profissional. Abaixo citamos os principais, mas vale lembrar que são apenas alguns exemplos, pois isso pode variar de acordo com o cargo ou a função.

Avaliado

É o colaborador que será avaliado e receberá os feedbacks. Na avaliação 360, ele também é responsável por se autoavaliar.

Gestor

O gestor direto do avaliado, que trará sua visão sobre as atividades e entregas do avaliado.

Colegas

Geralmente são as pessoas que mais conseguem trazer informações sobre as soft skills do avaliado. Entender como é o trabalho em equipe, a comunicação, e o impacto do colaborador nos resultados coletivos.

Liderados

Caso o avaliado seja um líder, seus liderados o avaliam, trazendo uma visão sobre como é a coordenação, orientação e suporte no dia a dia.

Clientes / Fornecedores

Caso o avaliado tenha interação com clientes ou fornecedores, incluí-los na avaliação pode trazer uma visão diferente sobre as entregas e o desempenho do colaborador.

Avaliação 360º na prática

A avaliação 360º pode ser aplicada de diferentes maneiras. Aqui vamos listar alguns pontos interessantes para serem levados em consideração na hora de aplicar esse tipo de avaliação pela primeira vez:

  • Escolher quem será avaliado;
  • Periodicidade da avaliação: trimestral, semestral ou anual;
  • Pessoas que vão participar do processo de avaliação;
  • Preparação dos formulários de avaliação.

Depois disso, é só colocar a mão na massa e começar as avaliações em si. Reúna os colaboradores que irão participar da avaliação para explicar como funcionará o processo, aplique os questionários de avaliação e cruze todas as informações para construir um feedback adequado.

Ponto importante: todo esse processo de avaliação 360° deve ser sigiloso, para não criar conflitos entre avaliados e avaliadores. Por fim, é a hora de passar os feedbacks para os avaliados, entender o que funcionou e o que não funcionou no processo de avaliação, e fazer as melhorias necessárias para as próximas avaliações.

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