Saiba como motivar funcionários e a importância para sua empresa

Por Redação Azulis

Conheça a maneira correta de motivar seus funcionários e a importância de um ambiente de trabalho mais leve.

como motivar funcionários

Profissionais acostumados a coordenar o trabalho em equipe sabem que o engajamento dos funcionários é fundamental para alcançar bons resultados.

Diversas pesquisas apontam que funcionários mais motivados e com melhor qualidade de vida têm melhor desempenho nas suas atividades profissionais, independentemente da área de atuação.

Por isso, todo gestor precisa saber como motivar funcionários e conseguir despertar o engajamento da equipe como um todo.

Para conseguir bons resultados, existem algumas práticas simples que, muitas vezes, acabam sendo subestimadas, porém, podem ser de grande valia.

Você quer saber quais são elas? Continue a leitura e confira as dicas que preparamos.

Como motivar funcionários de forma simples?

Para entender como motivar funcionários, é preciso olhar para a equipe e o trabalho com uma visão de gestão organizacional, levando em consideração o olhar dos funcionários sobre o trabalho realizado, bem como as suas demandas e necessidades, visando a melhoria do rendimento como um todo. 

Assim, será mais fácil compreender e assimilar o valor das dicas que vamos apresentar a seguir!

Então, com a gestão organizacional em mente, podemos ir às dicas de como motivar funcionários de forma simples!

Metas definidas e novos desafios

Um dos maiores entraves para conseguir o engajamento dos funcionários é fazer com que as expectativas sejam alinhadas, para que o trabalho seja desenvolvido de forma tranquila, respeitando prazos e orçamentos. 

Em muitas empresas, os funcionários criam visões diferentes sobre a importância de uma ou outra atividade a ser desenvolvida. Quando o andamento do trabalho depende de diferentes funcionários, se as expectativas não estão alinhadas, cria-se um ambiente propício para atritos entre colegas, o que, de modo geral, reflete em toda a equipe.

Por isso, ter clareza ao definir metas e defini-las conjuntamente, em equipe, é o melhor caminho para criar um ambiente onde o desenvolvimento das atividades é feito de modo colaborativo, e não em tom de cobrança.

Propor desafios e estimular o sentimento de importância dos funcionários também pode ser muito eficiente para provocar o engajamento saudável e, assim, bater metas e até superar positivamente as expectativas da equipe.

Benefícios e salários compatíveis com o mercado

Quando tratamos de problemas de desempenho e produtividade, uma das causas mais apontadas pelos próprios funcionários é o descontentamento com salários e benefícios.

Para que um funcionário se sinta motivado a ponto de realmente se engajar e vestir a camisa da empresa, é essencial que ele sinta que o seu trabalho e a sua própria pessoa são valorizados.

Portanto, não adianta querer descobrir como motivar funcionários sem que a faixa salarial praticada seja condizente com o que se espera em dedicação e desempenho.

Além de salários compatíveis com o mercado, para realmente motivar os funcionários, instituir benefícios e premiações por resultados pode dar uma injeção de ânimo em toda a equipe. 

Os benefícios inerentes ao vínculo profissional são uma forma de manter os funcionários sempre satisfeitos e valorizados pela empresa.

SAIBA+AZULIS: Tabela cálculo da hora extra: entenda como é feito e quem tem direito

Já as premiações por resultados são uma excelente maneira de levar toda a equipe a dar o seu máximo e, assim, conseguir bater metas e superar as expectativas.

Diferenciais do mercado

Além de salários justos, benefícios e premiações, investir em formas simples de presentear os funcionários tem um efeito surpreendente na forma como eles se identificam com a empresa.

Grandes empresas de tecnologia e comunicação, como Google e Facebook, e as famosas Startups foram as primeiras empresas a dominar essa forma de motivar os funcionários, que consiste em, simplesmente, oferecer alguns “mimos” e vantagens.

Muitas empresas aderem a essa prática, presenteando os funcionários com vales ou vouchers, para ir ao cinema e teatro, para adquirir livros, para ganhar uma massagem relaxante etc. 

Assim, de uma forma simples, mas atenciosa, a equipe sente-se mais valorizada, e acredita que a empresa oferece diferenciais que demonstram que ela realmente se importa com o bem-estar e a felicidade dos funcionários.

Trabalho remoto

Trabalho remoto é uma adaptação do termo inglês home office, e trata da nova tendência de trabalho à distância, que surgiu há alguns anos e vem ganhando força no mercado.

A flexibilidade de horários e o conforto de não ter que sair de casa para trabalhar tem ajudado muitos funcionários a administrar melhor o seu tempo e conseguir produzir e render mais.

Muitas empresas, em busca de alternativas para motivar funcionários, têm promovido dias de trabalho remoto como uma política corporativa.

Essa prática, além de injetar mais ânimo para o trabalhador, ainda representa uma economia de recursos, na medida em que, nos dias de trabalho remoto, a empresa não gasta com horas-extras, vale-transporte e vale-refeição.

Empresas com esse tipo de política podem ainda aproveitar para abrir a possibilidade de contratar mais, trabalhando com profissionais freelancers, reduzindo os custos de uma expansão de operações.

Ambiente de trabalho: clima local e recursos

Um dos segredos mais simples para conseguir motivar funcionários está no planejamento do ambiente de trabalho. Um ambiente acolhedor e confortável ajuda a equipe a se sentir à vontade e a realmente desejar estar produzindo.

Espaços ventilados e com boa iluminação ajudam a quebrar o estigma de que o ambiente de trabalho é um lugar apenas para desenvolver atividades monótonas e repetitivas. Algumas empresas, pioneiras em inovações que visam a motivação, costumam inclusive criar espaços destinados somente ao descanso e momentos de descontração.

Política de feedback

Por fim, muitos funcionários que apontam se sentirem desvalorizados em suas profissões afirmam que uma política de feedback é algo que os motivaria mais.

Desse modo, além dos feedbacks de clientes, instituir uma política de feedbacks para funcionários é um passo crucial para que a sua valorização realmente sirva aos propósitos da empresa.

SAIBA+AZULIS: Avaliação 360º: saiba tudo sobre

Os feedbacks podem ser feitos de forma simples ou elaborada, o importante é que os funcionários sintam que são ouvidos e que as suas opiniões são valorizadas pela empresa, como em uma gestão participativa.

Logo, é possível obter esses feedbacks em reuniões em grupo, individuais, ou até mesmo por meio de formulários anônimos. 

Mas para que a política de feedback realmente tenha efeito sobre a motivação as opiniões, elogios e sugestões devem ser compartilhados e gerar uma reflexão para, então, serem transformados em ações efetivas dentro da empresa.

Funcionários motivados produzem mais?

Como mencionado na introdução, diversas pesquisas apontam que a motivação e a qualidade de vida dos funcionários têm relação direta com a produtividade e o rendimento dentro de empresas. Isso se reflete tanto na participação ativa, com ideias e insights, como na produtividade.

Portanto, investir na felicidade e satisfação da equipe é investir também na produtividade e nos resultados da empresa, o que, com o tempo, vai valorizá-la, e interferir positivamente na imagem da empresa dentro do seu nicho de mercado.

Desse modo, a motivação também pode ser encarada como uma política da empresa. Então, para se aprofundar em outros métodos avançados de como motivar funcionários, não deixe de conferir esse outro artigo sobre o assunto: “Conheça 7 maneiras de motivar sua equipe”.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!