Como montar um aplicativo para meu negócio em 5 passos

Por Redação Azulis

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Você pode não saber ao certo como montar um aplicativo para o seu negócio, mas é bem possível que já tenha pensado nessa opção.  Afinal, estar presente no mundo digital já deixou de ser uma alternativa e hoje é uma necessidade para todo o tipo de empresa.

É na internet que as oportunidades crescem, assim como o alcance das marcas. E é na palma da mão dos usuários, através de seus smartphones, que muitas necessidades de consumo são resolvidas.

Considerando essa nova realidade, o que falta para você investir na ideia? Se é aprender como montar um aplicativo, prepare-se para dar esse passo. Preparamos um texto com todas as dicas para tirar seu projeto do papel.

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Por que aprender como montar um aplicativo?

A observação que destacamos logo no início do texto justifica aprender como montar um aplicativo para seu negócio. O Brasil tem mais smartphones que habitantes, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas.

Mais precisamente, são 220 milhões de aparelhos em funcionamento para 207,6 milhões de brasileiros. E é assim porque grande parte das pessoas resolve suas necessidades a partir de um app.

Se você não é um especialista na área de programação, provavelmente vai ser preciso contratar um profissional ou uma equipe. Ainda assim, é importante entender as funcionalidades necessárias e possíveis para um aplicativo empresarial, como forma de definir estratégias.

Um dos principais motivos para apostar nessa ideia é a possibilidade de criar um canal de contato mais direto com o seu público, que vai fornecer dados importantes sobre os seus clientes.

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Quando vale a pena montar um aplicativo?

É verdade que nem todos os negócios contam com um perfil que se beneficiaria de um app próprio. Pode ser por conta do segmento em que atuam, dos serviços ou produtos oferecidos ou ainda por características próprias do público-alvo.

Para descobrir se vale a pena aprender como montar um aplicativo para o seu negócio, faça primeiro estas quatro perguntas:

  1. O aplicativo seria capaz de oferecer uma experiência única de interação com a marca, que ela não teria em outros canais?
  2. A empresa está preparada para lidar com a possibilidade de ter acesso ao consumidor a qualquer hora, diretamente na tela do celular?
  3. Quais benefícios adicionais a empresa teria com a criação do aplicativo?
  4. O seu público baixaria um aplicativo da sua marca?

As respostas encontradas vão ajudar a definir se o investimento vale a pena ou se o melhor seria reforçar outros canais já existentes. Para as grandes marcas, que contam com uma ampla cartela de produtos e atuação em todo o território nacional, o valor investido costuma ter retorno rápido.

Já para empresas menores, a aposta só vai realmente fazer sentido se a experiência oferecida justificar o espaço ocupado no celular e a manutenção do uso. Então, caso decida investir, preste atenção aos detalhes.

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Vantagens de montar um aplicativo

Além da possibilidade de contato direto com o público, o app traz como vantagens o seguinte:

Principais cuidados ao montar um aplicativo

Um dos principais cuidados é com o orçamento. Além do valor investido inicialmente, é necessário estar ciente de que um aplicativo precisa de manutenção – o que deve estar previsto no contrato feito com os responsáveis pela criação.

Evitar a pressa também faz toda a diferença na experiência de quem vai acessar o app. Lembre-se de que uma avaliação ruim vai ficar registrada e pode gerar dúvidas em outros usuários.

Como montar um aplicativo para meu negócio em 5 passos

Depois de tudo o que viu até aqui, você está pronto para aprender como montar um aplicativo para o seu negócio. Então, destacamos alguns passos que merecem atenção especial por parte do empreendedor.

1. Entenda os hábitos do seu público

Não dá para começar a montar um aplicativo sem conhecer o seu público em detalhes. Mais do que saber quem é o cliente, você precisa descobrir quais são os seus hábitos.

Traçar esse perfil vai ajudar a estruturar o app e definir quais funcionalidades devem ou não estar presentes. Isso envolve saber, inclusive, se vale a pena estar disponível apenas para Android ou se o público também costuma utilizar iOS.

2. Defina os objetivos do app

Um aplicativo pode funcionar como um espaço para venda dos seus produtos, reunir conteúdos relevantes para o público, oferecer acesso a produtos digitais da marca e outras tantas opções. Então, com base na análise do público e nas estratégias da marca, defina quais objetivos deseja alcançar com essa novidade.

3. Tenha atenção à ortografia

Pode parecer básico, mas muitas empresas perdem credibilidade com o público por falta de cuidados de revisão. Mesmo que a sua marca opte por uma linguagem mais informal, é importante respeitar minimamente as questões de ortografia e concordância.

4. Realize testes

Os testes devem permear todo o processo de desenvolvimento do app, para evitar o acúmulo de alterações e surpresas desagradáveis. Não deixe de navegar como se você fosse um cliente e notar detalhes que poderiam incomodar.

5. Faça as atualizações necessárias

Por mais cuidados que você tome na etapa de desenvolvimento, a tendência é que alguns erros acabem surgindo conforme o aplicativo é utilizado.

Quando eles são identificados ou mesmo quando você percebe oportunidades de melhorar a experiência do usuário, não deixe de registrar e solicitar a alteração – respeitando, é claro, as definições contratuais, caso a manutenção seja externa.

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