Foco no cliente: guia para encantar o consumidor

Por Redação Azulis

Saiba a importância de focar na experiência do seus clientes. Conheça cases de sucesso para se inspirar e aplicar no seu negócio

foco no cliente

O foco no cliente é o novo horizonte dos negócios, que faz da experiência o principal diferencial competitivo.

Isso significa que os consumidores têm o poder de decisão, e cabe a você oferecer algo melhor do que a concorrência — se quiser sair na frente.

Para isso, você precisa conhecer, conquistar e encantar seu público, buscando a satisfação e fidelização em primeiro lugar.

Mas como garantir que o cliente seja o centro das atenções?

É isso que você vai aprender agora, com direito a cases e dicas para focar no que realmente importa.

Pronto para o nosso guia?

Foco no cliente: por que é tão importante?

Hoje, são as pessoas — e não os produtos, ou as máquinas — que estão no controle do mercado, e conquistá-las é o objetivo central.

Na disputa pela atenção de clientes cada vez mais exigentes, conscientes e conectados, as empresas passaram a concentrar seus esforços em criar uma experiência única — do primeiro contato ao pós-venda.

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Como resultado, as organizações que focam no cliente se revelam 60% mais lucrativas do que aquelas que não acompanharam a tendência, segundo um estudo de 2017 da Deloitte.

Além disso, a previsão é que a experiência do consumidor se torne o principal diferencial competitivo do mercado até 2020, de acordo com o relatório Customers 2020: A Progress Report, da CXPA.

Mais do que aumentar as vendas, as empresas “cliente-cêntricas” (customer-centric) estão empenhadas em satisfazer, encantar e fidelizar seu público, pois reconhecem que esse é o caminho para prosperar.

Então, se você quer garantir a sobrevivência e crescimento do seu negócio, é melhor voltar suas atenções para o cliente.

3 cases de foco no cliente que deram resultado

Não faltam exemplos atuais para entender a importância do foco no cliente para o crescimento dos negócios.

Confira alguns dos cases de sucesso mais famosos.

1. Amazon

É impossível não pensar na Amazon quando se fala em foco no cliente, pois a empresa foi uma das pioneiras na filosofia da “obsessão pelo cliente”.

Nas palavras do fundador Jeff Bezos, em entrevista à Business Insider de 2018:

“A razão número um para o nosso sucesso é, de longe, manter um foco obsessivo-compulsivo em nossos clientes, ao invés de focar em nossos concorrentes.”

Para fazer valer essa proposta de valor, a Amazon leva a cabo a missão de oferecer os melhores preços, entrega ultrarrápida e vantagens personalizadas para seus clientes Prime.

Não à toa, a Amazon se mantém há anos no topo da Fortune 500 — o tradicional ranking anual das maiores corporações globais.

2. Adobe

A Adobe é outro case relevante de foco no cliente no mercado digital, que se destaca pela experiência memorável do seu e-commerce.

Em 2014, a empresa se uniu à consultoria Deloitte Digital para renovar seu site e promover o engajamento a cada interação do usuário, oferecendo uma navegação personalizada de acordo com o perfil do cliente.

Como resultado, a empresa aumentou sua taxa de conversão de leads em 48%, dobrou a eficiência do marketing digital e aumentou a receita do e-commerce em 16%.

3. iFood

Para fechar, o iFood é um ótimo exemplo de foco no cliente no mercado B2B.

Desde 2017, o aplicativo de delivery mais famoso do país desenvolve estratégias para atender plenamente as necessidades dos restaurantes, apoiando seus parceiros na implementação do serviço.

Seus representantes visitam pessoalmente cada cliente e reúnem todos os dados necessários para a negociação, garantindo o engajamento antes e depois da assinatura do contrato.

Graças a essa dedicação ao cliente, a plataforma já alcançou 390 mil pedidos ao dia e mais de 50 mil restaurantes cadastrados no Brasil, conforme publicado no E-commerce Brasil em 2018.

Como manter o foco no cliente sempre

Viu como o foco no cliente é fundamental para o sucesso nos negócios?

Então siga essas dicas e mantenha seus clientes como prioridade.

Conheça muito bem seus clientes

Será que você conhece seus clientes o suficiente?

Não adianta manter aquele perfil básico com nome, gênero, idade, endereço e e-mail, pois você precisa saber qual a profissão, preferências, hobbies e hábitos de consumo dos seus consumidores.

Só assim, você poderá personalizar a experiência e melhorar os níveis de satisfação e engajamento.

Ouça seus clientes e peça feedback

Se você quer focar nos clientes, precisa dar voz a eles e solicitar feedback.

As pesquisas de satisfação são ótimas para isso, mas você também pode criar canais exclusivos de comunicação para obter novas ideias, sugestões e opiniões.

Ofereça uma experiência única

A experiência do cliente é seu principal instrumento de fidelização e diferenciação competitiva.

Por isso, concentre os esforços em criar uma experiência incrível durante toda a jornada de compra, em que o cliente se sinta valorizado da prospecção ao pós-venda.

E não se esqueça de reproduzir a mesma excelência em todos os seus canais de atendimento (o famoso omnichannel).

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Digitalize o relacionamento

Por fim, você pode usar o poder da tecnologia para estreitar as relações com seus clientes e melhorar a qualidade do atendimento.

Comece por um bom software de CRM (Customer Relationship Management) para acompanhar seus consumidores de perto e criar ações personalizadas.

E lembre-se: quanto mais ágeis forem seus processos, mais satisfeitos seus clientes ficarão.

Por isso, as soluções de cobrança e pagamento da Azulis são perfeitas para acelerar sua gestão e viabilizar o foco no cliente.

Gostou das dicas? Então não perca os posts diários da Azulis, para aprender sobre novas estratégias de negócio.

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