Foco no cliente: guia para encantar o consumidor

Por Redação Azulis

Saiba a importância de focar na experiência do seus clientes. Conheça cases de sucesso para se inspirar e aplicar no seu negócio

foco no cliente

O foco no cliente é o novo horizonte dos negócios, que faz da experiência o principal diferencial competitivo.

Isso significa que os consumidores têm o poder de decisão, e cabe a você oferecer algo melhor do que a concorrência — se quiser sair na frente.

Para isso, você precisa conhecer, conquistar e encantar seu público, buscando a satisfação e fidelização em primeiro lugar.

Mas como garantir que o cliente seja o centro das atenções?

É isso que você vai aprender agora, com direito a cases e dicas para focar no que realmente importa.

Pronto para o nosso guia?

Foco no cliente: por que é tão importante?

Hoje, são as pessoas — e não os produtos, ou as máquinas — que estão no controle do mercado, e conquistá-las é o objetivo central.

Na disputa pela atenção de clientes cada vez mais exigentes, conscientes e conectados, as empresas passaram a concentrar seus esforços em criar uma experiência única — do primeiro contato ao pós-venda.

SAIBA+AZULIS: Mensagem de cobrança: 4 passos para cobrar e conquistar seu cliente

Como resultado, as organizações que focam no cliente se revelam 60% mais lucrativas do que aquelas que não acompanharam a tendência, segundo um estudo de 2017 da Deloitte.

Além disso, a previsão é que a experiência do consumidor se torne o principal diferencial competitivo do mercado até 2020, de acordo com o relatório Customers 2020: A Progress Report, da CXPA.

Mais do que aumentar as vendas, as empresas “cliente-cêntricas” (customer-centric) estão empenhadas em satisfazer, encantar e fidelizar seu público, pois reconhecem que esse é o caminho para prosperar.

Então, se você quer garantir a sobrevivência e crescimento do seu negócio, é melhor voltar suas atenções para o cliente.

3 cases de foco no cliente que deram resultado

Não faltam exemplos atuais para entender a importância do foco no cliente para o crescimento dos negócios.

Confira alguns dos cases de sucesso mais famosos.

1. Amazon

É impossível não pensar na Amazon quando se fala em foco no cliente, pois a empresa foi uma das pioneiras na filosofia da “obsessão pelo cliente”.

Nas palavras do fundador Jeff Bezos, em entrevista à Business Insider de 2018:

“A razão número um para o nosso sucesso é, de longe, manter um foco obsessivo-compulsivo em nossos clientes, ao invés de focar em nossos concorrentes.”

Para fazer valer essa proposta de valor, a Amazon leva a cabo a missão de oferecer os melhores preços, entrega ultrarrápida e vantagens personalizadas para seus clientes Prime.

Não à toa, a Amazon se mantém há anos no topo da Fortune 500 — o tradicional ranking anual das maiores corporações globais.

2. Adobe

A Adobe é outro case relevante de foco no cliente no mercado digital, que se destaca pela experiência memorável do seu e-commerce.

Em 2014, a empresa se uniu à consultoria Deloitte Digital para renovar seu site e promover o engajamento a cada interação do usuário, oferecendo uma navegação personalizada de acordo com o perfil do cliente.

Como resultado, a empresa aumentou sua taxa de conversão de leads em 48%, dobrou a eficiência do marketing digital e aumentou a receita do e-commerce em 16%.

3. iFood

Para fechar, o iFood é um ótimo exemplo de foco no cliente no mercado B2B.

Desde 2017, o aplicativo de delivery mais famoso do país desenvolve estratégias para atender plenamente as necessidades dos restaurantes, apoiando seus parceiros na implementação do serviço.

Seus representantes visitam pessoalmente cada cliente e reúnem todos os dados necessários para a negociação, garantindo o engajamento antes e depois da assinatura do contrato.

Graças a essa dedicação ao cliente, a plataforma já alcançou 390 mil pedidos ao dia e mais de 50 mil restaurantes cadastrados no Brasil, conforme publicado no E-commerce Brasil em 2018.

Como manter o foco no cliente sempre

Viu como o foco no cliente é fundamental para o sucesso nos negócios?

Então siga essas dicas e mantenha seus clientes como prioridade.

Conheça muito bem seus clientes

Será que você conhece seus clientes o suficiente?

Não adianta manter aquele perfil básico com nome, gênero, idade, endereço e e-mail, pois você precisa saber qual a profissão, preferências, hobbies e hábitos de consumo dos seus consumidores.

Só assim, você poderá personalizar a experiência e melhorar os níveis de satisfação e engajamento.

Ouça seus clientes e peça feedback

Se você quer focar nos clientes, precisa dar voz a eles e solicitar feedback.

As pesquisas de satisfação são ótimas para isso, mas você também pode criar canais exclusivos de comunicação para obter novas ideias, sugestões e opiniões.

Ofereça uma experiência única

A experiência do cliente é seu principal instrumento de fidelização e diferenciação competitiva.

Por isso, concentre os esforços em criar uma experiência incrível durante toda a jornada de compra, em que o cliente se sinta valorizado da prospecção ao pós-venda.

E não se esqueça de reproduzir a mesma excelência em todos os seus canais de atendimento (o famoso omnichannel).

SAIBA+AZULIS: Google Meu Negócio: saiba como colocar sua empresa no mapa

Digitalize o relacionamento

Por fim, você pode usar o poder da tecnologia para estreitar as relações com seus clientes e melhorar a qualidade do atendimento.

Comece por um bom software de CRM (Customer Relationship Management) para acompanhar seus consumidores de perto e criar ações personalizadas.

E lembre-se: quanto mais ágeis forem seus processos, mais satisfeitos seus clientes ficarão.

Por isso, as soluções de cobrança e pagamento da Azulis são perfeitas para acelerar sua gestão e viabilizar o foco no cliente.

Gostou das dicas? Então não perca os posts diários da Azulis, para aprender sobre novas estratégias de negócio.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!