Curso de Excel on-line gratuito: as principais opções

Por Redação Azulis

Descubra as melhores opções de curso de Excel on-line gratuito para aprimorar os seus conhecimentos e incrementar o currículo.

Curso-de-Excel-on-line

Está em busca de um curso de Excel on-line gratuito? Boa notícia: existem várias alternativas para você se qualificar sem gastar nada, desde conteúdos básicos até avançados para lidar com a plataforma.

Além disso, é uma boa ideia estudar softwares de planilhas. Afinal, esse conhecimento é uma competência básica para o mercado de trabalho atual. Então, trata-se de uma opção rápida para incrementar o currículo.

Neste artigo, confira uma seleção de cursos de Excel on-line gratuitos e recomendações de plataformas nas quais você pode aprender outras tecnologias essenciais para um mercado de trabalho completamente digital e hiperconectado.

SAIBA+AZULIS: Udemy cursos: 5 opções para pequenos empreendedores

Por que fazer um curso de excel on-line?

Fazer um curso de Excel on-line é uma forma de dominar a ferramenta e aplicá-la em atividades profissionais. Aliás, o domínio do sistema é um requisito básico em diversas áreas do mercado. Então, se você estiver em busca de vagas em contabilidade, finanças, administração ou tecnologia, essa competência é fundamental.

Se você tem um negócio próprio, o sistema também é útil. O Excel permite criar planilhas, fazer planejamento orçamentário e analisar dados, por exemplo  — e todas essas atividades são essenciais para a gestão de uma empresa.

6 cursos de Excel on-line gratuitos

Na sequência, confira uma seleção de seis cursos de Excel on-line gratuitos para você se qualificar:

1. Microsoft Office

Uma opção é o treinamento de Excel para Windows oferecido pela Microsoft. O guia é dividido em seções conforme as funcionalidades do programa. Uma delas é a de introdução ao Excel.

Ao avançar nas leituras, você aprende sobre todas as funções, como linhas, colunas, gráficos, tabelas, fórmulas, formatação e compartilhamento, por exemplo.

2. Udemy

A plataforma de cursos on-line Udemy oferece quase 300 cursos gratuitos de Excel. É possível, por exemplo, aprender sobre Excel para estatística, fórmulas mais usadas e Excel para negócios.

Ao entrar na página de cada curso, você pode analisar a grade de conteúdos e o formato das aulas.

3. Projeto Meu Brasil

Outra opção de curso de Excel on-line gratuito é o do Projeto Meu Brasil, composto por 28 minutos de aulas em vídeo. O curso abrange temáticas como interface, formatação de células, fórmulas matemáticas, gráficos e atalhos, além de ter uma avaliação final.

Ao fazer o teste de conhecimentos na conclusão, se o aluno tiver nota igual ou maior que 7, ganha um certificado.

4. iPED

Para quem busca um curso introdutório, o do iPED oferece o primeiro capítulo grátis, com aulas sobre interface, conceito de planilha eletrônica, inserção de imagens, linhas, colunas e células.

5. Escola Educação

A Escola Educação oferece um curso de Excel básico com 35 horas de duração. O conteúdo abrange as diferentes funcionalidades do programa e, após a conclusão, o aluno ganha um certificado.

6. Unieducar

Para quem já tem conhecimento básico do programa, a Unieducar oferece um curso grátis de Excel avançado. As aulas aprofundam o entendimento de referências absolutas, a alteração de nomes de células e o conhecimento sobre o gerenciador.

SAIBA+AZULIS: Melhores cursos online: 6 ótimas opções para fazer agora mesmo

Vá além do curso de Excel on-line gratuito

Depois de conhecer algumas opções de curso de Excel on-line gratuito, é hora de se qualificar nas demais áreas de tecnologia. Afinal, como vimos, ter domínio de Excel é uma competência técnica básica.

Então, fazer outros cursos voltados à sua área de atuação é uma forma de incrementar o currículo. Abaixo, confira quatro plataformas que oferecem cursos relevantes em tecnologia:

1. Udemy

A Udemy é uma referência em cursos on-line. Há cursos em diferentes categorias relacionadas à tecnologia, como desenvolvimento, marketing, TI, design e software. Ao fazer buscas na plataforma, é possível aplicar filtros de preço, caso você esteja em busca de um curso gratuito.

2. Udacity

Outra opção são os cursos da Udacity, disponíveis em inglês. Ciência de dados, inteligência artificial, programação e computação em nuvem são algumas categorias de cursos disponíveis. Ao selecionar um curso específico, você pode conferir os tópicos abordados de maneira prévia.

3. Coursera

A plataforma Coursera também é referência em aprendizagem on-line. Os cursos são oferecidos por meio de parcerias com instituições renomadas, como Imperial College London, Universidade de Stanford e Universidade da Pensilvânia. Ao completar uma capacitação, o aluno ganha certificado da universidade.

4. Harvard

A quarta dica é a plataforma de cursos on-line da Universidade de Harvard. Entre as áreas de estudo, destacam-se ciência da computação, ciência de dados, programação e matemática.

E então, gostou das dicas? Com todas essas opções de curso de Excel on-line gratuito e qualificações em outras áreas de tecnologia, não vão faltar conhecimento e material para chegar mais longe no mercado.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!