Abrindo o próprio negócio: como montar uma pizzaria delivery?

Por Redação Azulis

Pensando em abrir um negócio, mas não sabe como montar uma pizzaria delivery? Nós ajudamos! Confira nossas dicas certeiras para alcançar o sucesso!

Se a sua vontade é de empreender e você quer saber como montar uma pizzaria delivery, está no lugar certo!

Sabemos que, em tempos de incertezas econômicas, abrir o próprio negócio pode ser a saída para muitos. Nesse sentido, as pizzarias delivery são uma ótima opção por sua viabilidade e promessa de retorno rápido.

Por isso, descubra agora mesmo como montar uma pizzaria delivery de sucesso!

Qual a diferença entre delivery e convencional?

Quem está procurando saber como montar uma pizzaria delivery, precisa entender qual a diferença entre este modelo e o convencional. A distinção está basicamente no acolhimento dos pedidos e na entrega.

Enquanto no modelo convencional há a necessidade de o cliente ir até a pizzaria para ser atendido e até mesmo para usufruir do produto, no delivery o atendimento é facilitado por meio de telefone ou internet (e até mesmo os dois!). 

Então é o produto que vai até o cliente e não o oposto.

Como montar uma pizzaria delivery: para começar

Entender como montar uma pizzaria delivery ou qualquer outro tipo de negócio, implica em conhecer certas vertentes mercadológicas do tipo de empreendimento que pretende-se abrir.

Nesse sentido, faça uma análise de mercado e conheça mais sobre equipamentos, logística e pessoal. Confira!

Análise de mercado

A análise de mercado é uma ferramenta importante para o processo de abrir um negócio, afinal é ela que vai permitir uma pesquisa sobre meios de produção necessários para determinada atuação.

Além disso, esta análise traz respostas para suas dúvidas e auxilia na sistematização dos objetivos do seu negócio, considerando os dados coletados sobre o público-alvo, localização, comportamento e hábitos dos clientes, concorrência, entre outros.

Equipamentos, logística e pessoal

Uma questão muito importante ao entender como montar uma pizzaria delivery é com relação aos equipamentos, que também se relacionam à logística.

Nesse sentido, é preciso entender o mercado de pizzaria e do que ele precisa para se sustentar. Então, já pode começar a considerar equipamentos como:

  • forno;
  • fogão;
  • geladeira;
  • fatiadora;
  • freezer;
  • masseira;
  • refrigeradores;
  • balança;
  • pizzaiola;
  • condimentadora;
  • embalagens.

Falando em embalagem e equipamentos, a logística está totalmente interligada, afinal é preciso pensar nos estoques de armazenamento e distribuição de produtos. 

Nesse sentido, será preciso haver instalações destes equipamentos e espaços próprios para que a logística funcione, de modo a não prejudicar os alimentos e a organização do local, sem contar a limpeza e a circulação de pessoal pelo ambiente.

Aliás, o pessoal é outro ponto crucial do seu negócio. Quando você pensa em como montar uma pizzaria, também consegue imaginar de quais profissionais pode precisar?

Sem dúvida, um bom pizzaiolo é a principal resposta! Mas não somente. Se a pizzaria é delivery, o entregador também é muito importante, assim como os outros. É preciso ficar atento com esses contratos, afinal você quer que tudo dê certo.

Como o atendimento será feito por telefone e internet, o pessoal contratado precisa estar familiarizado com a tecnologia e inovação implantadas, além de fazer um bom uso das redes sociais.

Investimento para esse tipo de negócio

Diante de todo esse material já citado sobre como montar uma pizzaria delivery, quanto você acha que deveria investir? 

Alguns acreditam que o investimento para este negócio é de no mínimo R$ 10 mil, outros estimam R$ 15 mil, mas isso pode variar muito. Tenha em mente o que você já possui e o que vai precisar. 

Então, saber sobre questões de aluguéis de imóvel, compra dos equipamentos, condições ideais para o tipo de negócio, documentação para legalizar tudo, compra de produtos e fornecimento de alimentos, entre outros, é ideal para entender quanto vai precisar desembolsar.

Como gerir uma pizzaria delivery?

Não é apenas para este tipo de negócio, mas quem procura saber como montar uma pizzaria delivery sem dúvida vai precisar entender sobre organização, meios de pagamentos e programas que podem auxiliar o processo. Acompanhe!

Softwares e organização

Os softwares serão o seu braço direito na gestão do seu negócio, então é preciso que você procure e escolha a melhor opção do mercado, de modo que ele ajude e não o oposto, ou seja, precisa ser eficaz e não complicado.

Além disso, eles ajudarão a manter a organização de tudo, com questões de recolhimento de produtos, cadastramento de clientes, gestão do estoque e os bons e produtivos balanços gerais, mensais e anuais que podem oferecer.

Aplicativos e pagamentos

Ainda falando sobre o auxílio de equipamentos tecnológicos, sem dúvida os aplicativos são essenciais, ainda mais quando o assunto é como montar uma pizzaria delivery. Nesse sentido, existe o conhecido iFood como exemplo.

Há também opções de uso de aplicativos de gestão de negócios, de contas digitais, gerenciamento de estoque, entre outros.

Mas e os meios de pagamentos? É outro ponto muito importante! Você vai precisar de uma máquina de cartão e uma boa conta digital para gerir o seu negócio da melhor forma possível e atender ao público sem percalços. 

Tenha uma boa gestão financeira

É fato que uma boa gestão financeira é imprescindível para qualquer empreendimento, principalmente quando estamos abrindo o próprio negócio e entendendo como montar uma pizzaria delivery. 

A boa gestão financeira administra todo o processo do negócio, contemplando as finanças, o investimento, as saídas e entradas, pagamentos, entre outras questões. Por isso é importante e não pode ser negligenciada.

A recomendação é de que você contrate um gestor para auxiliar você!

Nível de serviço e recorrência dos clientes

Imagine que você já sabe como montar uma pizzaria delivery e seu negócio está a todo vapor. 

Caso não tenha considerado o nível de serviço ofertado junto à demanda, podem acontecer duas coisas: muita recorrência e pouco serviço ou muito serviço e pouca recorrência. E não é isso que queremos, certo? 

Para isso existe o indicador LTV (Lifetime Value), que é uma análise do ciclo de vida do cliente com relação às projeções de lucro. Ou seja, ele vai fornecer a você dados de como aquele cliente consome e o quanto ele pode “durar” como seu consumidor. 

Isso permite que você planeje formas de retenção e fidelização de público, por exemplo, quando o indicativo for menor ou quando estiver em alta, podendo administrar o nível de serviço oferecido para que não haja prejuízo.

Promoções e produtos associados

Entender como montar uma pizzaria delivery não é difícil, esta parte vem depois: como manter, engajar e vender.

Muitos negócios não buscam inovar no ramo, mas se você quer sucesso é preciso esforço, criatividade e diferencial. Afinal, do que consumidores mais gostam na hora de comprar? 

Isso mesmo, promoção! 

Por isso, planeje e administre o seu negócio de modo que possa inovar nas promoções, seja do seu próprio produto ou de produtos associados. Para este último, por exemplo, uma boa opção são os combos: compre uma pizza e ganhe a bebida. 

Outras opções são a distribuição de brindes ao atingir certo valor. Ou seja, inove e faça promoções!

Divulgue o seu negócio

Ao descobrir como montar uma pizzaria delivery da melhor forma possível, a divulgação também entra como ponto essencial, afinal um produto que não é divulgado não é conhecido, certo?

Mas atenção! 

É imprescindível que todo o cardápio seja bem construído, de fácil entendimento e com detalhes de como são os produtos e serviços oferecidos. Além disso, isso também deve ser divulgado! 

Quando o cliente vai comprar algo para comer, ele quer saber como é, o que tem e até mesmo que “cara” possui. 

Então abuse das boas fotografias e das redes sociais para que a divulgação do seu negócio seja eficaz e que retenha o público certo. 

Se atentando a todas essas dicas, com esforço e dedicação, você pode crescer e ter sucesso com o seu negócio!

E aí, está com a papelada na mão e anotando tudo sobre como montar uma pizzaria delivery? Saiba que a Azulis está aqui para auxiliar no que for preciso! 

Aliás, você já deu uma conferida nos nossos serviços? Confira as melhores opções de empréstimos para investir no seu negócio! 

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!