Consulta Inscrição Estadual SP: como fazer gratuitamente (passo a passo)

Por Redação Azulis

Confira neste texto como fazer a consulta da Inscrição Estadual SP gratuitamente em um passo a passo simplificado

Inscrição Estadual SP

Antes de tudo, é importante entender o que é Inscrição Estadual e sua funcionalidade. A Inscrição Estadual lembra muito o CNPJ, pois se trata de um número liberado pela Secretaria de Fazenda de cada estado que possui cadastro do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) de uma empresa. De maneira simplificada, é como se fosse um registro formal de um determinado negócio, junto à Receita Estadual. 

A inscrição Estadual é composta por 9 números, formalizando as empresas que comercializam produtos e precisam fazer a emissão de Nota Fiscal de Venda ou Produto (NF-e).

Esse registro é responsabilidade de cada estado, podendo possuir exigências diferentes em cada local, pois cada estado possui uma legislação de ICMS. Sendo assim, o empreendedor precisa pedir a inscrição Estadual no local onde a sua empresa está sediada.

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A Inscrição Estadual sempre irá possuir 9 números, independente do seu estado. Confira o que significa esses dígitos:

  • Os primeiros 2 números dizem respeito ao estado de cadastro;
  • Os próximos 6 números são os da inscrição da empresa;
  • E o último número é chamado de verificador ou dígito de controle.

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Quais empresas precisam fazer a Inscrição Estadual?

Empresas de comércio, prestadoras de serviços de comunicação e energia e indústrias são obrigadas a realizarem a Inscrição Estadual. As outras segmentações de prestadoras de serviços não são obrigadas, mas precisam fazer sua contribuição por meio de um outro imposto, o ISS (Imposto Sobre Serviços).

Instituições como hospitais, laboratórios e bancos são exemplos de empresas que não são obrigadas a fazerem essa inscrição. Mas, se por acaso a empresa vender produtos e serviços, ela precisará fazer o pagamento dos dois impostos supracitados.

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Passo a passo de como fazer a Consulta Estadual SP

A consulta é realizada no site da SINTEGRA, um sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços. Para efetuar a consulta da Inscrição Estadual (IE) de um CNPJ no SINTEGRA, basta seguir este simplificado passo a passo:

1° passo: acesse o site do SINTEGRA por meio deste link: http://www.sintegra.gov.br/.

2° passo: quando visualizar o mapa do Brasil, clique sobre a Unidade da federação (UF) da empresa que deseja localizar. No caso das empresas localizadas em São Paulo, basta clicar sobre a UF “SP”.

3° passo: depois de clicar na aba “UF”, informe o CNPJ da empresa na tela de consulta, digitando os números correspondentes e clicando em “pesquisar”. Quando for colocar o CNPJ, não insira pontos nem barras, apenas os números.

4° passo: em seguida, será mostrado o cadastro com todas as informações do CNPJ pesquisado e a Inscrição Estadual do contribuinte. Seguindo esse passo a passo, será fácil realizar a Consulta Estadual SP de sua empresa ou cliente.

A Inscrição Estadual não se trata de um processo complicado, visto que apenas as empresas que fazem a comercialização de produtos físicos precisam dela. Caso a sua empresa se encaixe na modalidade de vendas de produtos online ou prestação de serviço, é necessário fazer uma Inscrição Municipal na prefeitura onde está situada a empresa. É simples e rápido de fazer a Consulta Estadual SP.

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