O que é cooperativismo, como funciona e como iniciar uma cooperativa?

Por Redação Azulis

Se você ainda não sabe o que é cooperativismo, pode estar perdendo uma grande oportunidade para agregar valor ao seu negócio.

cooperativismo

Basicamente, cooperativismo é a união com grupos de profissionais que tenham objetivos em comum, com movimentos voltados para valores éticos e do bem-estar coletivo, e aperfeiçoamento de estratégias da sua empresa. Ficou curioso para entender como isso funciona? Então, siga a leitura deste artigo e aprenda o que é cooperativismo e como empreender nessa área.

O que é cooperativismo?

O cooperativismo é a associação de um grupo de profissionais que têm objetivos sociais e econômicos afins. Essa forma de negócio busca a ascensão econômica em conjunto, objetivando também o desenvolvimento e o atendimento às necessidades do grupo. Dessa maneira, propõe soluções e vantagens a todos os envolvidos.

A cooperativa, portanto, é uma empresa criada por profissionais de determinadas áreas de atuação do mercado, que têm o propósito de gerar negócios econômicos e/ou sociais e suprir as demandas de seus associados.

São exemplos de cooperativas:

  • Rurais, a exemplo dos produtores de café, leite e seus derivados
  • De artesãos
  • De reciclagem
  • De crédito
  • Médicas
  • Habitacionais

Como o cooperativismo funciona?

O cooperativismo funciona com o compartilhamento de ideias e valores em prol de um empreendimento com administração compartilhada.  Logo, ser cooperativista é apostar no ganha-ganha, ou seja, investir na construção do seu próprio negócio, ao mesmo tempo em que contribui em benefício de todos os associados. Dessa forma, para empreender no cooperativismo, é primordial se basear em valores como a democracia, igualdade, responsabilidade e solidariedade.

Assim, o cooperado deve equilibrar o individual, o coletivo e o social, além de estabelecer a harmonia entre a sustentabilidade e a produtividade.

7 princípios e valores do cooperativismo

Se você quer abrir um negócio com base no cooperativismo, deve seguir os 7 princípios e valores fundamentais que regem esse modelo. Veja agora quais são eles.

1. Liberdade e igualdade com livre adesão

As cooperativas são abertas para quem quiser participar, desde que esteja apto para isso e assuma as responsabilidades da sua adesão.  A participação também deve ser livre e voluntária. Ou seja, nenhum membro deve ser coagido a ingressar caso não queira.

2. Democracia e responsabilidade para uma gestão democrática

Os cooperados devem participar ativamente das decisões da cooperativa por meio do voto, que deve ter o mesmo peso para cada membro.  Todos têm o direito de votar e de serem votados.

3. Responsabilidade e transparência na gestão econômica

O associado deve contribuir para o correto funcionamento da cooperativa, empregando recursos para que ela se mantenha.  Caso ela dê lucros, cada membro terá direito a uma retirada de valor, de acordo com as normas estabelecidas.

4. Autonomia e independência

Toda ação que envolva a participação de pessoas e entidades terceirizadas (como instituições financeiras), não deve afetar a gestão e o controle democrático estabelecido pelos princípios impostos pelo cooperativismo. Isso porque não pode haver regalias ou acordos que favoreçam os administradores.

5. Educação, treinamento e formação

As cooperativas devem contribuir com o desenvolvimento de seus associados, tendo como base o seu modelo de gestão.  Assim como todos precisam colaborar para o crescimento da cooperativa.

6. Parceria entre cooperativas

As cooperativas e seus membros devem se unir para divulgar e fortalecer o movimento cooperativista. Devem fazer isso trabalhando em parceria com a sociedade e utilizando estruturas públicas, compartilhadas e privadas.

SAIBA+AZULIS: Modelo de contrato social: o que você precisa saber para preencher o seu

7. Interesse pela comunidade

As cooperativas devem contribuir com o desenvolvimento econômico e social do seu entorno. O ideal é que façam isso apoiando ações humanitárias e socialmente responsáveis.

Como iniciar um negócio cooperativo?

O primeiro passo para iniciar um negócio cooperativista é formar um grupo de voluntários, que tenham interesses semelhantes e que desejem atuar juntos.  Depois disso, é importante escolher qual será o ramo de atuação e quais serão os valores da cooperativa. Em seguida, é preciso definir o capital social, ou seja, qual será a contribuição de cada membro.

Nesse momento, deve-se estruturar o organograma da cooperativa e formalizá-la junto aos órgãos competentes. É preciso pensar no estatuto da cooperativa. Nele, constam todas as regras e princípios da administração e da atuação dos cooperados junto à entidade.

SAIBA+AZULIS: Gestão participativa na empresa: vantagens e como implantar

Como o cooperativismo pode beneficiar sua empresa?

As cooperativas podem ser importantes aliadas, principalmente na hora de tirar ideias do papel e colocá-las em prática. Afinal, o modelo permite que novos negócios surjam.

Mas, para isso, você deve estar ciente de que não irá administrar sozinho, e o seu voto de decisão terá o mesmo peso que o de todos os membros.  Além disso, os lucros devem ser compartilhados.

Embora o cooperativismo seja vantajoso para quem pretende entrar no mercado, quem já tem uma empresa operante também pode se beneficiar. Nesse caso, a oportunidade é para se tornar um parceiro das cooperativas.

Se o seu empreendimento produz muitos resíduos, por exemplo, ter um contrato com uma cooperativa de reciclagem pode lhe trazer um bom retorno com a venda de materiais recicláveis.

Nas cooperativas de crédito, por sua vez, é possível solicitar empréstimos e financiamentos que podem ser vantajosos para o seu negócio.

Já em uma cooperativa médica, você pode conseguir atendimento com preço justo para os seus funcionários. Ou, caso tenha um restaurante, existe a chance de comprar da associação dos produtores rurais.

Além disso, quando a sua marca é associada a uma cooperativa, você aumenta a confiança dos consumidores em relação à empresa. E, como consequência, melhora a sua imagem e reputação no mercado. Logo, quando investe no bem comum, a prosperidade dele também é a sua própria ascensão.

Como vimos, a resposta para o que é cooperativismo está relacionada a uma economia participativa, que tem como objetivo promover o bem-estar social para todos os associados.

Se você pretende entrar nesse meio, mas não quer despender tanta energia com processos complexos e precisa tomar decisões mais assertivas, uma boa pedida é utilizar a plataforma da Azulis.  Nela, você encontra as melhores opções de produtos e serviços para o seu negócio.