Como administrar uma empresa do jeito certo

Por Redação Azulis

Aprenda de uma vez por todas como administrar sua empresa da maneira correta, com nossas recomendações e dicas.

Não é todo empreendedor que sabe como administrar uma empresa do jeito certo. A gestão, de fato, é uma competência que precisa ser desenvolvida e aprimorada.  Colocar um negócio para rodar vai muito além de abrir as portas.

O empresário, além de dominar os produtos e serviços oferecidos, também deve conhecer as estratégias de marketing e de vendas. Fora isso, precisa acompanhar, de perto, o planejamento estratégico da sua empresa e o fluxo financeiro.

Garantir que a operação funcione perfeitamente é algo desafiador, mas longe de ser impossível, então, não desanime e siga a leitura.

Se você está procurando dicas de como administrar uma empresa para levar o seu negócio ao sucesso, chegou ao lugar certo.

Neste artigo, vamos abordar algumas recomendações e erros que você deve passar longe.

Acompanhe!

Como administrar uma empresa: passo a passo

Administrar uma empresa pode não ser uma tarefa tão complexa se você combinar organização e disciplina com a busca constante por aprendizado.

Veja abaixo algumas dicas simples, mas indispensáveis, para a gestão de um negócio.

Ao segui-las, você se aproxima dos bons resultados.

1. Faça um planejamento estratégico

O planejamento estratégico é a base para a operação de qualquer empresa.

Nele, você deve definir:

  • Os objetivos do seu negócio
  • A visão de futuro (onde pretende chegar)
  • Quais serão os recursos e as ações necessárias para colocar a empresa em destaque no mercado
  • Prazos para as ações
  • Atividades-chave.

2. Cuide das finanças

Para garantir o bom funcionamento da empresa, você precisa ficar atento ao fluxo de caixa.

Registre tudo o que entra e o que sai de capital para que você tenha controle das suas finanças.

É muito importante ainda não misturar as contas pessoais com as da empresa.

Lembre-se de que a empresa deve dar lucro, para só depois você fazer as suas retiradas – e elas devem estar previstas em um pró-labore.

3. Controle o estoque

Se você trabalha com estoque, ter controle sobre ele é fundamental para uma visão do que precisa repor e da própria velocidade de reposição.

Saber quais são os itens mais solicitados e quais não têm saída ajuda a tomar decisões mais assertivas.

O objetivo se divide em dois: não gastar em produtos que encalham e não perder vendas pela falta de algum item.

Esse acompanhamento é fundamental para que você também se planeje financeiramente para dar conta desse fluxo.

Afinal, toda reposição de estoque exige uma nova compra.

A verdade é que não há como administrar uma empresa com sucesso se você se descuida do estoque.

4. Garanta a qualidade dos produtos e serviços

Independentemente do público que você atenda, a qualidade é fator primordial para o sucesso de qualquer empreendimento.

Isso porque os clientes estão cada vez mais exigentes e conscientes do seu poder de compra.

Além disso, são menos fiéis, e podem trocar o seu negócio pela concorrência caso não se sintam satisfeitos com o que você oferece.

5. Monte uma equipe eficiente

Para que o seu negócio cresça, você precisará de pessoas para ajudá-lo nesse processo.

Portanto, invista em bons processos seletivos, capacite os funcionários e acompanhe-os de perto.

Dessa forma, você garante a eficiência da sua operação e a satisfação do seu consumidor.

6. Cuide do marketing

Mesmo uma pequena empresa precisa trabalhar o seu marketing.

E isso vai além do cuidado com a identidade visual.

Você também precisa se dedicar a fazer:

  • Divulgação dos seus produtos e serviços
  • Parcerias com outros estabelecimento
  • Ações promocionais que estejam dentro do seu orçamento.

Pequenos esforços ao longo do tempo ajudam a criar uma marca forte e reconhecida no mercado!

Erros a evitar ao administrar uma empresa

Você acabou de ver um passo a passo sobre como administrar uma empresa.

Mas o aprendizado não acaba aqui.

Para qualificar suas ações de gestão, procure também aprender com os erros – sejam seus ou de outras empresas.

Veja comportamentos nocivos ao sucesso do seu negócio.

Não estudar o mercado

Apesar de ser recomendado que você abra um negócio com o qual tenha afinidade, é preciso ter em mente que seus produtos e serviços serão vendidos a outras pessoas.

Será que elas se interessam pela sua oferta?

Além disso, para que a sua operação funcione, você deve considerar também os fornecedores e parceiros.

Um erro muito comum de novos empreendedores é ignorar todo esse cenário.

Portanto, fuja dessa cilada, e mantenha-se atento às relações da sua cadeia.

Dedique tempo para entender como as coisas funcionam e nunca deixe de estudar o mercado no qual a sua empresa está inserida.

Não ter capital de giro

Como o negócio é novo, será necessário um tempo para formar uma clientela.

Enquanto isso não acontece, gastos com estrutura, impostos e pessoal se mantém a cada mês, ainda que você não gere receitas suficientes para cobrir as despesas.

Isso sem contar as baixas nos períodos de sazonalidade nas vendas.

Logo, ter capital de giro é fundamental para enfrentar essas fases de adaptação e de demanda do mercado.

Fazer retiradas do caixa da empresa para pagar contas pessoais

Misturar as finanças pessoais com o caixa da empresa é uma falha frequente entre os empreendedores iniciantes.

E é também um dos motivos que ocasionam o fechamento da empresa logo nos primeiros dois anos, segundo aponta o Sebrae.

Se o negócio já dá lucro, é recomendado que você estipule um valor de retirada mensal.

Para chegar a esse valor, pense em quanto seria pago para um funcionário fazer o mesmo trabalho que você.

Mas, atenção: lembre que, além de pagar todas as despesas do empreendimento, você ainda deve reservar um valor para reinvestir no negócio.

Separe também uma parte para garantir uma reserva de emergência.

Ela pode ser útil de diferentes formas, como para uma compra emergencial ou para quitar uma rescisão de contrato.

Como se qualificar enquanto administrador?

Você está aqui porque quer aprender como administrar uma empresa do jeito certo.

Então, precisa estar atento às oportunidades de qualificação.

É possível, por exemplo, recorrer a outros empreendedores que já percorreram os mesmos caminhos.

Afinal, eles podem dividir experiências e compartilhar as ferramentas que os ajudaram a estruturar o negócio.

Outra forma de se tornar um bom administrador é investir em cursos de capacitação, ler livros sobre o assunto, assistir a tutoriais e uma série de outros recursos disponíveis.

Buscar conhecimento é sempre uma ótima pedida.

Nesse sentido, você pode ampliar o seu aprendizado com os conteúdos da Azulis.

No site, é possível encontrar artigos e vídeos com as soluções para as suas principais dúvidas.

Além disso, com uma linguagem simples e acessível, você tem acesso às novidades e tendências do mercado.

Agora que já sabe como administrar uma empresa do jeito certo, está na hora de colocar as dicas em prática, não acha?

Mas, antes de ir, não se esqueça de escrever a sua opinião sobre o artigo no campo de comentários!

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