Empréstimo consignado: tudo sobre essa modalidade de crédito

Por Redação Azulis

Procurando crédito? Então, vale a pena conhecer a modalidade de empréstimo consignado. Saiba como funciona e como contratar.

Empréstimo consignado

Quem precisa de dinheiro, tem no empréstimo consignado uma das opções mais atrativas ao bolso. Essa modalidade possui os maiores índices de satisfação para os envolvidos na operação, tanto para quem toma quanto para quem concede o crédito.

E não é difícil de entender a razão para isso. Apesar de, na prática, ele ser idêntico ao empréstimo pessoal, seu mecanismo é ligeiramente diferente em termos de taxas e garantias envolvidas – o que é possível graças ao desconto do valor diretamente na folha de pagamento.

Não por acaso, essa modalidade está disponível principalmente para servidores públicos e aposentados, já que são perfis com maior capacidade de adimplência. Embora outros também possam recorrer a ele, com vantagens.

Se você tem dúvidas sobre o assunto ou pretende solicitar crédito, continue por aqui.

O que é empréstimo consignado?

Empréstimo consignado é o tipo de crédito pessoal no qual os pagamentos são feitos mediante desconto em folha de pagamento. Dessa forma, o valor das parcelas contratadas é abatido antes mesmo que o devedor possa decidir o que fazer com o dinheiro do seu salário.

Para os bancos e financeiras, trata-se de uma forma segura de se conceder crédito, pois há baixa taxa de inadimplência da modalidade. Segundo o Banco Central, ela apresenta um dos menores índices nesse quesito, comparada com outros tipos de crédito.

Do lado de quem toma crédito, a vantagem fica por conta das taxas de juros e do Custo Efetivo Total (CET), consideravelmente mais baixos do que em outras categorias de empréstimo pessoal.

Como o empréstimo consignado funciona?

O empréstimo consignado tem um funcionamento similar ao do crédito sem garantia. Assim sendo, o pedido de dinheiro extra pode partir do cliente, que, por meio de uma simulação, antecipa as taxas, valor e quantidade das parcelas a serem pagas.

O caminho inverso também pode ser percorrido, ou seja, em vez do cliente procurar o  banco, é a empresa que o encontra, ao fazer prospecção ativa.

SAIBA+AZULIS: Empréstimo urgente para negativados: cuidados, dicas e como fazer

Por um formato ou outro, o valor disponibilizado pela financeira é acertado em contrato e, a partir daí, o dinheiro é liberado e parcelas mensais são abatidas diretamente do salário ou benefício (no caso de aposentados). Significa que, sempre que o tomador recebe seu pagamento em conta bancária, o valor destinado à parcela já é descontado.

Como o credor tem uma garantia muito maior de recebimento, isso se reflete nas taxas, que costumam ser as menores entre as diferentes modalidades de crédito pessoal. Cabe frisar ainda que, no empréstimo consignado, o valor não pode ultrapassar 35% da renda mensal do trabalhador/servidor/aposentado.

Vantagens e desvantagens do empréstimo consignado

Já vimos que, para os bancos, o consignado é vantajoso por representar menos risco de inadimplência e, para quem toma crédito, o atrativo são as taxas mais baixas.

Sendo uma modalidade de crédito de baixo risco, quem tem direito a ela, naturalmente, tem à disposição uma oferta muito mais ampla do que pessoas negativadas ou que não tenham como apresentar as garantias exigidas.

Essa oferta maior, por outro lado, pode ser uma faca de dois gumes. Isso porque o acesso fácil ao crédito não raramente leva ao superendividamento, ou seja, ao acúmulo de empréstimos, chegando ao limite da margem consignável.

SAIBA+AZULIS: Empréstimo Sim: crédito com e sem garantia

Outro aspecto a ser destacado é o desconto indevido, feito por empresas que agem de forma fraudulenta. Por meios obscuros, elas conseguem ter acesso aos dados da pessoa com margem consignável, fazendo descontos em folha por empréstimos não solicitados.

Trata-se de um crime, portanto, deve ser imediatamente denunciado no Procon tão logo seja detectado. Dependendo do caso, cabe até indenização.

A boa notícia é que todas essas desvantagens são minimizadas quando você se relaciona com financeiras corretas, de reputação reconhecida e atuação regularizada no mercado. A Azulis ajuda você a encontrar o empréstimo consignado ideal. Conheça agora as opções com as melhores taxas!

Taxas cobradas no empréstimo consignado

As taxas e o CET do empréstimo consignado são realmente bastante atrativos.

Considerando que boa parte das linhas de crédito pessoal têm taxas que podem chegar a 12,9% mensais, os 2,08% máximos determinados pelo INSS realmente o tornam quase irresistível. Esse limite sobe para 3% no cartão de crédito, o que é igualmente interessante, já que, para essa modalidade, normalmente, os bancos cobram taxas entre 12% e 14% a.m.

Posso usar o dinheiro do consignado no meu negócio?

Com condições e custos atrativos, não surpreende que tantos servidores tomem crédito via consignação.

Muitos, inclusive, o utilizam como forma até de começar um negócio ou para investir, já que os juros muito baixos permitem operar com custo mínimo. Se é essa sua intenção, vale sempre apostar no bom e velho planejamento.

Esse recurso extra pode ser o que faltava para concretizar seu sonho empreendedor. Porém, empréstimo feito sem pensar só pode trazer como retorno o endividamento, até mesmo se ele for a juros baixos. Então, dedique-se ao planejamento, tenha uma boa estratégia de negócios e, se o empréstimo consignado couber nela, é só pesquisar as opções no mercado

Para garantir a melhor oferta de crédito, não deixe de consultar o site da Azulis. Sua saúde financeira e o seu bolso agradecem!

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!