7 dicas para faturar mais no mês de festas juninas

Por Fernanda Santos

Junho é mês de festa junina, a tradicional celebração brasileira que nasceu para homenagear São João, São Pedro e Santo Antônio

Incluir receitas típicas no menu, vender roupas de caipira e fazer uma decoração de arraial na sua loja são ideias para quem quer faturar mais nesta época do ano. Veja nossas dicas

dicas-ganhar-dinheiro-festa-junina

As famosas festas juninas começaram há algumas semanas por todo o País e estão atraindo milhões de brasileiros. Para se ter uma ideia, as duas celebrações mais tradicionais de Campina Grande (PB) e de Caruaru (PE), juntas, devem receber cerca de 5,5 milhões de pessoas e injetar mais de R$ 500 milhões na economia das cidades, segundo dados do Ministério do Turismo.                                                             

Com tanta gente disposta a festejar, a época é uma ótima oportunidade para quem tem um negócio e quer aumentar o faturamento. Reunimos dicas que vão deixar o seu arraial muito mais lucrativo. Confira:

1) Inclua comidas típicas no seu menu

Para muita gente, o que mais vale a pena nas festas juninas é a comida. A lista de receitas tradicionais é longa e inclui bolos, pé de moleque, canjica, paçoca, pamonha, pipoca, caldos quentes, milho verde, além das bebidas tradicionais – com destaque para o quentão e o vinho quente. Se você faz alimentos para vender, tem um restaurante, padaria ou algo do tipo a dica é montar um menu especial para esse mês de festa junina. 

Você pode procurar cursos específicos de culinária para aprender as receitas ou buscar na internet. Se tiver mais tempo para dedicar, pense em embalagens criativas ou detalhes que incrementem as receitas. Outra sugestão é fechar alguns “combos juninos” para quem vai receber amigos em casa ou abrir a agenda para encomendas.

Outra opção é procurar as paróquias, escolas e clubes da sua região, que costumam promover festas todo ano, e perguntar se pode abrir uma barraquinha do seu negócio por lá.

2) Aposte em uma edição especial

Para quem não tem braços para mudar muito o menu, a dica é apostar em uma edição especial de algum item do seu cardápio. Se você tem uma brigaderia, pode fazer um brigadeiro de paçoca, por exemplo. Se tem uma loja de bolos, pode fazer uma receita especial de molho de milho com queijo ou de fubá cremoso.

Existe grande chance das pessoas gostarem tanto da novidade que ela vai acabar entrando de vez no seu menu.

3) Venda artigos de decoração

O clima de arraial em junho e julho está por toda parte: nas festas, ruas, escolas, supermercados e lojas. Se você tem uma loja de decoração, artigos para festas ou qualquer coisa parecida, vale a pena investir tempo e algum dinheiro para fazer peças exclusivas de festa junina. Bandeirinhas, toalhas quadriculadas, balões, enfeites de chapéu de palha ou suportes para comidas são ótimas ideias.  

4) Decore sua loja

Como comentamos, a decoração faz toda a diferença na hora de atrair as pessoas para o seu comércio. Decorar a loja com bandeirinhas coloridas, chapéus de palha e outras peças que rementam ao mês junino pode ajudar a aumentar suas vendas.

Se você quiser ser ainda mais temático, pode apostar na música de quadrilha e oferecer alguns quitutes juninos de brinde aos clientes, como um pedaço de bolo, uma paçoca ou um pé de moleque. Esse agrado vai funcionar como um incentivo a mais para as pessoas entrarem na sua loja.

5) Coloque brindes e acessórios nas prateleiras

Outro tipo de produto que sai bastante nessa época do ano são os brindes para bingo, barracas de pescaria e lembrancinhas de festa. Alguns acessórios, como laços de cabelo e chapéus de palha, também fazem sucesso. Se você tem uma lojinha ou faz artesanatos para vender, aposte nessa ideia para ganhar mais dinheiro. A dica é avisar os clientes que está no clima junino e postar algumas peças bonitas nas suas redes sociais.

Lembre-se sempre que quanto mais original e criativo for o produto, mais atenção ele vai chamar. Peças personalizadas e bem feitas certamente ganham uma boa propaganda boca a boca.

6) Venda ou alugue roupas de caipira

Em junho, especialmente as mães das crianças que dançam quadrilha na escola saem em busca de vestidos de chita, camisas xadrez, calças remendadas, lenço para o pescoço entre outras peças que remetem ao vestuário típico do caipira.

As lojas de roupas e costureiras autônomas podem aumentar, e bastante, a renda nesta época do ano. Você pode vender roupas prontas, pegar encomendas ou deixar alguns looks disponíveis para alugar. Vale a pena apostar em vários modelos e tamanhos para agradar o maior número de pessoas possível.

7) Faça um evento junino

Essa dica vale especialmente para quem tem um negócio de comida ou bebida. Você pode aproveitar a data para organizar alguns dias de café junino, por exemplo. O cliente paga um preço fixo e tem direito a comer e beber uma determinada quantidade de itens do cardápio – como um pratinho de milho verde, com bolo e café.

Se o seu negócio é um bar ou restaurante, pode fazer uma noite típica, com música, uma mesa de comidas e algumas bebidas da época, como quentão e vinho quente. Também incentive as pessoas a se vestirem a caráter, pois pode ser bem divertido.

Com um pouco de criatividade e organização, dá para aproveitar esses meses do ano para melhorar o faturamento e alavancar as vendas do seu negócio. De quebra, ainda ajuda a melhorar essa festa bonita e tradicional, que é orgulho dos brasileiros.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!