Motivação no trabalho: por que isso é tão importante?

Por Redação Azulis

Entenda o que existe por trás da motivação no trabalho, quais as principais teorias e como fazer para melhorar a motivação da sua equipe e a sua também.

Manter uma equipe com motivação no trabalho é um fator essencial para o sucesso. Duvida? Veja este dado: em 2015, apesar de a economia brasileira ter sofrido queda de cerca de 3,8% do PIB, as empresas consideradas melhores para trabalhar tiveram um aumento de 14% no lucro e no faturamento.

Entenda mais sobre o que é a motivação no trabalho e como melhorar esse aspecto na sua empresa. Confira a seguir!

Motivação no trabalho: do que estamos falando, afinal?

O conceito de motivação está diretamente relacionado com um motivo ou causa que gera uma ação. Nada acontece sem um impulso. Portanto, sem motivação, dificilmente as tarefas de um trabalho serão realizadas.

A motivação no trabalho é determinada por um conjunto de fatores que leva uma pessoa a realizar as tarefas do trabalho ou a desejar se manter em uma situação profissional. Dessa forma, é fácil entender que os motivos que levam à realização de uma tarefa têm um impacto direto sobre os resultados.

De uma forma geral, os resultados atingidos com um trabalho dependem do tipo de motivação dos colaboradores.

Quais são os tipos de motivação?

As duas principais formas de motivação são: a intrínseca e a extrínseca.

A motivação intrínseca é aquela que depende apenas do próprio indivíduo. Pessoas são automotivadas para realizar uma ação quando enxergam um sentido e um propósito no que estão fazendo.

Por isso, esse tipo de motivação no trabalho é muito valioso. Ele se mantém por longos períodos e tende a estar associado com o desenvolvimento de competências e habilidades.

Apesar de ser de origem interna, a motivação intrínseca também pode ser influenciada por fatores externos, como metas da empresa ou objetivos pessoais. Quanto mais se estimula a motivação interna dos colaboradores de uma empresa, em geral, melhores os resultados.

Já a motivação extrínseca é a que ocorre quando uma ação é motivada por fatores externos à própria pessoa. Pode estar associada a um sentido e um propósito coletivos. Em situações como essa, ela é mais benéfica para atingir bons resultados.

Por outro lado, existem motivações externas que têm uma utilidade mais limitada e que precisam ser utilizadas em conjunto com outras. É o caso, por exemplo, de promoções, premiações ou bônus por resultados. São elementos positivos – mas, isolados, não garantem a satisfação dos colaboradores.

Quais as teorias da motivação?

Existem muitas teorias para explicar a motivação, como a Teoria das Necessidades de Abraham Maslow, a Teoria Bifatorial de Frederick Herzberg, a Teoria da Equidade de Adams e a Teoria das Expectativas de Vroom.

As duas primeiras – a Teoria das Necessidades e a Teoria Bifatorial – procuram identificar os fatores que motivam uma pessoa.

Na Teoria das Necessidades foi desenvolvida a famosa Pirâmide de Maslow. Ela classifica as necessidades humanas desde as de ordem inferior, como as necessidades fisiológicas e de segurança, até as de ordem superior, como as sociais, de estima e de autorrealização.

As outras duas teorias – a Teoria da Equidade e a Teoria das Expectativas – são muito mais focadas nos processos cognitivos que influenciam a tomada de decisão.

A Teoria da Equidade é mais voltada para como os colaboradores avaliam a maneira de distribuição de recompensas. Já a Teoria das Expectativas está voltada para como as pessoas se autoavaliam de forma consciente e ajustam o comportamento de acordo.

Falta de motivação: de onde vem e quais as consequências?

O principal sinal de que você pode estar trabalhando com uma equipe desmotivada é o baixo desempenho dos colaboradores. Isso porque, quando não estão motivados, eles tendem a diminuir a qualidade das suas entregas, ou até mesmo não cumprir prazos, por exemplo.

É possível que você comece a notar coisas como: mais falhas de comunicação, maior negativismo por parte do colaborador, demonstração de falta de interesse em atividades ou treinamentos e aumento de faltas no trabalho.

Dessa forma, o desempenho da equipe começa a cair e os resultados da empresa ficam aquém dos desejados. Por isso é tão importante investir na motivação de todos os envolvidos no trabalho.

Como melhorar a motivação no trabalho?

Agora que você já entendeu o que é e qual a importância, veja as dicas para cuidar da sua motivação e da sua equipe.

Cuide da motivação da sua equipe

Para ter uma equipe motivada, é importante tratar todos igualmente e reconhecer o valor de cada colaborador. Nesse sentido, ajuda muito conhecer bem os profissionais e criar um bom relacionamento com eles.

É fundamental investir em treinamentos e capacitações para proporcionar desenvolvimento pessoal e profissional de cada indivíduo.

Além disso, é muito útil criar metas claras e objetivas, de preferência em conjunto com os colaboradores. Dar bons feedbacks sobre o desempenho nas atividades combinadas, com dicas e sabendo ouvir, também são de grande valia para melhorar a motivação no trabalho da equipe.

Cuide da sua motivação

A qualquer sinal de alerta, reflita sobre a sua motivação. Verifique se você está realizando atividades que estão alinhadas com os seus objetivos de vida e se você está conseguindo se desenvolver pessoal e profissionalmente.

Avalie, também, a sua visão e as suas metas de trabalho, e tenha clareza sobre esses aspectos profissionais. Quando as tarefas diárias são conectadas a um objetivo maior, a motivação no trabalho aumenta.

Esteja sempre disposto a aprender mais e a buscar feedbacks de seus colegas e colaboradores. Isso tende a melhorar o seu desempenho e, quando você perceber os resultados positivos, ficará mais motivado.

Quais as vantagens de uma boa motivação no trabalho?

Além de aumentar a produtividade, uma boa motivação no trabalho pode evitar uma série de problemas.

Alguns dos resultados que podem ser obtidos a partir de uma melhora da motivação da equipe são: diminuição de conflitos e reclamações, diminuição da rotatividade de funcionários, aumento de proatividade dos colaboradores e diminuição do absenteísmo.

Saiba mais no site da Azulis

Continue navegando no site da Azulis para aprender mais sobre como melhorar a motivação no ambiente de trabalho e sobre como motivar funcionários.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!