Rotatividade: causas, impactos e como reduzir o turnover

Por Redação Azulis

A rotatividade de colaboradores é um desafio que muitos empresários têm de lidar na sua rotina.

Além do aumento de despesas com desligamento e recrutamento de novos profissionais, a movimentação no quadro de funcionários também interfere no andamento das atividades e no próprio clima organizacional. Diante desse cenário, é preciso conhecer as causas que levam aos desligamentos para adotar medidas em resposta.

Veja, neste artigo, quais são os principais motivos para a rotatividade nas empresas e descubra como minimizar os impactos causados.

Entendendo a rotatividade na empresa

A rotatividade de pessoal pode ser interpretada como a relação entre admissões e desligamentos dentro da empresa. Assim, um alto grau de rotatividade indica a necessidade de melhorar as contratações ou, ainda, de otimizar os processos e a prática da gestão dentro do empreendimento.

É um indicativo de que há falhas na seleção ou na retenção de talentos na empresa.

O que é turnover e como calcular?

Turnover é o termo em inglês para rotatividade de pessoal. Ele mensura a entrada e saída de colaboradores em uma organização. Essa rotatividade pode ser voluntária, quando o colaborador pede demissão ou se aposenta, e involuntária, quando ele é desligado da empresa.

Existem três cálculos para verificar o turnover dentro da empresa. Acompanhe!

Turnover geral

O turnover geral de uma organização pode ser obtido a partir da seguinte fórmula:

  • ([contratações mensais + rescisões mensais] / 2) / número de colaboradores.

Supondo que a empresa tenha 20 empregados, cinco admissões e três desligamentos mensais, o cálculo seria o seguinte:

  • [5 + 3] / 2 = 4;
  • 4 / 20 = 0,2

Para chegar ao valor da porcentagem, você precisa multiplicar o resultado por 100.

Na equação acima, portanto, a taxa de turnover geral é de 20%.

Turnover de desligamentos

A porcentagem de saída dos colaboradores também pode ser calculada, atendendo à seguinte fórmula:

  • Turnover de desligados = total de rescisões mensais / número de empregad

Vamos continuar utilizando o exemplo anterior para o número de funcionários e desligamentos.

  • 3 / 20 = 0.15
  • 0,15 x 100 = 15%.

A taxa de desligamentos da empresa é de 15%.

Turnover de admissão

Ainda é possível calcular o turnover de admissão.

Para isso, use a seguinte fórmula:

  • Turnover de admissões = rescisões de empregados com menos de 6 meses de casa / número de funcionários total.

Supondo que você contratou dois profissionais recentemente e teve de demiti-los, sendo que seu quadro de funcionários é de 20 pessoas, o cálculo seria o seguinte:

  • 2 / 20 = 0,1;
  • 0,1 x 100 = 10%.

Esse resultado é bem parecido com o da taxa de desligamento. No entanto, o turnover de admissões é voltado para contratações mais recentes. Para as pequenas empresas, o mais recomendado é fazer os cálculos considerando os valores por semestre ou ano. Dessa forma, analisando um período mais longo, é possível verificar os impactos da rotatividade de forma mais ampla.

O que causa a rotatividade?

A rotatividade de pessoal é causada por uma série de fatores que, na maioria dos casos, têm relação com o ambiente organizacional. No entanto, questões pessoais também figuram entre os motivos. Conheça, agora, as principais causas de turnover.

Sobrecarga de atividades no trabalho

Um estudo da TINYpulse, realizado em 2015, mas ainda atual, revelou que cerca de 70% dos colaboradores se sentem sobrecarregados com as suas funções. A pressão para cumprir todas as tarefas impostas é uma das razões para a falta de motivação no trabalho. E, por consequência, um motivo para o desligamento.

Preferência da liderança por certos colaboradores

Esse é um dos fatores que causam mais insatisfação no trabalho. Tratamentos diferenciados podem fazer com que os outros colaboradores se sintam pouco valorizados. Ainda mais quando o sistema de promoção beneficia os “amigos” da liderança, e não aqueles que, de fato, tiveram mérito. Além disso, a falta de comunicação com o chefe também é um dos motivos que levam os profissionais a pedirem demissão.

Clima organizacional ruim

Um ambiente ruim de trabalho também motiva colaboradores a pedirem desligamento da empresa. Entende-se por ambiente ruim aquele que oferece condições de trabalho desfavoráveis, como falta de equipamentos e estrutura, além de conflitos constantes entre colegas ou com superiores. A interferência do clima é tanta que um estudo da Sodexo, divulgado pela revista Exame, evidenciou a relação entre a atmosfera da organização e a produtividade.

A pesquisa concluiu que 91% das empresas que se preocupam com o bem-estar dos seus funcionários apresentam um bom clima organizacional. E, dessas, 96% dizem ter resultados melhores.

SAIBA+AZULIS: Como se tornar um pequeno empreendedor de sucesso

Como a rotatividade afeta os resultados?

O maior prejuízo para as empresas que lidam com a alta rotatividade de colaboradores é a queda na produtividade. Além disso, quando um funcionário é desligado, leva com ele todo o conhecimento que adquiriu ao longo da permanência na organização. Os altos custos com rescisões e contratações também são responsáveis por onerar o caixa da empresa, colocando em risco toda a operação.

O que fazer para reduzir o índice de rotatividade?

Reduzir a rotatividade na empresa é possível com algumas ações práticas.Quer saber quais são? Listamos abaixo!

Invista em uma boa comunicação

Investir em uma boa comunicação com a equipe pode ser a chave para aumentar a motivação e o engajamento. Faça reuniões periódicas para reforçar as metas e aproveite o espaço para informar tudo o que acontece na empresa. Uma boa prática é realizar feedbacks negativos ou construtivos individualmente, para não expor o colaborador na presença dos colegas.

Ofereça benefícios

Planos de saúde e alimentação balanceada, por exemplo, são muito valorizados pelos funcionários. Portanto, além do salário, capriche no pacote de benefícios. Ele ajuda na retenção de talentos.

Ofereça bonificações

Uma ótima forma de motivar os colaboradores a permanecerem na organização é oferecer recompensas por metas alcançadas. Com isso, você ainda eleva os resultados do seu negócio. Observe que a rotatividade nas empresas é um mal que pode ser combatido, desde que exista um olhar atento da gestão e comprometimento para atuar. Para evitar o turnover, é recomendado investir em recrutamento e seleção. Um processo bem feito diminui as chances de contratar profissionais com perfis desalinhados com o cargo ou com a cultura organizacional da sua empresa.

Agora, é só colocar em prática o que aprendeu neste artigo.

Aprenda mais com Azulis

Se você tem o próprio negócio ou pensa em empreender, a Azulis é o lugar certo. Na nossa plataforma, você encontra soluções gratuitas que ajudam a construir o sucesso da sua empresa, como o comparador de maquininhas e o lembrete do DAS MEI.

A Azulis também conta com o Vida de Dono, um portal de conteúdo onde você encontra dicas, conhece histórias inspiradoras e tira dúvidas sobre temas essenciais do mundo do empreendedor.

 

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!