Motivação no ambiente de trabalho: o que é e como alcançar

Por Redação Azulis

A motivação no ambiente de trabalho está diretamente relacionada aos resultados dos negócios. Veja como ter uma equipe motivada.

O significado básico de motivação está relacionado ao fator que faz com quem alguém realize determinada ação.

Praticamente tudo o que é feito pelos seres humanos necessita de motivação. Dito isso, a motivação no ambiente de trabalho é ainda mais séria, porque tem o poder de mudar os resultados apresentados por uma equipe.

Neste texto, trouxemos dicas detalhadas para melhorar a motivação no ambiente de trabalho. Continue a leitura para saber como ter uma equipe motivada e para melhorar o sucesso nos negócios.

O que é motivação no ambiente de trabalho?

Engana-se quem pensa que para o bom funcionamento de um negócio basta que os funcionários desempenhem as suas funções de maneira automática, apenas cumprindo a obrigação.

Essa forma de pensar provoca uma desumanização da equipe, o que pode causar transtornos a longo prazo, comprometendo a qualidade dos serviços e podendo até se tornar fonte de doenças laborais.

O bom andamento das atividades no trabalho depende de uma equipe motivada e, para isso, cada colaborador deve ser envolvido.

Logo, a motivação no ambiente de trabalho está relacionada a diversos fatores. Uma boa infraestrutura já é o começo ideal, porque o trabalhador precisa de um ambiente seguro para desenvolver suas atividades.

Pensando em um escritório, por exemplo, uma cadeira que não seja confortável e que não regule facilmente de acordo com a altura do funcionário, comprometendo a ergonomia, é um fator que gera desmotivação. Isso também vale para computadores desatualizados, com softwares que não atendem mais às demandas modernas.

Dessa forma, o trabalho se torna mais lento, comprometendo a produtividade e prejudicando os indicadores de desempenho.

Além disso, entra na conta da motivação também a valorização dos colaboradores e a sua realização enquanto profissionais.

Desse modo, é muito importante contar com um pagamento que compense o trabalho exercido. O reconhecimento por parte dos superiores é um fator decisivo para que os colaboradores possam desenvolver a sua carreira.

Quais os benefícios da motivação no ambiente de trabalho?

Entenda como a motivação no ambiente de trabalho pode beneficiar a sua equipe e o negócio como um todo.

Melhora da performance da equipe

Trabalhadores motivados apresentam melhor desempenho individual e, principalmente, trabalham melhor em equipe. Dessa forma, o entrosamento do grupo tem maior fluidez.

Com isso, melhoram também os indicadores, como o tempo para encontrar a resolução para um problema, retenção de clientes e diminuição do turnover.

Otimização da lucratividade

Por diversas razões, a motivação é um fator determinante para melhorar a receita de uma empresa. Como foi citado anteriormente, com uma equipe motivada, o turnover é diminuído. Isso quer dizer que a taxa de rotatividade é menor.

Dessa maneira, há uma economia de recursos, porque sai mais barato manter os funcionários atuais do que contratar novos. Isso porque a entrada de novo pessoal requer treinamento e adaptação, além do tempo de experiência.

O lucro também é otimizado, porque os colaboradores têm a sua disposição renovada, devido aos métodos para melhorar a motivação. Com os incentivos adequados, é possível trabalhar com mais afinco.

Desenvolvimento profissional

Uma empresa que se preocupa em motivar os seus funcionários, mostra-se um local de trabalho de maior confiança. Por isso, as chances de desenvolver uma carreira são maiores. Por meio de cursos e dedicação ao trabalho, é possível receber promoções, avançando de cargo e alcançando o sucesso desejado.

Como avaliar a motivação das equipes?

Com certeza, uma forma eficaz de perceber como vai a motivação no ambiente de trabalho é por meio da análise dos indicadores. É preciso prestar atenção em uma mínima mudança negativa ou até mesmo na estagnação dos números. A partir daí, pode-se investigar a causa, buscando soluções adequadas.

Também é necessário observar os sinais que surgem na equipe. Desentendimentos frequentes sobre os procedimentos de trabalho são preocupantes, e devem levar a uma reafirmação das regras.

Uma boa forma de melhorar o clima geral é por meio da promoção de confraternizações e exercícios dinâmicos para reavivar o espírito de equipe.

Também é possível descobrir o nível geral de motivação pela satisfação dos clientes. O serviço entregue é um reflexo de como o colaborador está se sentindo dentro do ambiente laboral. Pensando dessa maneira, é importante sempre fazer uma pesquisa de satisfação para descobrir as particularidades de cada atendimento fornecido.

Também vale a pena criar maneiras para que os funcionários se expressem em relação aos problemas sem que se sintam expostos. Assim, a manutenção de relatórios periódicos avaliando os aspectos motivacionais da empresa pode ser uma solução interessante para isso.

A rotatividade é outra forma de medir a motivação dos colaboradores. Dificilmente, em uma equipe motivada, ocorrem muitas mudanças do corpo laboral.

Como promover a motivação no ambiente de trabalho?

Existem diversas formas de promover a motivação no ambiente de trabalho. Primeiramente, é preciso conhecer a fundo a sua equipe, para entender o que vai funcionar melhor.

Porém, existem fatores básicos que contribuem em quase todos os cenários empresariais. Contar com uma liderança comprometida, por exemplo, é essencial. Isso significa que gestores e supervisores precisam estar ao lado de seus funcionários para mostrar que estão todos caminhando juntos. Contar com chefes que dão o exemplo é muito motivador, porque os colaboradores passam a ter em quem se espelhar na hora de desenvolver as suas atividades.

Deriva desse mesmo fator a firmeza da liderança. Ter uma hierarquia bem estabelecida é uma forma de garantir segurança a equipe.

É importante contar com uma figura a quem se possa reportar os problemas e dúvidas do dia a dia laboral. Esse tipo de organização é essencial para que os funcionários sejam motivados.

Além disso, a valorização de trabalhos individuais e coletivos é de extrema importância para garantir que a rotina exaustiva seja recompensada.

Dessa forma, é interessante conceder bônus aos funcionários e às equipes que atingem determinadas metas dentro do prazo esperado. Nesse caso, é necessário prestar atenção para que a qualidade do serviço não caia.

Pronto! A partir deste conteúdo, você já sabe o que é a motivação no ambiente de trabalho e como ela deve ser aplicada. Lembre-se de que isso é imprescindível para garantir a qualidade dos serviços da sua empresa e para melhorar os rendimentos!

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!