Preciso de dinheiro urgente: quais opções tenho?

Por Redação Azulis

Está precisando de dinheiro urgente? Existem muitas opções para gerar renda. Mas o empréstimo bancário pode ser a melhor opção para quem está nessa situação.

Existem situações na vida para as quais não estamos preparados. Uma pessoa da família fica doente e precisa de um tratamento urgente, por exemplo. Ou a reforma de sua casa acabou custando muito mais do que o previsto. Esses são apenas alguns exemplos, mas a lista de possíveis imprevistos financeiros nas nossas vidas é bem extensa. E aí vem a questão: “Preciso de dinheiro urgente. Como conseguir?”.

Pois bem, existem algumas opções, como:

  • a busca por empréstimos bancários ou outras instituições financeiras; 
  • a venda de imóveis e outros bens pessoais; 
  • o aumento de horas trabalhadas;
  • a realização dos famosos “bicos”. 

Abaixo, listamos os prós e os contras de cada uma delas. Leia o texto e veja qual é a melhor para você.

Cansou de empréstimo com altas taxas de juros?

Confira as 5 dicas IMPERDÍVEIS para você diminuir as taxas cobradas nesse material GRÁTIS! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

Preciso de dinheiro urgente: Opções para conseguir

Para conseguir o dinheiro extra que você precisa, você pode seguir uma das opções abaixo. Confira!

Trabalhar mais

Se você trabalha em uma empresa que possibilita trabalhar mais horas e assim conseguir um dinheiro extra, essa é uma opção. Outra sugestão é realizar bicos fora do horário de trabalho, como vender bolos ou revender roupas, bijuterias etc. O problema é que isso exige um certo tempo para arrecadar o dinheiro extra e você pode não ter esse tempo disponível.

Pedir adiantamento

Algumas empresas oferecem a opção de adiantamentos de salário e essa é uma ideia pra quem precisa de dinheiro urgente. No entanto, o valor conseguido pode não ser toda a quantidade que você precisa e será preciso pagar as suas contas no mês seguinte. 

Abater gastos

TV a cabo, assinatura de revistas, aplicativos de música, ida a restaurantes… Muita coisa pode ser abatida para gerar economia. Talvez realizar essas ações até conseguir pagar pela sua dívida seja uma opção válida.

Pedir um empréstimo

Essa é a opção mais ágil de se conseguir dinheiro rápido, mas é preciso analisá-la com muita cautela. Os bancos, sabendo dessa necessidade urgente que muitas pessoas têm de conseguir dinheiro, acabam elevando as taxas e juros desses empréstimos a ponto de a pessoa adquirir uma dívida muito alta e até de não conseguir pagá-la.

Cansou de empréstimo com altas taxas de juros?

Confira as 5 dicas IMPERDÍVEIS para você diminuir as taxas cobradas nesse material GRÁTIS! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

Preciso de dinheiro urgente: vantagens de pegar um empréstimo bancário

O empréstimo bancário junto ao seu banco (em que você já tem um longo relacionamento) é a melhor forma de se conseguir dinheiro urgente. Geralmente, os clientes já possuem um crédito pré-aprovado, devido ao acompanhamento do banco à sua conta-corrente e investimentos. No caso, é preciso apenas visualizar as opções e contratar pelo próprio aplicativo da instituição financeira. 

Pode-se, também, dirigir-se ao banco para conversar com seu gerente e tentar reduzir as taxas aplicadas. No entanto, o aplicativo usualmente propõe as menores taxas possíveis. 

Outras instituições financeiras também possibilitam empréstimos, inclusive online e para negativados

Essas empresas, porém, irão analisar seu CPF e decidir se você está apto para  realizar os pagamentos futuros. A indicação, no entanto, é sempre a mesma: atenção às taxas e aos juros cobrados! 

Faça sempre um comparativo entre as opções — seus bancos de relacionamento e outras instituições financeiras — e escolha o melhor custo x benefício. Um empréstimo é uma dívida que você vai ter que pagar ou se transformará em uma bola de neve de juros e correções.

Dicas para economizar e colocar as contas em dia

Idealmente, você precisa ter economias guardadas para esses casos de necessidade urgente de dinheiro. Dessa vez não deu? Ok, mas reorganize-se e não passe por esse sufoco novamente. Aqui vão algumas dicas práticas para conseguir ter uma reserva de emergência.

Registre despesas e rendimentos

Anote tudo que entra de dinheiro mensalmente e tudo que sai. Dessa forma, você visualiza exatamente como está a sua situação e consegue, a partir daí, tomar algumas medidas. 

Corte supérfluos

Não faça compras sem necessidade. Lembre-se que esse dinheiro fará falta. Contenha seus impulsos e, se possível, nem utilize cartão de crédito. 

Planeje gastos com antecedência

Se você for fazer uma viagem, por exemplo, ou precisa comprar um item de maior valor, planeje com antecedência, em vez de parcelar no cartão de crédito. Guarde o dinheiro e pague à vista. Inclusive, é comum obter descontos quando realiza compras à vista, o que o ajudará a poupar mais.

Tenha metas

Você quer comprar uma casa? Mudar de carro? Defina essas metas e economize para isso! 

Invista

Invista uma parte de sua renda — cerca de 30%, segundo especialistas. Se possível, tenha uma carteira diversificada de investimentos, equilibrando riscos e retornos. É dessa forma que você atinge as metas propostas acima e também guarda um dinheiro para emergências.

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre finanças? Acesse nosso blog!