Entenda a classificação ABC e use-a para alavancar seus negócios

Por Redação Azulis

Saiba como a métrica percebida por um italiano modificou a forma como organizamos estoque, faturamento e margem de lucro

abc

Vilfredo Pareto foi um italiano que, no século 19 observou uma grande desigualdade: de todas as propriedades distribuídas na Itália, 80% delas estavam nas mãos de 20% da população. Após essa constatação, outros fenômenos começaram a ter a mesma proporção, como por exemplo, 20% das vagens continham 80% das ervilhas do seu jardim. Essa proporção passou a ser chamada de Regra dos 80-20, ou Teorema de Pareto, e é a base da Classificação ABC. Um método que vivenciamos todos os dias, mesmo sem sabermos direito.

O que é Classificação ABC?

Voltando agora para o século XXI, a Curva ABC é um método de classificação muito utilizado que separa, da maior relevância para a menor, os itens que possuem mais saída de um estoque. Isso é feito utilizando a máxima do teorema onde é possível aferir que 80% da suas vendas tem origem em 20% dos seus clientes.

Para que serve?

Essa classificação facilita a organização do estoque, do plano de gestão das vendas. Tudo fica mais fácil e acessível de ser encontrado. O método para classificar os itens é simples: separa-se em ABC, sendo a Classificação A àqueles que possuem maior importância, seja pela quantidade, custo ou pelo valor. Essa classe A deve representar aproximadamente 80% do custo ou 20% dos itens do seu comércio.

Já a Classificação B são aqueles localizados no meio termo. Eles devem representar em torno de 30% dos itens da sua empresa, com preços mais acessíveis. Já os incluídos na Classificação C, correspondentes a 50% do seu estoque, são os produtos de menor importância e responsáveis por apenas 5% do faturamento total.

Onde posso utilizar em minha empresa?

Muito embora nossos exemplos citem produtos e faturamentos, a Classificação ABC pode ser utilizada para uma série de outros fatores que precisam ser catalogados A mais comum, é a Classificação ABC em vendas. Essa é a mais comum pois quando fica mais fácil de observar o Teorema de Pareto. A ideia é classificar por venda, daquilo que sai mais (classificação A), passando pelo meio termo (classificação B) e fechando com aquelas que pouco saem (Classificação C).

Quando falamos de empresas que prestam serviços, por exemplo, a Classificação ABC pode ser extremamente positiva.  Grande parte das empresas possuem perfis distintos de clientes e muitas delas não enxergam que isso, na verdade, pode ser uma potência e não algo ruim. Alguns clientes compram pouco mas sempre retornam, outros gostam de atenção. Um jeito de otimizar essa relação é aplicar o método ABC!

Você pode fazer categorias dos cadastros dos seus clientes por região, perfil de consumo, faturamento, ou seja, fazer um mapa de consumo dos seus clientes. Isso também te ajuda a perceber quais produtos são os mais vendidos.

O próximo passo é fazer a curva ABC e por meio dela vai ser possível localizar os clientes tipo A, responsáveis por 80% do lucro da sua empresa e que compram tanto em quantidade quanto em qualidade (produtos mais caros). Os tipo B que somatizam 15% do faturamento e o C com apenas 5%.  Isso ajuda o vendedor a determinar a personalização para aqueles que são classificados nas primeiras duas categorias da curva, por exemplo.

Além disso, o mapeamento pode ser importante também para a sua equipe de marketing e vendas para os três perfis de consumo que aparecem na curva ABC.

Classificação ABC para estoque

O time da Azulis já descreveu anteriormente sobre a importância da gestão de estoque em nosso site. Essa atividade é essencial pois na prática estamos falando de gerenciamento de matérias-primas, insumos e produtos de forma inteligente e otimizada. O objetivo é controlar essas saídas e entradas de acordo com a demanda, que nada mais é do que a movimentação ágil desses recursos.

Quando o estoque é bem gerenciado, por exemplo é muito difícil encontrar itens parados e, assim, você consegue proporcionar um atendimento melhor às demandas do mercados.

E como podemos fazer isso? A Classificação ABC também pode te ajudar! Um método interessante de aplicação da classificação é se orientar pelo padrão de consumo. Isso é aplicar a curva ABC intuitivamente no seu método de organização.

Independente de onde será aplicada, a classificação ABC irá ser correspondente à facilitação do acesso sendo por isso, uma excelente ferramenta de orientação.

Você gostou de saber a origem e como funciona o método de classificação ABC? De alguma maneira isso ajudou nos seus negócios? Então não perca nossas atualizações! A Azulis é uma empresa que nasceu com o propósito de simplificar a vida do dono de negócio. 

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