Dicas de vendas para impulsionar seu e-commerce

Por Redação Azulis

Gerenciar a estratégia de uma loja virtual não é fácil, mas algumas ações ajudam a melhorar a performance.

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Para ajudar nesse desafio, elencamos as principais dicas de vendas para quem tem e-commerce e as dicas de especialistas reconhecidos na área. Que tal aprimorar seu conhecimento?

6 dicas de vendas para seu e-commerce

É essencial implementar algumas estratégias para elevar a performance na loja online.  Confira nossas dicas de vendas:

1. Tenha um site funcional

Uma regra básica para e-commerce é que o site ofereça uma experiência de navegação satisfatória para o usuário. Conforme aponta o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o cliente precisa ter facilidades ao entrar na loja online para que não desista de navegar.

De acordo com a entidade, os problemas mais comuns incluem site lento, imagens muito pequenas, grande quantidade de anúncios, pouco contraste entre fundo da página e cor de letra inadequada. E não se esqueça que o site deve ser responsivo: ter a capacidade de se adaptar a qualquer tela que o usuário esteja usando para acessá-lo.

2. Garanta a segurança do site

Principalmente em um e-commerce, oferecer alta segurança para o consumidor é item indispensável. Afinal, ele vai inserir dados pessoais e bancários, e você precisa proteger essas informações no momento da compra.

3. Aposte na fidelização

Aqui está uma dica de venda que muitos esquecem. Gerar novos clientes é importante, porém mais ainda é reter os atuais.

De acordo com a Harvard Business Review, pode ser até 25 vezes mais caro conquistar um novo cliente do que reter um existente. Então, a ideia aqui é direcionar a sua estratégia para a fidelização, oferecendo atendimento e experiência incríveis para os seus clientes.

SAIBA+AZULIS: Foco no cliente: guia para encantar o consumidor

4. Analise métricas

Peter Drucker, conhecido como pai da administração moderna, diz o seguinte: “O que é medido é melhorado”. Essa frase deve ser praticamente um mantra no e-commerce.

Analise métricas relevantes para analisar a performance, identificando estratégias funcionais e pontos fracos.

Algumas métricas de e-commerce são:

  • Taxa de abandono de carrinho
  • Geração de leads
  • Custo de aquisição de clientes (CAC)
  • Taxa de conversão
  • Ticket médio.

5. Crie uma experiência de entrega incrível

Em um artigo para o site Marketing Donut, a profissional de e-commerce Chloe Thomas aborda uma dica importante: se você acertar na estratégia de entrega, aumentará a conversão do site e a retenção de clientes. “Sua estratégia de entrega abrange tudo, desde o preço que você cobra e os serviços oferecidos, até o que chega no pacote e a aparência da embalagem”, afirma. Por isso, a experiência de entrega deve ser um foco de investimento.

6. Crie uma estratégia de SEO

SEO é a sigla para otimização para mecanismos de busca. Trata-se de um conjunto de estratégias que objetivam levar o site para as primeiras posições da página de busca do Google para o usuário que faz uma busca relacionada aos produtos que você oferece.

“À medida que a economia do e-commerce experimenta um crescimento rápido, mais e mais empresas entrarão nesse espaço”, destaca o estrategista de marketing Samuel Edwards, em um artigo para a revista Entrepreneur. Por isso, de acordo com ele, se conectar a um SEO qualificado ajudará a mantê-lo competitivo no longo prazo.

3 dicas de vendas de quem já chegou lá

Que tal conferir dicas de vendas de quem já obteve sucesso? Nos próximos tópicos, dê uma olhada no que três especialistas famosos recomendam para lojas online.

1. Corra riscos e aprenda com os erros

Essa dica é de ninguém menos do que Jeff Bezos, fundador da Amazon, um do maiores e-commerces do mundo.  Em uma conferência da Amazon, ele disse o seguinte: “Corremos riscos o tempo todo, falamos sobre falhas”. E complementou: “Precisamos de grandes falhas para mover a agulha. Se não o fizermos, não estamos balançando o suficiente”. Então, tenha tolerância a correr riscos  — mas não se esqueça de aprender com eles.

2. Foque na sua proposta de valor

Em um artigo para o blog da Shopify, Richard Lazazzera, um empreendedor de e-commerce  e fundador da incubadora A Better Lemonade Stand, menciona o fato de que o consumidor tem centenas de opções de lojas online para comprar ao invés da sua. “Então, por que eles deveriam comprar de você? Essa é a pergunta que você precisa responder ao começar a formular sua proposta de venda exclusiva”, recomenda.

SAIBA+AZULIS: Proposta de valor: o que é, canvas e como criar a sua

3. Analise a concorrência

Especialista de tecnologia e marketing reconhecido internacionalmente, uma celebridade no Vale do Silício e profissional que trabalhou com Steve Jobs no início da Apple. Esse é um breve currículo de Guy Kawasaki, e ele aconselha que você olhe para a concorrência para ter sucesso. “Você precisa começar com a premissa básica de que é obrigatório saber o que a concorrência está fazendo”  — é uma de suas frases famosas.

Tecnologia para implementar as dicas de vendas

Agora que você já conhece as melhores dicas de vendas, é hora de implementar a tecnologia para melhorar ainda mais a performance. Com soluções digitais, é possível automatizar processos e acelerar rotinas para que a equipe se concentre em atividades de alto valor agregado.

Então, que tal conhecer as ferramentas da Azulis? Combinamos tecnologia de ponta com uma interface amigável para o usuário, criando uma plataforma intuitiva e simples de usar. Com a solução, é possível emitir boletos, receber lembretes do imposto mensal (DAS) e fazer consulta de informações de CNPJ. Tudo para que você possa se concentrar no que de fato importa: o crescimento do seu negócio digital.

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