Como montar uma mercearia? Descubra as melhores dicas agora!

Por Redação Azulis

Saiba o que é preciso para montar uma mercearia e aprimorar o comércio do seu bairro.

montar-uma-mercearia

Se há um tipo de comércio presente em todos os bairros, é a mercearia. É a ela que moradores recorrem quando precisam de algum item em casa, mas não podem ou não querem ir até um supermercado mais distante.

Se você percebe vantagens nesse tipo de negócio, veja agora mesmo como montar uma mercearia e aprimore o comércio do seu bairro.

SAIBA+AZULIS: FIFO: o primeiro que chega é o primeiro que sai

O que preciso saber antes de montar uma mercearia?

Antes de alugar um espaço, montar prateleiras e constituir estoques, é preciso planejar!

Uma mercearia tem as suas particularidades, e o proprietário deve estar em sincronia com elas, adaptando-se à rotina de um negócio que pode funcionar de domingo a domingo, atendendo clientes de todo o bairro e vendendo produtos que vão da categoria de alimentos até a de higiene pessoal.

Para começar, é preciso fazer a pergunta: é isso mesmo que eu quero? Se a resposta for sim, é hora de colocar os planos no papel e entender cada etapa que deverá cumprir.

Gastos

Para montar uma mercearia, deve-se entender que os gastos iniciam antes da abertura, com a contratação de um contador para auxiliar na burocracia da empresa, o aluguel do espaço, caso não seja próprio, e reformas para adaptação do local ao negócio em que irá atender.

Quanto você tem disponível para investir? Coloque no papel todos os gastos necessários para abrir sua mercearia, inclusive os citados acima, para garantir que o negócio é viável.

Localização

Nem todo tipo de negócio pode ser aberto em qualquer local. É preciso verificar na prefeitura da cidade em que a mercearia será aberta se o local escolhido permite o funcionamento do negócio e quais especificações deverão ser atendidas.

Durante o processo de registro da empresa, essas especificações serão conferidas pelos órgãos reguladores, como prefeitura e bombeiros, para a liberação do alvará de funcionamento.

Estrutura

Toda mercearia deve ter prateleiras e caixas, mas isso você já sabe. No entanto, para que a estrutura esteja adequada é preciso pensar também nos detalhes, como ventilação, iluminação, refrigeradores e até em equipamentos de corte de frios.

O modo com que os produtos serão disponibilizados também deve ser pensado, sem misturar, por exemplo, desinfetantes e macarrões. Cada gôndola deve abrigar uma gama de produtos relacionados aos da prateleira ao lado para facilitar a busca do cliente.

Funcionários

Sua mercearia terá funcionários ou será cuidada pela própria família? Este é um item que deve ser levado em consideração, pois, ao contratar um funcionário com carteira assinada, deverão ser pagos os encargos trabalhistas referentes à contratação.

Além disso, os atendentes de sua mercearia deverão conhecer bem o negócio, fornecer atendimento de qualidade e conseguir auxiliar os consumidores quando necessitarem.

Por ser um comércio de bairro, conhecer cada cliente também é benéfico para identificar suas necessidades e gerar relacionamento.

Como montar o estoque desse tipo de negócio?

Outro ponto muito importante ao montar um negócio é o estoque. Mercearias existem para facilitar a vida dos moradores do bairro com compras pequenas e de emergência, por isso devem ter de tudo um pouco.

No início, será difícil ter uma noção exata da quantidade de cada produto a ser comprada para formar seu estoque, mas no decorrer do tempo será possível entender o comportamento do cliente, saber quais são as suas preferências em marcas e os itens que mais buscam.

Desta forma, não é preciso exagerar nas compras para revenda, sendo mais indicado apostar na variedade do que na quantidade de itens na prateleira, que deve oferecer desde arroz e biscoitos até esponjas e detergentes.

SAIBA+AZULIS: 5 cursos online gratuitos para a gestão do seu negócio

Dicas sobre como montar uma mercearia

Na teoria, tudo parece muito fácil, não é mesmo? Então confira as dicas a seguir para deixar a prática ainda mais simples e desenvolver o seu negócio com qualidade.

Escolha bem o local

Além dos fatores legais citados anteriormente, a escolha do local para abrir uma mercearia deve ser feita com cautela, considerando não apenas a vizinhança, mas também a presença de concorrentes, sejam outras mercearias ou grandes mercados.

Sua mercearia deve estar em local de fácil acesso, tanto para pedestres quanto para motoristas. Desta forma, é indicado que se tenha uma área para que possam estacionar e, ainda, que seja um local seguro para que seus clientes possam ir a pé.

Inclusive, a ideia de abrir uma mercearia é permitir que o cliente esteja mais perto dos itens de que precisa, mesmo que para isso pague um pouco mais no produto em comparação aos grandes mercados.

Mercearia é sinônimo de facilidade e comodidade. Pense nisso!

Fique longe dos grandes mercados

Quanto mais longe dos grandes mercados sua mercearia estiver, melhor para o seu negócio. Mas fique atento, pois essa distância deve ser apenas de seus concorrentes e não de seus clientes.

Faça bons negócios

Ao pensar em “como montar uma mercearia”, é preciso refletir também sobre quais fornecedores irá utilizar.

Para garantir mais retorno sobre seus investimentos, o indicado é comprar os itens para revenda diretamente dos distribuidores, já que com eles é possível negociar valores melhores a depender da quantidade de cada item comprado.

Quando o empresário faz compras frequentes com um determinado distribuidor e acaba por construir um relacionamento, isso pode trazer também algumas vantagens, como participação em promoções que podem inclusive ser repassadas a seus clientes.

Faça as pessoas saberem que você está lá

A família da casa ao lado da sua mercearia pode até saber da sua existência, mas e aqueles que moram na rua de trás?

Em bairros, o boca a boca é ferramenta fundamental, mas uma boa divulgação por parte do empresário também deve acontecer. Para isso, você pode usar as redes sociais sem fazer grandes investimentos e mostrar aos seus vizinhos que é uma nova opção de compras.

Outra estratégia válida é deixar o local bem identificado, com fachadas e banners adequados. Desta forma, mesmo que os moradores do bairro passem em frente ao seu negócio fora do horário de funcionamento, saberão que ali existe uma mercearia.

Maquininha de cartão, sempre!

Cada vez mais a população usa o cartão de crédito e o de débito em vez de dinheiro, tanto por motivos de segurança quanto de praticidade. O seu negócio também deve estar atento a isso.

Atualmente, há diversas opções de maquininhas de cartão para que sua mercearia aceite as principais bandeiras e facilite o pagamento das compras de seus clientes. Oferecer essa opção pode ser fator decisivo para que os moradores do bairro continuem utilizando os seus serviços.

Qual é a documentação necessária para montar uma mercearia?

Os documentos necessários para abrir uma mercearia são comuns a outros tipos de negócios, como farmácias, padarias e lojas de roupas. Abaixo, você irá conferir a listagem de documentos indispensáveis:

  • Registro na Junta Comercial;
  • Emissão de CNPJ pela Secretaria da Receita Federal;
  • Alvará de Funcionamento, obtido na prefeitura;
  • Cadastramento no INSS/FGTS junto à Caixa Econômica Federal;
  • Habite-se, documento emitido pela prefeitura a partir de certificado concedido pelo Corpo de Bombeiros Militar com as exigências de segurança de proteção contra incêndio.

Quer aprender ainda mais sobre como montar uma mercearia ou abrir o seu próprio negócio, seja qual for o ramo? Então conheça a variedade de conteúdos que o site da Azulis oferece para você ficar por dentro do mundo do empreendedorismo. Acesse e confira!