Fachada de loja: 5 dicas para a sua fazer sucesso

Por Redação Azulis

Conheça cinco dicas incríveis para deixar a fachada da sua loja mais atrativa e alavancar suas vendas.

fachada de loja

Para o varejo, a comunicação visual pode ser considerada como uma das ferramentas mais importantes para atrair a atenção do público e aumentar as vendas. Dado o contexto, um bom empreendedor sabe o potencial que uma fachada de loja bem posicionada e devidamente elaborada tem na hora de destacar seu negócio da concorrência.

Para isso, é preciso conhecer bem a região na qual a empresa está estabelecida, aprender sobre o comportamento e a movimentação das pessoas nos arredores, contar com a ajuda de um profissional experiente, respeitar as normas da legislação de seu município, entre outras práticas que abordaremos neste conteúdo.

Continue a leitura do artigo para conferir nossas 5 dicas para fazer sucesso com a sua fachada de loja!

SAIBA+AZULIS: 9 dicas para lidar com a crise e vender mais

1. Levante informações sobre o local

Conhecer a sua região é um dos primeiros passos para desenvolver uma fachada de loja que chame a atenção por motivos positivos e que não seja apenas mais um instrumento de comunicação em meio a tantos outros, causando poluição visual.

Sendo assim, estude o raio que cerca o estabelecimento para checar a forma como os concorrentes têm se comunicado com o público. Isso te ajudará a ter uma perspectiva mais ampla e a elaborar algo inovador e que se destaque.

2. Saiba o que é permitido em sua região

Falando em poluição visual, antes de tomar a decisão de instalar uma fachada de loja chamativa em seu estabelecimento, é muito importante saber, em termos de paisagem urbana, o que é e o que não é permitido em sua cidade.

O fato é que muitas cidades do Brasil estão aderindo à padronização da inserção de letreiros luminosos e placas para evitar a poluição visual. Além disso, uma fachada de loja que não se enquadra nas normas da região, pode levar a empresa a ser multada e, ainda, ter que modificá-la, gerando um prejuízo duplo.

3. Procure o auxílio de um profissional especializado

Conte com os serviços de um designer especializado em layout de comércios varejistas. Esse tipo de profissional estudará diversos elementos gráficos, características estruturais e — com base em seus conhecimentos e na identidade do estabelecimento — ajudará a criar uma fachada de loja incrível para seu negócio.

SAIBA+AZULIS: Franquias de sucesso: vale a pena investir?

4. Aprenda sobre o comportamento e a movimentação das pessoas nos arredores

Pare para observar a movimentação do bairro no qual a sua loja está instalada. Analise a forma como as pessoas olham para os comércios da região e, se possível, peça a opinião de alguns consumidores.

Pergunte com que frequência eles observam as fachadas dos estabelecimentos da região e quais eles acham mais atrativas.

As informações levantadas serão muito importantes na hora de decidir aspectos da fachada de loja, como fontes, cores, formatos e como posicioná-la para atingir os melhores resultados, chamando a atenção tanto das pessoas que estão de carro quanto dos pedestres.

5. Use as características do estabelecimento a seu favor

Aproveite as características da arquitetura do imóvel ou questões históricas do local para desenvolver uma fachada de loja não apenas atrativa aos olhos, mas também inteligente e estruturada em um conceito.

O que queremos dizer é que nem sempre é necessário realizar uma reforma profunda na fachada do imóvel, seja ele alugado ou comprado, pois muitas vezes a própria infraestrutura pode oferecer aspectos favoráveis.

Em prédios antigos, por exemplo, é possível utilizar a estrutura a favor da comunicação visual da empresa, apelando para um tom mais rústico ou vintage. Outra ideia interessante é mesclar elementos modernos com alguns dos aspectos que remetem à história do edifício.

Criatividade é o limite quando falamos em desenvolver uma boa fachada de loja. No entanto, não se esqueça da regrinha do “menos é mais”. Ou seja, crie algo bonito e chamativo, mas não exagere. Muitas vezes a beleza está na simplicidade dos detalhes.

Gostou das nossas dicas sobre como desenvolver uma fachada de loja de sucesso? Quer receber mais conteúdos úteis sobre empreendedorismo? Então não deixe de acompanhar as postagens semanais da Azulis!

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!