Inauguração de loja: principais etapas e ideias criativas

Por Redação Azulis

Tem uma inauguração de loja pela frente, mas ainda não sabe o que fazer para o evento? Fique tranquilo, pois podemos ajudar.

Inauguração de loja

Tudo precisa ser bem planejado e executado, já que essa também é a hora de começar a fazer vendas e conquistar clientes. Neste artigo, separamos para você as principais etapas e ideias criativas para inauguração de loja.

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Inauguração de loja: por que fazer uma abertura marcante?

Investir na inauguração de loja vai ajudar a sua marca a ser conhecida e também representa o momento ideal para conquistar os primeiros consumidores. Isso sem falar que é uma oportunidade e tanto para se relacionar com o mercado em geral, o que inclui fornecedores, possíveis parceiros comerciais e até concorrentes. Assim, todas as ações executadas têm por objetivo lançar a marca e transmitir uma imagem positiva acerca do seu estabelecimento.

Para tanto, logo nesse momento inicial, é preciso mostrar todos os diferenciais que a sua marca possui, e de que maneira ela pode resolver as dores do seu público. Todas as ações precisam ser muito bem pensadas, já que uma inauguração de loja não acontece de graça e requer investimento. Você bem sabe que o recurso empregado precisa dar algum tipo de retorno, seja na construção da marca junto ao seu público-alvo ou na efetivação de vendas.

Plano de inauguração de loja: passo a passo

Você já deve ter percebido que, além do investimento, precisará de muita organização para a inauguração de loja. Então, vamos entender como fazer isso.

1. Faça um planejamento estratégico

Para ter clareza de todas as suas ações antes, durante e depois da inauguração, contar com um planejamento estratégico é fundamental. Com ele, você poderá traçar o caminho a percorrer e estimar os recursos necessários para colocar as ideias em prática.

Veja o que deve constar no seu planejamento de inauguração de loja:

  • Orçamento
  • Ações para o dia da inauguração
  • Contratação dos serviços
  • Comunicação da marca
  • Acompanhamento das atividades
  • Mensuração dos resultados.

Com isso, você otimiza tempo e recursos, além de elevar as chances de sucesso das ações propostas.

2. Divulgue nas redes sociais

As redes sociais são excelentes alternativas para você fazer a divulgação da sua marca e gerar expectativa para a inauguração de loja. Comece a postar pelo menos um mês antes, revelando algumas oportunidades que só estarão disponíveis no dia da abertura. Você pode divulgar tanto produtos quanto ofertas e experiências exclusivas.

3. Pense no melhor dia para a inauguração da loja

Escolher o melhor dia para a inauguração de loja é crucial para o sucesso do empreendimento. É preciso pensar nos hábitos do seu público-alvo para definir a melhor data. Geralmente, sábado e domingo são dias excelentes para inauguração, porque as pessoas estão de folga e podem prestigiar o seu evento. Já durante a semana, muitos trabalham, e isso pode dificultar um pouco a presença delas. Portanto, avalie o melhor dia para a sua inauguração, pensando em atrair o maior número de pessoas possível.

4. Aproveite os espaços e faça uma decoração

Aposte na decoração do seu espaço para chamar a atenção. Mesmo em lojas dentro de centros comerciais, é possível investir em elementos como balões e bandeirolas para atrair a atenção do público. Tudo depende do que cai no gosto do seu público-alvo, é claro. A disposição dos seus produtos também é importante, ainda mais neste primeiro momento, no qual é esperado um grande volume de pessoas no estabelecimento. O foco deve estar em criar um ambiente que ofereça uma experiência agradável para o consumidor, indo além do contato com os itens. Além disso, aproveite o ambiente para explorar ao máximo o conceito da sua marca.

5. Promova um coquetel

Você pode apostar em um pequeno coquetel com petiscos e bebidas para atrair o público para a inauguração de loja. Para uma melhor experiência dos convidados, contrate garçons bem treinados e gentis.

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Ideias criativas para inaugurar loja

Você já fez o planejamento, pensou na decoração, garantiu a divulgação nas redes sociais e vai promover o coquetel? Então, chegou a hora de pensar em como surpreender o cliente na inauguração de loja.

Confira as melhores ideias!

Faça parcerias com influenciadores

Os digitais influencers são pessoas que têm a capacidade de gerar um alto nível de engajamento por meio das redes sociais. Portanto, essa é uma boa estratégia para atrair público para o dia da inauguração. Mas não é necessário buscar alguém com engajamento nacional, o que custaria caro. O ideal é que você faça uma parceria com um influencer local. Assim, você consegue atrair os consumidores da sua região e aumenta as chances de converter esse esforço em vendas.

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Aposte na boa experiência do cliente

Uma boa experiência na loja é fundamental para o consumidor se sentir à vontade para fazer perguntas e experimentar produtos e serviços. Para isso, aposte em uma boa comunicação visual, no treinamento da equipe e no atendimento personalizado.

Você ainda pode se valer do marketing olfativo e sensorial para elevar a experiência do consumidor, aumentando as chances de ele voltar e recomendar a loja. Veja a estratégia que melhor se encaixa na realidade do seu negócio e coloque em prática.

Faça sorteios e distribuição de brindes

Para atrair um número maior de pessoas, faça sorteio de prêmios relacionados ao negócio, e distribuição de brindes no dia da abertura.

Além das pessoas poderem experimentar os produtos da loja, você ainda garante um bom cadastro para manter contato após o evento.

Como vimos ao longo deste artigo, para fazer uma inauguração de loja, é preciso investimento, planejamento e um pouco de criatividade, garantindo que ela seja lançada com sucesso. Coloque em prática o que aprendeu aqui para aumentar as chances de atrair mais pessoas para esse dia tão importante.

E não deixe de acompanhar mais conteúdos da Azulis e de conhecer a nossa plataforma para se inspirar e vender mais de forma fácil.

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