Como cortar custos da empresa? Aprenda os principais passos para reduzir os gastos desnecessários

Por Redação Azulis

Uma empresa possui muitos custos porém gasta com algumas despesas desnecessárias, Aprenda com a Azulis como cortá-las!

como-cortar-custos-da-empresa

Para garantir que um empreendimento atinja seu sucesso empresarial é necessário estar atento a saúde financeira dos negócios. Atingir esse patamar, só é possível se houver mais receitas do que despesas, contudo quando o inverso acontece é imprescindível cortar custos da empresa.

Uma má gestão financeira dos recursos pode levar a uma tragédia anunciada. Por esse motivo controlar os custos e despesas não é algo que deve ser feito apenas em momentos de crise, mas também nas rotinas diárias de qualquer estabelecimento.

Para auxiliar você nesse processo, neste post trouxemos dicas importantes de como cortar custos da empresa.

Leia atentamente e confira!

Fique atento aos gastos

Independemente do segmento, para desenvolver as atividades de um empreendimento são utilizados diversos equipamentos, materiais de expediente, insumos, entre outros. Sem esses itens o principal objetivo, que é, entregar um produto ou serviço com qualidade, não é alcançado.

Como não há a possibilidade de não desembolsar dinheiro das suas finanças pessoais com essas despesas, pois elas fazem parte da base das necessidades utilitárias do empreendimento, o foco principal deve ser o controle.

De nada adianta enxugar os custos e ir cortando elementos que são essenciais, muitas vezes, esse tipo de atitude pode ter efeito contrário. Por exemplo, reduzir as despesas, pode impactar na produção do seu negócio e, consequentemente, no faturamento.

Neste sentido, estar atento aos gastos e manter um histórico de cada um é fundamental para criar uma estratégia. Começar analisando quais são os itens que não afetam diretamente a produtividade e que podem ser cortados sem grandes impactos, pode ser uma boa alternativa.

Analise detalhamente os custos

O fluxo de despesas financeiras que uma empresa arca no dia a dia é muito grande e, muitas vezes, isso faz com que alguns gastos, em um primeiro momento, passem desapercebidos no controle orçamentário. Porém, quando analisados em longo prazo, percebe-se que uma ação mais efetiva na sua redução pode trazer grandes resultados.

Todos nós sabemos que, em sua grande maioria, os gestores não trabalham apenas na área administrativa dos negócios, mas sim, atuam diretamente na parte produtiva, assim como no relacionamento com os clientes e obviamente com as finanças.

Por esse motivo, é essencial ter uma atenção redobrada com aqueles custos que aparentemente não causam grandes impactos nas finanças. No entanto, como mencionamos, esses custos, quando somados, tornam-se gargalos que elevam o prejuízo. Veja algumas ações à tomar para cortar custos da empresa.

 

SAIBA+AZULIS: Veja como economizar com a sua empresa e mantê-la saudável financeiramente

Manuntenção preventiva

De nada adianta esperar um equipamento quebrar para procurar soluções. Essa atitude tende a onerar o conserto e, além disso, pode ocorrer de tal ferramenta não ter conserto havendo a necessidade de um equipamento novo, o que, muitas vezes, saíra mais caro do que a realização de manutenção periódicas em todos os processos.

Por essa razão, crie uma rotina de reparos básicos em equipamentos, avaliações periódicas dos processos e das ferramentas, isso lhe poupará dinheiro e tempo.

Fornecedores

Para a execução das tarefas existem alguns produtos que são básicos e que de forma alguma podem faltar. Em situações como essa, surge o questionamento: mas como cortar custos da empresa?

Um dica valiosa para esses momentos é: avalie seus fornecedores, pesquise os concorrestes do teu fornecedor e estude se os produtos oferecidos possuem a mesma qualidade, contudo por um menor preço.

Essa pequeno gesto pode ser de grande valia na alavancagem do seu negócio, evoluindo para o aumento da sua representatividade no mercado.

Gastos básicos

A grande maioria dos empreendedores tem dificuldades em acompanhar efetivamente quanto está sendo seus gastos, dificultando a elaboração de um orçamento que seja a sua realidade financeira.

Uma maneira simples de cortar custos da empresa é controlar os gastos básicos. Incentive ações como:

  • aumento do uso da tecnologia, por exemplo, salvar os documentos na nuvem, reduzindo o uso do papel;
  • abrir as janelas para a circulação de ar, reduzindo o consumo de energia elétrica com ar condicionado;
  • maior utilização das redes sociais como meio de comunicação, reduzindo o consumo de combustível e telefone.

Implante uma política de redução de custos na empresa

Esse é ponto crucial para o sucesso de um negócio, a implantação de uma política de redução de custos serve para educar e policiar a saída de dinheiro da empresa. Quando essa política é aplicada corretamente, renda para o aumento dos investimentos, criação de reserva de emergência e aumento dos lucros é gerada.

O primeiro passo para estabelecer essas novas práticas é separar os gastos em estratégicos e recorrentes. O primeiro serão aqueles que são a base para novos investimentos, ou seja, uma futura expansão e divulgação das atividades.

Já o segundo é relacionado aos desembolsos que são fundamentais para o desenvolvimento do negócio. Como mencionado, muitos deles não podem ser eliminados, mas estabelecer um teto de gastos é uma política que pode limitar esses dispêndios.

Outro fator determinante é conscientizar o seu colaborador. De nada adianta ter uma política de redução e não informar os principais afetados com as mudanças. Você sendo o exemplo na aplicação dessas ações, certamente o resultado será um maior engajamento dos demais.

Pesquise as instituições financeiras

É comum os empreendedores não percebem o impacto que as despesas bancárias representam na apuração do resultado do empreendimento. Geralmente, as instuições bancárias estipulam uma taxa de manutenção que mensalmente não são levadas em consideração.

Entretanto, quando as tarifas de manutenção de contas, além das taxas das máquinas de cartão e os valores cobrados pela emissão de boletos bancários são somados, surge um gargalo que em longo prazo se torna significativo.

Com isso, é imprescindível procurar por novas alternativas para oferecer as melhores formas de pagamento aos seus clientes, com menores taxas para o negócio.

Para solucionar suas dúvidas quanto aos melhores produtos com taxas mais atrativas, a Azulis chegou para lhe disponibilizar uma grande variedade de máquinas de cartão, além de opções para gerenciar seus recebimentos de forma efetiva e organizada.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!