Balanço patrimonial e DRE: saiba tudo sobre

Por Redação Azulis

Conheça as principais diferenças entre balanço patrimonial e DRE.

Balanço patrimonial e DRE

Conheça as principais diferenças entre Balanço Patrimonial e DRE e aprenda a elaborá-los em seu negócio. Compreender como funciona a dinâmica do balanço patrimonial e DRE é de extrema importância para gestores de todos os tipos de empresas, sejam pequenas, médias ou grandes. O gestor que não conta com os conhecimentos dessa área do financeiro, certamente, terá dúvidas na hora de lidar com os conceitos. Acompanhe o artigo confira dicas importantes para entender tudo  sobre balanço patrimonial e DRE.

SAIBA+AZULIS: Quais os procedimentos para realizar um balanço patrimonial?

O que é balanço patrimonial e DRE?

O balanço patrimonial nada mais é que um documento que serve de balança entre os ativos e passivos da empresa. Dessa forma, os bens e direitos (ativos) e as obrigações (passivos) devem estar em perfeita harmonia para garantir o bom funcionamento do negócio. Esse equilíbrio entre os recursos que entram e que saem só fica claro por meio do balanço patrimonial.

Já o DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício), nada mais é que um documento que traz todos os dados sobre movimentações realizadas dentro da empresa em um período determinado. No DRE, são apresentados resultados operacionais e não operacionais do negócio.

Quais elementos compõem o balanço patrimonial?

O balanço patrimonial é estruturado de acordo com dois elementos:

1.    Ativo

Como comentado anteriormente, o ativo diz respeito aos bens que a empresa tem direito de receber e que irão compor seu patrimônio.

2.    Passivo

Por outro lado, a categoria dos passivos diz respeito às obrigações da empresa que, quando somadas ao patrimônio líquido, resultam no ativo.

Como é a estrutura do DRE?

O DRE deve apresentar os rendimentos e receitas ganhas em um determinado período, ou seja, as despesas, custos, encargos que foram pagos ou perdas incorridas. A estrutura do DRE deve ser pensada da seguinte forma:

  • Receita bruta

– Deduções

  • Receita líquida

– Custo das mercadorias que foram vendidas

  •  Lucro bruto obtido

– Despesas com as vendas realizadas

– Despesas administrativas

– Despesas financeiras

  • Resultado operacional líquido

– Despesas extraoperacionais

  • Resultado antes do IR e CS

– Provisões IR e CS

  •  Resultado líquido

Como aplicar balanço patrimonial e DRE na gestão do negócio?

O balanço patrimonial, na gestão do empreendimento, permite que os gestores tenham uma visão clara do lucro acumulado (constante no patrimônio líquido). Independentemente do tamanho do faturamento, é preciso analisar se as despesas não estão o tomando por completo. Por isso, o responsável deve verificar a capacidade de a empresa gerar lucros.

O balanço também permite fazer a comparação entre documentos de anos distintos para efetivação do cálculo da taxa de crescimento anual, ao considerar os recursos reais, que permaneceram no empreendimento frente às despesas.

SAIBA+AZULIS: Aprenda a fazer gestão de compras com essas dicas estratégicas

Demonstrativo de Resultado na gestão do negócio

No momento em que a empresa cobre todas as despesas e obrigações, começa a gerar o faturamento líquido, ou seja, o lucro. O DRE permite realizar esse cálculo a partir de informações de despesas variáveis e fixas, além dos faturamentos líquidos e brutos do ano.

Neste sentido, o responsável consegue realizar projeções de possíveis resultados em um futuro próximo. A análise também permite verificar se despesas ficaram acima do ideal e o que pode ser economizado sem trazer prejuízos à organização.

Saiba mais sobre empreendedorismo com a Azulis

A Azulis é uma empresa que se preocupa com o sucesso dos empreendedores e, por isso, oferece soluções em cobranças e pagamentos, além de conteúdos que tratam sobre a rotina do empreendedor. Navegue pelo site para conhecer mais sobre o que a Azulis pode oferecer.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!