Como poupar dinheiro: 9 passos para aumentar seu patrimônio

Por Redação Azulis

Quer aprender como poupar dinheiro, mas está perdido nas finanças? Confira agora 9 passos para reforçar seu patrimônio.

calculo

Quer descobrir como poupar dinheiro, mas não sabe como?

Entre as estratégias que devem ser adotadas estão o planejamento, a criação de metas e a redução de gastos. Para ajudar nesse desafio, preparamos este guia de como poupar dinheiro a partir de 9 dicas essenciais. Confira.

Antes de poupar dinheiro

Antes de entender como poupar dinheiro, é válido se questionar se essa solução resolve seu problema financeiro. Talvez, você não esteja ganhando o suficiente. Aí, mesmo colocando em prática estratégias para poupar dinheiro, pode acabar no vermelho.

Para descobrir se esse é o caso, o ideal é fazer um diagnóstico da sua situação financeira. Em uma planilha de controle, registre a sua renda exata e todos os seus gastos mensais. Se a renda for maior do que as despesas e ainda sobrar para o mês, então, poupar dinheiro é uma forma, na verdade, de utilizar melhor o seu dinheiro.

Mas, se a renda for menor que as despesas ou se sobrar muito pouco para você passar o mês, é sinal de que precisa buscar uma renda extra ou reduzir as despesas. O primeiro passo, então, é identificar se existe essa necessidade.

SAIBA+AZULIS: Foco nos objetivos: como alcançar em 6 dicas

Como poupar dinheiro: 9 passos para o sucesso

Se essa parece uma atividade impossível para você, fique atento a este passo a passo simples com 9 estratégias de como poupar dinheiro. Vamos nessa?

1. Faça um planejamento financeiro

O primeiro passo é criar um planejamento financeiro sólido. Dois recursos são eficazes nessa hora: uma planilha de gastos e um aplicativo de gestão financeira.

O importante é que você registre todas as despesas, desde o café da tarde na padaria até uma conta de luz da casa.

Ao mapear os seus gastos, você adquire uma visão certeira dos hábitos financeiros, podendo identificar as despesas que podem ser eliminadas  — ou, ao menos, reduzidas.

2. Elimine gastos desnecessários

A partir do mapeamento dos seus gastos, é imprescindível cortar as despesas supérfluas.

Para isso, primeiro é importante considerar quais são os gastos não essenciais que você tem no dia a dia. Também é crucial entender quais são as suas prioridades: gastos que não podem ser eliminados, como água, luz, telefone, mensalidade de um curso e transporte, por exemplo.

Ao fazer a redução,  você poderá reservar uma parcela da sua renda mensal para seus investimentos.

3. Crie metas financeiras

Outro passo essencial para poupar dinheiro é estabelecer metas financeiras. Elas fornecem uma motivação extra para você gastar menos no dia a dia.

Uma meta pode ser formar sua reserva de emergência, economizar para uma viagem, comprar um carro ou iniciar um novo curso.

Trace o objetivo, analise o quanto você precisa poupar mensalmente para alcançá-lo e lembre-se da meta na hora de fazer compras.

4. Use estratégias no dia a dia para gastar menos

Esta dica é uma continuação da anterior. Analise seus gastos e identifique de que maneira eles poderiam ser reduzidos com algumas mudanças no seu estilo de vida.

Por exemplo: ao invés de almoçar em restaurantes todos os dias, leve marmitas de casa para o trabalho a fim de gastar menos.

Prefira atividades ao ar livre, como passeios em parques, ou faça uma maratona de filmes na sua casa, sem ter que gastar o dinheiro da pipoca e do ingresso no cinema.

5. Faça compras à vista

O cartão de crédito pode ser um verdadeiro inimigo na hora de poupar dinheiro, já que, com ele, é mais fácil perder o controle do quanto se está realmente gastando.

Portanto, prefira compras à vista, até porque, ao pagar desse jeito, você tem um maior poder de barganha.

6. Evite os juros

Outra estratégia é evitar os juros, sempre que possível.

Isso significa pagar as contas sempre em dia, ficar longe de cartão de crédito, cheque especial e, até mesmo evitar grandes parcelamentos.

7. Pesquise o menor preço

Com a internet, é fácil pesquisar pelo item que você deseja comprar para analisar qual loja oferece o melhor preço.

Muitas vezes, comprar online sai até mais barato, e você pode encontrar promoções.

8. Identifique o seu gatilho para compras por impulso

Reflita: você costuma comprar por impulso?

Já teve pensamentos como: “eu mereço comprar isto depois de uma semana intensa de trabalho”, ou “vou fazer compras para me animar um pouco”?

Pois é, ideias como essas são gatilhos para você gastar mais do que deveria, e identificá-las é o primeiro passo para vencer a impulsividade.

9. Invista o seu dinheiro

Na hora de guardar dinheiro, a dica é colocá-lo em uma aplicação com maior rendimento.

Nesse caso, a poupança não é a melhor opção.

Considere investir no Tesouro Direto, que são títulos públicos de renda fixa com rentabilidade mais alta e até de maior segurança.

SAIBA+AZULIS: Como sair das dívidas e tomar controle das suas finanças

Como poupar dinheiro com a Azulis

Agora que você já sabe como poupar dinheiro, conte com a parceria da Azulis para ter ainda mais sucesso nesse desafio.

Por meio da plataforma, você tem acesso a diversos recursos que otimizam suas finanças, como as contas digitais: contas bancárias com taxas reduzidas e que permitem uma gestão simplificada, sem burocracia. A Pagbank, por exemplo, é uma boa maneira de poupar, já que ela faz o dinheiro na conta render. 

Outro recurso da Azulis é o comparador de empréstimo que reúne diferentes modalidades de crédito, como o empréstimo com garantia de automóvel, por exemplo, que pode ser uma opção para você quitar uma dívida com juros mais altos.

Na plataforma, você também pode optar pelas melhores maquininhas de cartão do mercado e cartões de crédito, sempre comparando as vantagens e taxas de cada serviço oferecido.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!