Copywriter: o que é e como se tornar um?

Por Redação Azulis

Entenda o que é um copywriter, qual sua função, como se tornar, onde trabalhar e as principais vantangens de ser um.

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O que você faria se tivesse o poder de convencer as pessoas a realizarem ações positivas em relação a um negócio, empresa ou marca, usando apenas as palavras certas? Esse é o “superpoder” do Copywriter!

Com o crescimento das profissões digitais, novas oportunidades de empreendimento tem surgido e essa é uma das carreiras que podem oferecer um retorno financeiro acima da média. No entanto, a maior propaganda nesse ramo são os resultados.

Por isso, entender melhor sobre o que é um copywriter é o ponto inicial para ingressar nessa carreira promissora. Para te ajudar nessa missão, preparamos algumas dicas e esclarecimentos sobre o assunto, confira!

O que é copywriter?

O copywriter é o profissional com habilidades em redação, mas que também investe em técnicas persuasivas dentro de seus conteúdos. Dessa forma, ele consegue incentivar e levar os leitores a realizarem ações como compras, cliques e downloads.

Por isso, em uma era cada vez mais digital, a busca por bons redatores com dons de convencimento tem sido uma verdadeira corrida ao ouro. Quando os resultados de um copywriter são reconhecidos, o valor pago pelo trabalho pode ser muito recompensador!

No entanto, é importante salientar que não basta escrever bem para ser um bom copywriter. Investir em conhecimento sobre vendas e até mesmo psicologia é o básico para se destacar nesse ramo cada dia mais competitivo.

Qual a função do copywriter?

A principal função do copywriter é convencer os leitores, de uma forma natural, a realizarem alguma ação. Dessa forma, uma boa copy resulta em um desejo do público a comprar a ideia que está sendo vendida.

O texto em si precisará conter gatilhos mentais, estratégias psicológicas e emocionais que mexam de verdade com quem está lendo. A missão desse profissional é criar um laço profundo entre empresa ou marca e seu público alvo.

Com isso, as ações podem ser: comprar algo, baixar um e-book ou assinar uma newsletter.

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No que o copywriter pode trabalhar?

Um dos pontos mais atrativos nessa carreira é a versatilidade e as possibilidades de atuação, que refletem em muitas vagas para quem é bom no que faz. Dentre essas oportunidades, as principais são as mídias digitais, as redes sociais e os anúncios e propagandas.

Esse profissional pode desenvolver artigos para blog, chamadas para redes sociais, roteiros para vídeos, textos para anúncios, peças publicitárias, discursos e cartas de venda.

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Principais vantagens e desvantagens de ser um copywriter

Os pontos positivos e negativos de ser um copywriter tendem a depender do regime de trabalho escolhido. Afinal, como redator também há a opção de trabalhar com home office.

Seja em um cargo presencial em uma empresa, ou de forma freelancer em casa, a principal vantagem de ser copywriter está nas possibilidades de ganho e reconhecimento de acordo com sua habilidade. Como a escrita e a persuasão são talentos pessoais, a qualidade do trabalho sempre falará mais alto diante da concorrência.

Como desvantagem, temos as dificuldades de conseguir os primeiros clientes no início de carreira e a criação de um portfólio sólido.

  • Prós:

  • Liberdade para atuar em home office
  • Reconhecimento
  • Altas chances de ganho e de reajuste de valores de acordo com a experiência e resultados
  • Contras:

  • Dificuldade em conseguir os primeiros clientes
  • Necessidade de montar um bom portfólio para ter credibilidade

Como se tornar um?

Após conferir o que é e qual é a missão de um copywriter, fica bem mais fácil entender como finalmente se tornar um. Em primeiro lugar, investir em conhecimento é essencial e determinante!

Estudar, fazer cursos e se aprofundar nas técnicas para fazer uma copy de qualidade é o primeiro passo. Feito isso, será preciso colocar todos os seus conhecimentos em prática e buscar pelos primeiros clientes.

As redes sociais e plataformas, como o LinkedIn, podem ser ótimos meios para captar vagas nessa área. O começo pode ser lento, mas tenha certeza que ao destacar suas habilidades e continuar evoluindo, um cliente chamará o outro e o caminho para o sucesso nessa carreira será certeiro!

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