Crowdfunding: qual é o significado e por que é importante?

Por Redação Azulis

Conheça o sistema de financiamento coletivo e entenda como é possível usá-lo para abrir uma empresa.

Durante a abertura de uma empresa, um dos principais problemas enfrentados pelo empresário é levantar a verba necessária. No mundo da internet, há uma solução chamada Crowdfunding. Mas qual é o significado dessa palavra? Como isso pode ser usado para abrir uma empresa?

Descubra agora e conheça a solução que pode ser muito útil para o seu caso.

Qual é o significado de Crowdfunding?

Se você nunca ouviu essa palavra, provavelmente a conhece por outro nome, o financiamento coletivo, ou ainda pelo seu apelido, vaquinha virtual.

Trata-se da arrecadação de verba para um determinado objetivo, seja ele a construção de uma ONG, a realização de um sonho ou ainda a abertura de uma empresa. 

Esse financiamento coletivo é feito a partir de plataformas específicas, nas quais o proprietário do projeto expõe as suas ideias e abre a possibilidade de receber recursos de quem se identificar com o propósito.

Cada doação em um projeto de crowdfunding significa um passo mais próximo do objetivo, mas essas doações são totalmente voluntárias e não possuem valores fechados, sendo que uns podem contribuir com mais, outros com menos.

Tudo vai depender, além das possibilidades financeiras, do quanto o seu projeto agrada aos outros.

Quem pode usar Crowdfunding?

Qualquer pessoa sem os fundos necessários para compor o seu projeto pode utilizar plataformas de crowdfunding para tirar os sonhos do papel.

Isso inclui incentivo a projetos educacionais, atletas que buscam recursos para competir em outro país, construção de parques de diversões em bairros, lançamento de produtos culturais e até abertura de empresas.

Isso mesmo! É possível abrir uma empresa usando crowdfunding.

Crowdfunding Tradicional x Equity Crowdfunding: qual é a diferença?

Há dois jeitos de se fazer financiamento coletivo: pela forma tradicional ou por Equity Crowdfunding. Eles se diferem, principalmente, na recompensa recebida por quem fizer aportes financeiros no projeto.

  • Crowdfunding Tradicional: ao fazer uma doação em determinada faixa de valor, quem está doando pode receber um produto ou um brinde em troca, como incentivo e agradecimento por colaborar para aquele projeto.

Este agradecimento pode ser desde um cartão virtual até um produto confeccionado pelo projeto no qual ajudou. É como se a participação no crowdfunding tivesse significado sentimental.

Geralmente, as plataformas disponibilizam duas categorias dentro desse modelo. A mais conhecida é a que, caso o valor total que o projeto necessita não seja atingido, todos que doaram recebem o dinheiro de volta e o projeto é encerrado.

Mas existe uma alternativa, conhecida como “flex”, em que é possível ficar com o valor arrecadado, mesmo que tenha alcançado apenas parcialmente a meta. Essa decisão deve ser realizada na fase inicial, quando a iniciativa ainda está sendo cadastrada na plataforma. 

Vale destacar que, neste último caso, o dono do projeto tem por obrigação realizá-lo, mesmo que de forma adaptada, e cumprir com as entregas prometidas.

  • Equity Crowdfunding: já no modelo equity, que significa capital próprio, as doações feitas são, na verdade, investimentos, já que quem aporta o seu dinheiro tem uma parcela do projeto.  

Este é o modelo ideal para quem quer abrir um negócio por meio do crowdfunding. Nele, um grupo de profissionais ou uma empresa – geralmente uma startup – que precisa do financiamento oferece uma parcela da sociedade para aqueles que investirem.

Nesse caso, há valores mínimos de aporte e quem o faz visa os resultados a longo prazo, como os lucros.

Crowdfunding é legal?

Se você se interessou pelo equity crowdfunding significa que pensa em abrir uma empresa e buscar recursos. Então, pode ficar sossegado, pois esta é um transação regulamentada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Em 2017, foi instituída a Instrução CVM nº588, que autoriza a oferta pública de sociedades empresariais de pequeno porte em plataformas digitais de investimento participativo, ou seja, os financiamentos coletivos.

Como usar o Crowdfunding para abrir uma empresa?

É possível utilizar plataformas específicas para captação de recursos com dispensa do registro na CVM. Para isso, a empresa deve ter faturamento anual máximo de R$ 10 milhões e atuar em qualquer categoria societária, seja Ltda., S.A. ou outras.

Cada plataforma possui suas especificações sobre taxas e processos para cadastrar seu projeto, mas, basicamente, seis passos devem ser cumpridos:

  • Defina a proposta: reúna todas as informações sobre a proposta, como valores necessários, objetivos e como os fundos serão usados.
  • Defina o valor da empresa: também conhecido como “valuation”, é essencial para que o investidor saiba qual a parcela da empresa que será obtida. 

 

Pode ser subdividido em dois tipos: 

  • fixo, em que é de conhecimento da empresa e do investidor o valor exato que deve ser investido em troca de uma parcela já definida da empresa; 
  • variável, quando ainda não se tem um valor definido de empresa e as ações podem variar.

 

  • Escolha a plataforma: estude a mais adequada às suas necessidades e escolha a que manterá o seu projeto ativo.
  • Monte um material de divulgação: como não há uma rodada de negócios para que você apresente o seu projeto, seu material de divulgação deve ser atraente e explicar de forma didática e interessante sua proposta. 
  • Faça a validação jurídica: mesmo com a dispensa da CVM, é preciso ter o amparo de um advogado para validar a minuta do Título de Dívida Conversível.
  • Capte os recursos: agora você já pode captar os recursos. Mas não deixe que a plataforma trabalhe sozinha! É importante ir atrás de investidores que “puxem” a rodada de arrecadação, atraindo outros interessados. 

Plataformas de Campanha

Para ter acesso às campanhas específicas de equity crowdfunding, listamos algumas plataformas:

Mas se o seu objetivo não é abrir uma empresa, mas realizar o sonho de lançar um livro, estudar fora, ajudar um projeto da sua cidade ou qualquer outra coisa, há plataformas disponíveis na internet que recebem todo tipo de projeto. 

Algumas delas são:

É só isso?

À primeira vista, fazer um financiamento coletivo pode até parecer o jeito mais fácil de conseguir investimentos ou aportes para um projeto, mas não é tão simples. Aqui vão três dicas para ajudar você.

Conte a sua história com verdade para que os investidores conheçam a fundo o projeto e entendam o significado do crowdfunding para aquele negócio.

Divulgue primeiro para aqueles que você já conhece e vá ampliando a sua base até que tenha interessados suficientes para atingir o seu objetivo.

Mantenha contato e agradeça sempre! Para quem ainda não doou ou investiu em seu projeto, o relacionamento fará com que contribua ou ajude a divulgar e encontrar potenciais investidores. 

Se você gostou do conteúdo e quer saber ainda mais sobre outros métodos para abrir uma empresa, confira os artigos do blog Vida de Dono e esteja preparado para desenvolver o seu negócio.