Cursos do Sesi: valem a pena?

Por Redação Azulis

Será que vale a pena se matricular nos cursos do Sesi? Tire agora suas dúvidas e comece a estudar para se destacar no mercado.

Está em busca de mais informações sobre os cursos do Sesi? Essa é uma ótima medida para levar seu conhecimento técnico ao próximo nível.

Saiba que o Sesi, o Serviço Social da Indústria, oferece capacitações em diversas áreas. Empreendedorismo, gestão financeira, gestão de pessoas e atendimento ao cliente são algumas delas.

Participar dessas aulas é uma forma ampliar o conhecimento, se destacar profissionalmente e gerir os negócios com menor margem de erro.

Ficou interessado? Confira, neste guia, os principais cursos do Sesi, as características de cada um e se vale a pena se inscrever.

Quer um guia completo com os melhores cursos para empreendedores?

Baixe e tenha acesso! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

Como são os cursos do Sesi

A seguir, descubra as principais características dos cursos do Sesi antes de se inscrever em um deles:

Foco em competências técnicas

Os cursos do Sesi têm foco o desenvolvimento de competências técnicas. Gestão de pessoas, gestão de tempo, negociação e finanças são alguns dos temas abordados a partir de conceitos, ferramentas e técnicas.

Para quem busca gerenciar melhor o negócio, há aulas com enfoque em áreas específicas de gestão, que podem ajudar muito no seu desenvolvimento.

Modalidades

Outra característica é que os cursos podem ser realizados nas instalações do Sesi-SP ou in-company (curso voltado para funcionários de uma empresa).

Público-alvo

Pode haver variações no público-alvo dependendo do curso. Mas quase todos se destinam a quatro segmentos:

  • Empresas beneficiárias (contribuintes do segmento industrial)
  • Empresas não beneficiárias (não contribuintes)
  • Beneficiários (trabalhadores da indústria e seus dependentes legais)
  • Não beneficiários (comunidade em geral).

Investimento e retorno

O investimento dos cursos no Sesi varia conforme a quantidade de turmas a serem capacitadas. Ao completar o curso, participantes com frequência mínima de 75% da carga horária recebem certificado.

Principais cursos do Sesi

Nos tópicos a seguir, confira alguns dos principais cursos oferecidos pelo Sesi São Paulo:

Atendimento ao cliente

Na área de comunicação, um dos cursos disponibilizados é o “Como Atender os Clientes para gerar negócios e relações duradouras”.

Durante o curso, são abordadas temáticas como mudanças mercadológicas e comportamentais dos consumidores, atendimento de qualidade, comunicação eficaz e competências exigidas pelo mercado atual.

Gestão de conflitos

Outro curso disponível é o de gestão de conflitos, que visa a gerar uma reflexão sobre conflitos nos relacionamentos interpessoais.

Entre os conteúdos, estão incluídos o conceito e tipos de conflito, gestão e mediação de conflitos, autoconhecimento e estratégias de negociação.

Negociação criativa

Neste curso, a ideia é capacitar o aluno a negociar com criatividade, utilizando a sinergia organizacional e o trabalho em equipe.

Identificação de perfis comportamentais, formatação de briefing, metodologia Canvas, tipos de negociação e feedback são alguns conceitos abordados durante as aulas.

Diversidade

No curso “A importância da Diversidade nas Organizações”, os participantes são instigados a promover a valorização da diversidade por meio do respeito às diferenças, evitando o preconceito no ambiente de trabalho.

No conteúdo programático, temáticas como conceito de diversidade, grupos minoritários e resultados da gestão da diversidade são abordadas.

Empreendedorismo

O Sesi São Paulo também oferece um curso de empreendedorismo, que tem como objetivo estimular a busca por conhecimento para a formação empreendedora.

Durante as aulas, o aluno é apresentado a conhecimentos, habilidades e atitudes para empreender, rede de contatos, plano de negócios, modelo de negócios Canvas, capital de giro e gestão financeira.

Gestão do tempo

Para quem busca produtividade, a dica é o curso de gestão do tempo, em que o aluno aprende a planejar e organizar suas atividades diárias, conciliando-as com qualidade de vida.

No conteúdo programático, estão assuntos como ferramentas de produtividade e a tríade do tempo: ações importantes, urgentes e circunstanciais.

Gestão do orçamento

Outra opção disponibilizada é o “Administre Seu Dinheiro de Forma Consciente”, nas modalidades assessoria, curso, palestras in company ou nas instalações do Sesi São Paulo.

O objetivo é orientar funcionários e familiares a realizar planejamento financeiro, manter as contas sob controle e evitar a inadimplência.

Organização pessoal no trabalho

O curso de organização pessoal no trabalho compartilha dicas e orientações sobre organização em ambientes corporativos, a fim de elevar a produtividade e melhorar as condições de trabalho.

Organização do ambiente físico, benefícios da organização e princípios básicos são retratados na capacitação.

Existem cursos gratuitos no Sesi?

Sim, o Sesi oferece uma série de cursos sem custo para diferentes perfis de empreendedores e trabalhadores da indústria. Confira alguns dos principais:

  • Qualidade no atendimento e postura profissional
  • Administrando o seu dinheiro
  • Comunicação efetiva
  • Comunicação no foco organizacional
  • Redação administrativa
  • Espanhol básico e intermediário
  • Inglês básico e intermediário
  • Excel básico e intermediário.

Esses cursos são oferecidos em modalidade EAD e podem ser concluídos em pouco tempo, nas horas vagas.

Para encontrar mais cursos gratuitos do seu interesse, visite o site do Sesi da sua região.

Vale a pena se inscrever nos cursos do Sesi?

Se inscrever nos cursos do Sesi pode ser uma ótima ideia para crescer no mercado. Ao participar de capacitações, você se desenvolve como profissional, incrementa o currículo e tem chances maiores de se destacar.

E se você é um empreendedor, também é uma forma de fazer o seu negócio crescer. Afinal, você adquire conhecimento para gerenciar melhor a empresa e, como consequência, melhora os resultados da organização.

Além disso, o mercado está em rápida transformação. Então, profissionais devem se atualizar continuamente para conhecer as novas práticas e ferramentas.

Então, nesse mundo de inovações e incertezas, independentemente da sua área de atuação, vale a pena se inscrever nos cursos do Sesi.

A dica é conferir o site do Sesi da sua região e conferir quais são os cursos disponíveis. Você vai ver que há muitas opções — certamente, um deles terá o seu perfil.

Gostou das dicas deste artigo? Compartilhe com seus colegas nas redes sociais.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!