Emitir nota fiscal avulsa MA: PASSO A PASSO aqui!
A nota fiscal eletrônica é um documento emitido virtualmente que tem como finalidade substituir a tradicional nota fiscal de serviço em papel impresso.
Para os prestadores de serviços e profissionais autônomos estabelecidos em São Luís, é importante saber como emitir a Nota Fiscal Avulsa MA. Portanto, preparamos este conteúdo mostrando um passo a passo informativo sobre como proceder. Acompanhe a leitura para conferir!
Como emitir Nota Fiscal de Serviços (NFSe) em São Luis: passo a passo
Passo 1. Acesse o portal da SEMFAZ
A primeira etapa do processo consiste em cadastrar o seu negócio juntamente ao município. Para isso, basta acessar o link do portal da SEMFAZ e selecionar a segunda opção no canto direito da tela “Cadastro de Emissores de NFSe Avulsa”.
Passo 2. Preencha os campos com seus dados
Agora você deve inserir as informações de sua empresa, como CNPJ, Razão Social, endereço, entre outras, criar uma senha de acesso e clicar em “Salvar Credenciamento” no canto inferior direito da tela.
Passo 3. Solicite o credenciamento na agência da SEMFAZ
Após ter preenchido o cadastro, imprima o documento de credenciamento e assine-o devidamente. Feito isso, você deverá entregá-lo no prédio anexo da SEMFAZ, localizado na Av. Kennedy, 1455, segundo andar – Bairro de Fátima.
Junto à solicitação de credenciamento, é preciso entregar os seguintes documentos:
- identidade original com foto e cópia;
- CNPJ da empresa;
- solicitação de credenciamento devidamente assinada por sócio, representante legal ou titular;
- procuração original com firma reconhecida;
- contrato consolidado ou instrumento de constituição com suas alterações.
Passo 4. Emita a nota pelo sistema SEMFAZ
Após ter o seu credenciamento homologado pela SEMFAZ, você estará apto a emitir Nota Fiscal Avulsa MA por meio do sistema virtual, a qualquer hora e em qualquer lugar. Basta apenas acessar este link e clicar em “Acessar Sistema” (última opção no canto superior direito da tela, ou clicando diretamente neste link.
Depois, informe o CPF e a Senha nos campos solicitados, ou se preferir, utilize o seu Certificado Digital. Lembrando que o acesso só será permitido após o credenciamento ter sido efetivado.
Clique em “Minha empresa” e selecione a opção correspondente ao seu negócio. Agora clique em “Nota Fiscal e selecione a opção “Nota Fiscal Avulsa”.
Você deverá cadastrar os dados do “Tomador de Serviços” (segunda opção no lado esquerdo da tela) e o serviço prestado, para que seja gerado o Documento de Arrecadação e o imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) possa ser devidamente pago.
O processo para emitir Nota Fiscal Avulsa MA é bem simples, não é verdade? Então o que acha de conhecer as variedades de soluções de pagamentos e recebimentos que a Azulis pode oferecer para facilitar a gestão financeira de sua empresa? Acesse nosso site para saber mais!