Franquias de sucesso: saiba quando vale a pena investir

Por Redação Azulis

Franquias de sucesso são garantia de um bom investimento, certo? Nem sempre! Entenda quando vale a pena investir nas marcas conhecidas.

franquias-de-sucesso-vale-a-pena

Quando surge a ideia de abrir uma franquia, logo vêm as marcas mais conhecidas na cabeça. Isso acontece, pois são referências de sucesso em seus respectivos segmentos, como O Boticário no mercado de beleza, McDonald’s e Burger King em alimentação ou CVC na área de turismo. Mas o que realmente quer dizer “franquia de sucesso” e quando vale a pena investir?

Entenda, agora, tudo que envolve uma franquia de sucesso e tire as suas dúvidas sobre esse assunto.

SAIBA+AZULIS: Melhores franquias com investimento até R$ 90 mil

O que são franquias?

Segundo a Associação Brasileira de Franchising – ABF, franquias são “um negócio cujo modelo de operação é copiado e transferido para outro ponto comercial, com autorização de quem detém os direitos e criou aquele modelo inicial”. Ou seja, são modelos de negócios de uma empresa, denominada franqueadora, que concede autorização para que sua marca seja copiada e reproduzida em outros locais, chamadas franquias.

Para que essa autorização seja dada, é preciso seguir algumas regras estipuladas em contrato, que deixam claro quais são os direitos e deveres do franqueado, assim como todas as especificações de sua franquia.

Por exemplo, para ter uma franquia da rede de fast food McDonald’s, uma das mais conhecidas franquias de sucesso, é preciso ter estrutura, comunicação, atendimento e produtos exatamente iguais uns aos outros, garantindo, assim, a padronização entre elas, além de fazer os devidos pagamentos pelo uso da marca, que são conhecidos como royalties, e outras taxas.

O que quer dizer ter uma “franquia de sucesso”?

No dicionário, sucesso é definido como algo que alcançou bons resultados e popularidade, portanto, franquias de sucesso seguem a mesma linha, consideradas aquelas que aliam bom faturamento, popularidade da marca e gestão favorável ao negócio.

Uma franquia de sucesso só vale a pena quando o empreendedor se planeja adequadamente, tanto em termos burocráticos quanto financeiros. Isso quer dizer que, para ter sucesso, não é preciso, necessariamente, optar pelas franquias mais caras e populares, como redes de hotéis e fast food. Pode-se optar por aquelas que apresentem modelos mais simples e que requeiram menos investimentos e, por fim, que, comprovadamente, alcancem sucesso proporcional ao negócio, como quiosques de salgados, açaí ou escolas de idiomas.

Confira o passo a passo para abrir uma empresa simples!

Baixe este guia e tire seu negócio do papel! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

Como ter uma franquia de sucesso?

Cada franquia estabelece as suas especificações para os candidatos a franqueados. Algumas solicitam formação ou experiência compatíveis com o segmento em que a franquia atua, enquanto outras estão abertas a todos que tenham perfil empreendedor e o capital necessário.

É, inclusive, o perfil empreendedor que definirá a melhor franquia para cada um. Se o candidato não abre mão do descanso aos domingos ou não quer trabalhar até tarde todos os dias, franquias de alimentação e lazer podem ser descartadas.

Outro fator que ajuda a determinar o sucesso da franquia é a compatibilidade do franqueado com o negócio, já que ele deverá estudar sobre o ramo da marca que escolheu e estar a par das tendências de mercado. É preciso, antes de tudo, entender qual a disponibilidade do candidato à franquia, seu perfil, a quantia de que dispõe para investimento e os segmentos com os quais tem mais afinidade.

SAIBA+AZULIS: As 10 melhores cidades no Brasil para abrir uma franquia

Exemplos de franquias de sucesso

Algumas franquias são consideradas de sucesso por estarem em todo lugar onde o consumidor está, seja na internet, lojas de rua ou shoppings. Segundo a premiação Melhores Franquias do Brasil 2019, concedida pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, franquias de sucesso são baseadas na qualidade e desempenho da rede e satisfação do franqueado.

Algumas das 72 premiadas neste ano foram:

  • 5 à Sec;
  • Casa do Construtor;
  • Chilli Beans;
  • CI Intercâmbios;
  • Griletto;
  • Hering;
  • Imaginarium;
  • Microlins;
  • O Boticário;
  • Sorridents;
  • Usaflex

O que avaliar antes de abrir uma franquia?

Quanto ao empreendedor, quando optar por uma franquia de sucesso vale a pena, tendo a possibilidade de abrir novas empresas com modelos de negócio exclusivos? É preciso avaliar todos os pontos que envolvem uma franquia para, então, balancear as possibilidades.

Vantagens

Com uma franquia, é possível pular etapas, em comparação a empresas próprias, como a patente de uma marca, elaboração de padrões de comunicação e atendimento, teste de produtos e serviços, e outros, mas essa não é a única vantagem de ter uma franquia de sucesso.

Veja também outros benefícios que as franquias proporcionam:

  • A marca já estará estabelecida no mercado, assim como seus produtos e serviços, que já foram testados e aprovados pelos consumidores;
  • O plano de negócios já existe, de forma que é possível prever riscos e oportunidades com mais clareza;
  • O franqueado conta com o auxílio do franqueador para quaisquer problemas e dúvidas, como um apoio importante no desenvolvimento do negócio;
  • Com a marca franqueada bem relacionada, o franqueado poderá usufruir de seu nome para obter descontos e melhores negociações com seus fornecedores;
  • As surpresas com gastos inesperados são menores, já que as franqueadoras contam com planejamento financeiro em todas as etapas, inclusive nos projetos arquitetônicos e de instalação da franquia, que são repassados ao franqueado.

Desvantagens

Engana-se quem pensa que uma empresa em modelo franquia não necessitará de todo o empenho que seria dado a uma empresa própria, apenas pelo fato de ter diretrizes e padrões já elaborados. Esta é uma das desvantagens para quem busca uma franquia. Confira abaixo as demais desvantagens:

  • Uma franquia requer a mesma dedicação e empenho que uma empresa própria, por isso, não é a melhor indicação para quem a vê como um investimento apenas de dinheiro, e não de tempo, ou não deseja acompanhar o seu processo de perto, principalmente no início das atividades;
  • Todos os processos indicados pela franqueadora, assim como linha de comunicação, script de atendimento, disposição de produtos na prateleira e outras especificações devem ser seguidas à risca, deixando o franqueado com pouca flexibilidade para fazer mudanças conforme gosto próprio;
  • Por serem marcas conhecidas, e muitas com grandes estruturas, é mais raro encontrar franquias de sucesso com baixos valores de investimento. Algumas requerem investimentos muito altos, com necessidade de grandes quantias para capital de giro;
  • Quem toma a decisão final sobre o local onde a franquia será instalada é a franqueadora, portanto, mesmo que o franqueado tenha um imóvel ou indicações de locais para o negócio, ele pode ser rejeitado pela detentora da marca, de acordo com estudos de mercado que melhor viabilizem a franquia.

Diante de todas essas informações, será função do empreendedor avaliar se optar por franquias de sucesso vale a pena ou não, de acordo com as suas possibilidades e vontades.

Gostou das dicas? Encontre muito mais no site da Azulis e tenha mais informação na hora de abrir a sua empresa.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!