Melhores franquias com investimento até R$ 90 mil

Por Redação Azulis

Investir em microfranquias é uma opção interessante para quem quer entrar no setor de franchising, mas não tem muitos recursos

Na hora de escolher a melhor marca, vale a pena conferir a lista de empresas que conquistaram o Selo de Excelência em Franchising

Descubra como identificar as melhores franquias com investimento até 90 mil reais.

melhores-microfranquias

Ter o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros e abrir uma franquia pode ser o caminho para realizá-lo. Entretanto, primeiramente, é importante entender como escolher a franquia ideal, ver as melhores opções disponíveis no mercado e saber quais são os principais problemas que se pode enfrentar nessa jornada.

Pensando nisso, elaboramos este artigo, no qual mostramos quais são as melhores franquias com investimento até 90 mil reais. Acompanhe!

Por que abrir uma franquia?

Na hora de abrir o próprio negócio, muitos empreendedores se deparam com a dúvida: começar uma marca do zero ou abrir uma franquia?

Uma franquia é uma concessão de direito de uso, para que outras pessoas possam replicar um modelo já bem-sucedido em outras localidades. Isso normalmente inclui a marca, a identidade visual e o formato do negócio.

Após aderir à franquia, o franqueado recebe o suporte necessário para colocar o negócio para rodar. Todo o know-how para as tarefas operacionais, contábeis, administrativas e do serviço em si é transmitido, visando o maior sucesso do franqueado.

Além disso, algumas franquias já têm uma marca consolidada no mercado e estão espalhadas por várias cidades do Brasil, o que facilita na captação dos consumidores para os novos franqueados.

Por isso, para quem tem pouca experiência com gestão, mas quer começar a empreender e alcançar resultados relativamente rápidos, a franquia pode ser uma boa opção.

Selo de Excelência em Franchising

Na hora de escolher uma franquia, é comum tentar encontrar o máximo de informação que indique qual seria a melhor franquia para cada tipo de empreendedor, quais são as franquias de maior sucesso, e quais dão o maior suporte.

Neste caminho, muitas pessoas acabam se deparando com o Selo de Excelência em Franchising. O selo é um reconhecimento concedido pela Associação Brasileira de Franchising e atesta o compromisso das franqueadoras com os seus franqueados.

Para receber o selo, as franqueadoras precisam se inscrever, mas quem avalia são os próprios franqueados, por meio de uma pesquisa.

Nessa pesquisa, diversos aspectos são avaliados, como:

  • processo de seleção;
  • suporte e treinamento;
  • custo-benefício da marca;
  • retorno do investimento.

Com os resultados, é possível avaliar o nível de satisfação dos franqueados e chancelar a marca de acordo com os resultados.

O Selo de Excelência em Franchising conta quatro categorias:

  • Mega: são as marcas com pelo menos 100 franqueados e 200 unidades em operação, que atuam no franchising há pelo menos 15 anos;
  • Máster: marcas que contam com no mínimo 30 franqueados, 60 unidades e operam no setor há mais de 10 anos;
  • Sênior: marcas que possuem acima de 15 franqueados, de 30 operações e ao menos 5 anos no franchising;
  • Pleno: referente às redes de franquias com no mínimo 5 franqueados, 10 unidades e 2 anos operando no mercado.

Ainda que o Selo de Excelência em Franchising seja um indicador importante na hora de escolher uma franquia, vale mencionar que menos de 10% das franquias contam com essa chancela.

Agora que você já conhece o Selo de Excelência em Franchising, vamos ver como encontrar as melhores franquias com investimento até 90 mil. Para isso, precisamos falar das microfranquias.

Problemas com custos altos no seu negócio?

IMPERDÍVEL - Aprenda neste guia táticas infalíveis para reduzir os gastos! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

O que são microfranquias?

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, as microfranquias fazem parte de uma categoria de franquias que exigem investimentos iniciais de até 90 mil reais.

Em 2018, a Associação Brasileira de Franchising registrou 589 marcas nessa categoria, 8% a mais do que no ano anterior.

É importante ressaltar que esses números incluem tanto as redes puras, em que a operação existe até 90 mil reais, e também as redes mistas, que costumam ter sua operação tradicional e uma opção de microfranquia, geralmente em quiosques ou espaços menores.

Microfranquias com o selo da ABF

Existem microfranquias nas quatro categorias da ABF: mega, máster, sênior e pleno. A lista a seguir mostra algumas das principais microfranquias que receberam o Selo de Excelência em Franchising.

10 PASTÉIS

KUMON

ACQIO

LEARNING FUN

ACQUAZERO

LOUYT

AMBIENTEC MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA E SAÚDE

MAKE-UP ESTÉTICA AUTOMOTIVA

APOLAR IMÓVEIS

MARIA BRASILEIRA

ARQUIVAR – GESTÃO DE DOCUMENTOS

MARY HELP

BRITISH AND AMERICAN

NÃO+PÊLO

CETELBRAS EDUCACIONAL

NTW CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL

CF CONTABILIDADE

NUTTY BAVARIAN

CI

ON BYTE

DR JARDIM

ORTOPLAN – ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS

EMAGRECENTRO

PARK IDIOMAS

ESCOLA GUGA TENIS

PBF – INGLÊS E ESPANHOL

EVOLUTE CURSOS PROFISSIONALIZANTES

PINGU´S ENGLISH CENTER

FLASH COURIER

PROCOB

FRANQUIA REDE ORTOESTÉTICA

QG JEITINHO CASEIRO

GOU

REMAX

GUIA-SE NEGÓCIOS PELA INTERNET

S.O.S COMPUTADORES

HOME ANGELS

THE KIDS CLUB – INGLÊS SÓ P/ CRIANÇAS

IE INTERCÂMBIO NO EXTERIOR

TRATABEM

IMAGINARIUM

VAZOLI

INSTITUTO BRASILEIRO DE LÍNGUAS

WORLD STUDY

 

Como calcular o valor do investimento?

Na hora de decidir por uma franquia, é comum encontrarmos o valor total do investimento como referência. Entretanto, é importante entender o valor que vai investir, e o que ele representa.

Para isso, a Associação Brasileira de Franchising adotou um padrão para facilitar na hora de escolher sua franquia.

Neste padrão, o investimento total é a soma dos seguintes valores:

  • capital para instalação;
  • taxa de franquia;
  • capital de giro.

Por exemplo: uma franquia que exige 5 mil reais de capital para instalação, 7 mil reais de taxa de franquia e 2 mil reais de capital de giro tem um investimento total de 14 mil reais.

Principais problemas ao abrir uma franquia

Optar por abrir uma franquia em vez de começar uma marca do zero traz diversas vantagens. Entretanto, muitas pessoas que escolhem o modelo de franquia estão também abrindo seu primeiro negócio e não têm conhecimento aprofundado sobre gestão empresarial.

Por isso, listamos quatro pontos que você precisa levar em consideração antes de abrir sua própria franquia. Confira!

Capital de giro

O capital de giro diz respeito aos recursos de que a empresa precisa para manter sua operação rodando no dia a dia. Isso inclui pagar os impostos, honrar os compromissos com fornecedores e colaboradores e até eventuais gastos que possam aparecer.

Muitos empreendedores não costumam levar isso em consideração e acabam tendo problemas com a falta capital de giro para manter a empresa. Não é por acaso que a falta de capital de giro é considerada o segundo motivo que mais ocasiona fechamento de empresas.

Treinamento

Para uma franquia dar certo, é necessário que o franqueado receba o suporte necessário para colocar o negócio de pé e conseguir dar continuidade na operação.

A falta de treinamento pode levar ao fracasso da operação do franqueado. Por isso, é importante checar com outros franqueados como são os treinamentos, se existe suporte da franqueadora e se esse suporte vai além do treinamento inicial.

Sazonalidade

Enquanto alguns produtos ou serviços têm demanda em todas as épocas do ano, existem outros em que a demanda é maior em épocas específicas. Por exemplo, é de se esperar que uma sorveteria venda mais sorvetes no verão, enquanto uma loja de casacos vende mais casacos no inverno.

Analisar como funciona a sazonalidade da franquia pretendida pode ser crucial para escolher o local certo para abrir o seu negócio. Além disso, vale conversar com outros franqueados e com a própria franqueadora para entender as possíveis soluções para sanar esse problema.

Experiência

Por último, levar em conta tanto a experiência do franqueado como a do franqueador é essencial. Construir uma franquia e abrir um negócio são processos complexos, e os dois lados precisam saber lidar com as adversidades que vão encontrar pelo caminho.

No final, você será o dono da própria empresa, mesmo que usando uma marca franqueada, e ainda será o maior responsável pelo sucesso do seu negócio.

Quer mais conteúdos sobre empreendedorismo? Dê uma olhada nos outros artigos que o time da Azulis preparou pra você!

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!