Ter uma loja online é preciso, segundo Luiza Trajano, presidente da Magazine Luiza

Por Redação Azulis

Luiza Trajano, presidente da Magazine Luiza, defende a aposta no mundo digital por pequenos e médios empreendedores.

luiza-trajano-dicas

A tendência de e-commerces e vendas online já vinha se concretizando há anos no mercado, mas mesmo assim muitos empreendedores ainda não tinham aderido ao formato. Foram justamente eles que a pandemia atingiu em cheio: com a impossibilidade de abrir lojas, os negócios pararam de um dia para o outro.

Em entrevista à Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Luiza Trajano, presidente da Magazine Luiza, defende a aposta no mundo digital: “Nos últimos anos, eu venho falando em palestras para pequenos e médios empreendedores que é preciso entrar na era do digital, ele é muito mais simples do que você pensa […]. É preciso entender que o digital faz parte do hábito do consumidor e, se faz parte do hábito do consumidor, é onde ele está.”

SAIBA+AZULIS: Coronavírus: 7 ações para pequenos negócios se prepararem para a crise

A Magazine Luiza é prova de como um negócio pode ser bem sucedido se inovar e ficar atento às tendências dos consumidores: em apenas 4 anos, a empresa cresceu 1000%, surpreendendo uma boa parte do mercado. Para pequenos empreendedores, é preciso mais do que nunca procurar digitalizar o seu negócio ou apostar em soluções de vendas online, ainda mais em tempos de pandemia.

Parceiro Magalu

Um projeto que já estava sendo desenvolvido pela Magazine Luiza antes da crise do COVID-19 foi o Parceiro Magalu, site que permite o cadastro de negócios de pequenos empreendedores e autônomos. Com a chegada da pandemia, a equipe responsável pelo projeto acelerou seu desenvolvimento e conseguiu disponibilizá-lo em tempo recorde para ajudar.

A partir da plataforma é possível cadastrar o próprio negócio e serviços gratuitamente. A única taxa cobrada, que segundo o site pode chegar a até 12%, é incidida sobre cada venda realizada e estará com valor reduzido durante a crise.

“Toda vez saí mais forte da crise, tenho certeza que quem enfrentá-la sairá melhor como pessoa e o mercado nunca mais será o mesmo”, afirma Trajano, “tudo na vida passa: primeiro, faça o necessário, depois o possível e de repente voce está fazendo o impossível.”

Salve os Pequenos

Outra forma de digitalizar o próprio negócio é por meio do Salve os Pequenos é um projeto que conecta pequenos empreendedores, de cidades com mais de 100 mil habitantes, a clientes que estão evitando sair de casa por conta da pandemia da COVID-19. O site é voltado para pequenos negócios que conseguem entregar seus produtos por meio de serviços de entrega.