Margem bruta: entenda o que é e como calcular

Por Redação Azulis

Veja o que você precisa saber sobre o que é margem bruta e como seu cálculo é realizado

margem bruta

Margem bruta é um dos conceitos que todo gestor deve conhecer profundamente, evitando, assim, que a empresa sofra prejuízos financeiros. Acompanhe todos os detalhes.

Na hora de calcular preços e lucros, por exemplo, os administradores devem levar em consideração certos conceitos, como é o caso da margem bruta.

SAIBA+AZULIS: 6 dificuldades que todo empreendedor tem – e como lidar com elas.

A margem bruta nada mais é que um elemento vital para a análise de lucratividade e rentabilidade de um empreendimento. Por isso, os responsáveis devem ter pleno conhecimento desse índice financeiro para manter o bom funcionamento da saúde financeira da empresa.

O que é margem bruta?

Antes de falar da margem bruta propriamente dita, é preciso lembrar que a margem de lucro é outro fator financeiro essencial à administração de empresas, já que possibilita ao empresário calcular e acompanhar a lucratividade do negócio.

Em concomitância, a margem bruta mede a rentabilidade do empreendimento, isto é, a porcentagem de lucro obtida em cima de cada venda. Como exemplo, se um dos produtos é vendido a 40 reais, sendo que teve um custo de 20 para a empresa, o lucro em cima dessa venda será de 20 reais.

Por que é importante conhecer a margem bruta?

É muito importante analisar a margem bruta, já que, assim, é possível identificar se um determinado produto tem uma margem muito maior ou menor que outro, e, a partir disso, definir novas estratégias.

É claro que isso não significa priorizar produtos com margem mais alta, pelo contrário, é preciso tomar esse tipo de atitude de acordo com o que preza a estratégia principal. Quem deseja abrir novos canais ou ganhar volume, por exemplo, pode desistir da margem.

A margem bruta também é um dos principais elementos que o empresário deve considerar durante o processo de designação de valores para preços de produtos.

SAIBA+AZULIS: Capital de giro: você sabe o que é e como calcular?

Como realizar o cálculo de margem bruta?

Para realizar o cálculo da margem bruta, seja de um produto ou de um serviço, é preciso seguir uma fórmula, que determinará se o resultado de vendas é positivo. Confira:

Margem bruta = Lucro bruto / Receita total x 100

Essa fórmula deve ser aplicada ao total de vendas de um produto, assim como também pode ser utilizada para uma única unidade de item vendido.

Isso porque a margem bruta possui como principal intuito prover informações certeiras sobre os ganhos diretos de um empreendimento com a venda de seus serviços ou produtos.

Exemplo: Ao considerar um negócio online que possua uma receita de 15 mil reais. Para realizar o cálculo da margem bruta, é preciso descontar todos os custos envolvidos, como matéria-prima (4 mil reais), frete (mil reais) e armazenamento (4 mil reais). Nesse sentido, o lucro bruto seria de 6 mil reais.

Aplicando a fórmula descrita anteriormente, teríamos que: 6 mil (lucro bruto) / 15 mil (receita total) x 100 = 40% de margem bruta.

A Azulis nasceu com o intuito de trazer soluções práticas para o pequeno empreendedor. Com ferramentas e conteúdos exclusivos, nós ajudamos no crescimento do seu negócio. Navegue pelo site da Azulis e confira.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!