Como melhorar a reputação da sua empresa no Reclame Aqui?

Por Redação Azulis

Compreender as estratégias mais eficientes para melhorar a reputação da sua empresa no Reclame Aqui pode ser importante para o sucesso do seu negócio.

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O que você faz quando está pensando em comprar um produto ou serviço que não conhece muito bem? Se respondeu buscar pela empresa na internet, saiba que seu cliente faz a mesma coisa. E uma das principais referências, quando se trata desse tipo de informação, é o Reclame Aqui.

Quer aprender como melhorar a reputação no Reclame Aqui? Então, continue sua leitura, que vamos explicar as melhores estratégias para você.

Por que você precisa saber como funciona o Reclame Aqui?

Uma reclamação no site do Reclame Aqui é um indicativo para o consumidor de que ele pode ter problemas se comprar seu produto ou serviço.

Isso pode inibir suas intenções de compra, principalmente se a sua avaliação no site for ruim. Afinal, ninguém quer ter problemas ao adquirir um novo produto ou solicitar um serviço, certo?

Esse efeito pode ser revertido se você melhorar a reputação no Reclame Aqui. Uma boa avaliação no site pode ser um elemento     -chave para aumentar a sua credibilidade com os consumidores.

Isso porque uma boa avaliação indica que, no final das contas, os clientes ficaram satisfeitos com a sua conduta e recomendam a sua empresa para outras pessoas.

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Como funciona o Reclame Aqui

O cálculo da reputação de uma empresa no Reclame Aqui leva em conta quatro fatores: índice de resposta, média das avaliações, índice de solução e índice de novos negócios.

O índice de resposta é a taxa de reclamações que a sua empresa respondeu. Aqui, o que conta é a primeira resposta. Ele vai de 0 a 100, e você precisa ter um índice de, no mínimo, 50% de respostas.

Na média das avaliações, o que importa são as reclamações que passaram por todo o processo e foram avaliadas pelos clientes, indo de 0 a 10.

Também é o caso do índice de solução, só que aqui      os clientes avaliam se o problema que originou a reclamação foi resolvido. Esse índice vai de 0 a 100.

Por fim, o índice de novos negócios é a porcentagem de clientes que voltariam a negociar com a sua empresa, depois de ter passado por todo o processo e avaliação dela no Reclame Aqui. A sua nota nesse quesito pode ir de 0 a 100.

Para chegar a uma avaliação da sua empresa, é feita uma média ponderada, em que a média das avaliações e o índice de solução têm peso 3 e o índice de resposta e o índice de novos negócios têm peso 2.

Como você pode ver, são critérios bastante objetivos e ter uma boa reputação no site depende diretamente do seu desempenho com os clientes.

A melhor estratégia: evitar receber reclamações

Em primeiro lugar, é importante que seu produto ou serviço tenha qualidade suficiente para que problemas não sejam a regra, e sim a exceção.

Para isso, invista em ações preventivas e em conhecer as etapas de oferecimento do seu produto e serviço, bem como a logística de entrega, para evitar imprevistos.

Um bom canal de relacionamento com o cliente pode evitar problemas ou ajudar a solucioná-los mais rapidamente, sem que o consumidor sinta necessidade de fazer uma reclamação externamente.

Por isso, tenha um sistema e uma equipe disponíveis para atender o cliente se ele precisar de qualquer coisa.

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O que fazer se você já recebeu uma reclamação?

Mesmo que você ofereça um excelente produto ou serviço, é possível ainda que um consumidor venha a reclamar. Essas reclamações podem ocorrer porque imprevistos acontecem ou porque o cliente teve algum problema sobre o qual você não pode ter controle.

Você precisa verificar se o problema resulta de alguma falha da sua parte ou da parte do cliente, mas sempre trate a necessidade dele como prioridade.

Na hora de responder, compreenda o momento pelo qual o cliente está passando e tente ajudá-lo a resolver a questão da melhor forma possível. Nunca discuta e responda sempre com gentileza.

Pergunte ao cliente como você poderia ajudá-lo. Se houver, de fato, um problema com o seu produto ou serviço, peça desculpas e solucione o mais rapidamente possível, seja enviando outro item ou realizando medidas equivalentes.

Você pode, também, aproveitar o momento para oferecer algum tipo de brinde ou recompensa pelo transtorno, o que pode melhorar bastante a imagem que o cliente tem da sua empresa.

É importante que a resolução seja rápida e eficiente. Lembre-se de que uma boa rede de atendimento vai fazer toda a diferença entre manter o cliente satisfeito ou perdê-lo.

As reclamações devem ser sempre entendidas como uma oportunidade. Ou seja, como uma maneira de conhecer seu público e pensar sobre como melhorar seu serviço.

Vantagens de ter uma boa reputação

O Reclame Aqui é um dos 1000 sites mais influentes do mundo. A estimativa é a de que 18 milhões de pessoas façam consultas na plataforma. Por isso, melhorar a reputação de      sua empresa pode fazer toda a diferença para o sucesso do seu negócio.

Ter uma boa avaliação no site pode fazer com que os consumidores se sintam mais confiantes em relação à sua empresa e mais propensos a adquirir seu produto ou serviço.

Assim, empresas que têm uma avaliação como RA1000, Ótimas ou Boas podem ter vendas melhores do que empresas mal avaliadas.

Além disso, é possível solicitar um selo que ateste que a empresa foi verificada pelo Reclame Aqui, o RA Verificada. Empresas bem avaliadas ou que não são cadastradas      podem solicitar esse selo. Já empresas com reputação regular devem mostrar que estão investindo em melhorias no atendimento.

Para conceder o selo, o Reclame Aqui verifica uma série de fatores, como os que atestam a existência da empresa como pessoa jurídica, os canais de atendimento e a situação financeira.

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