Saiba qual a importância da mensagem de satisfação para o cliente

Por Redação Azulis

Quer aumentar a presença da marca do seu negócio? A mensagem de satisfação para o cliente é o caminho mais rápido e prático para tudo isso.

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A sua empresa fez tudo certo. Colocou o produto à venda, a estratégia de marketing funcionou e atraiu o cliente. Realizou a compra e o dinheiro entrou no caixa. Acabou aí, certo? Ainda não, agora é hora de um momento chave dos negócios: trabalhar o seu pós-venda. Ou seja, é o momento de acionar as mensagens de satisfação para seu cliente, a oportunidade de estabelecer uma relação de confiança, que vai garantir a sua fidelização.

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Quer saber como fazer isso? Entender por que é importante se comunicar com seus clientes? Nesse artigo vamos dar as principais dicas que vão ajudar sua empresa a se destacar na comunicação com seu cliente.

Por que é importante se comunicar com seus clientes?

Primeiro, você precisa entender que as mensagens de satisfação para cliente são essenciais na criação de uma relação duradoura. Manter esse contato garante vantagens que podem colocar sua empresa à frente dos concorrentes.
Além disso, quando alguém pedir uma indicação de algum lugar para comprar, ele irá lembrar-se das mensagens de satisfação para o cliente vindas da sua empresa. Isso pode ser decisivo para o seu negócio, mesmo quando o preço do concorrente é mais barato do que o seu.

O que falar?

Geralmente em uma conversa é preciso saber o que falar. Dizer o certo tem o poder de tornar a sua empresa líder de mercado, e dizer as coisas erradas pode ter o efeito contrário. É essencial que sua empresa leve isso em conta quando for enviar mensagens de satisfação para o cliente.

Entre em contato com o consumidor, alguns dias após a venda, enviando a primeira mensagem de satisfação perguntando se ele está satisfeito. Por exemplo, se comprou um produto, pergunte se a qualidade é a esperada. São perguntas simples, mas que demonstram que você se importa.

Outra ação importante, após iniciar a comunicação, é oferecer algum produto que possa acompanhar, algo que combine com o perfil dele. Se a primeira venda for uma saia, mostre a promoção de blusas, por exemplo. A mensagem de satisfação para o cliente pode ser o primeiro passo para uma nova venda.

O que NÃO falar

Outro cuidado é, não ignore a resposta do usuário. A mensagem de satisfação para o cliente não serve só para a empresa falar, é preciso também ouvir o cliente. Se ele faz uma reclamação ou sugestão, e é ignorado, provavelmente ele não vai querer ouvir e pode optar por comprar com o seu concorrente.
Esteja pronto para continuar essa conversa quando ele responder. A mensagem de satisfação para o cliente não é um processo de faz de conta, a ideia é estabelecer uma relação de proximidade.

Você sabe o que é marketing de relacionamento e por quê ele é importante?

O marketing de relacionamento é o conjunto de ações voltadas para criar uma relação positiva com os clientes. Quando feito de forma eficaz, ele aumenta de maneira significativa a chance de realizar uma nova venda.

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É aqui que a mensagem de satisfação para o cliente se encontra com o marketing de relacionamento. Elas aproximam o seu cliente. É a partir desse momento que a sua marca se torna presente na vida do usuário, pois a relação com a sua marca vai além disso.

Presença da marca

O bom marketing de relacionamento constrói a forma de comprar. No estudo da McKinsey, 70% dos consumidores decidem onde vão comprar com base no tratamento que recebem e 55% desses clientes dizem que aceitam pagar mais caro, caso a experiência de atendimento seja positiva.

Em quais canais posso aplicar?

Uma dúvida comum é se perguntar em quais canais posso aplicar o envio de mensagem de satisfação para o cliente? É importante tomar o cuidado para não ser invasivo, enviando mensagens indesejadas ou propagandas em excesso, pode ter um resultado negativo. Prefira entrar em contato por um meio de comunicação que ele tenha disponibilizado na hora da compra. 

Atenção e proximidade no pós-venda

Atenção e proximidade no pós-venda faz com que você não se esqueça do consumidor e busque criar uma relação positiva com ele. Enviar mensagens de satisfação para o cliente de forma personalizada é um dos segredos para garantir o sucesso dessa estratégia. O consumidor precisa sentir que aquela mensagem é direcionada, bem como a resposta que dará será ouvida e levada em consideração.

Erramos! Como comunicar?

Mesmo com cuidados é possível que o seu e-commerce precise informar o “erramos”, mas como comunicar isso? Pois bem, em primeiro lugar, é preciso ser honesto quando for comunicar erros cometidos pela sua empresa.
Quando houver erros de anúncio, informações equivocadas ou algum funcionário agir de maneira equivocada, comunique o ocorrido de maneira mais transparente
Bem, esperamos que você tenha entendido a importância da mensagem de satisfação para o cliente e como elas podem ser um diferencial para o seu negócio. Deixamos aqui algumas sugestões e modelos que podem servir de inspiração para iniciar um bom diálogo.

Veja essas dicas com modelos de mensagens

Veja essas dicas de mensagem de satisfação para o cliente:

– Como está sendo o uso do produto? Gostou de comprar com a gente?
– O senhor foi bem atendido? O que achou de mais positivo no momento da compra?
– Aconteceu algo no atendimento que lhe desagradou?
– Quer conhecer essa linha de produtos que combina com o que você comprou conosco?

Gostou das dicas? Então acesse o site da Azulis e confira nossas ferramentas e artigos sobre empreendedorismo.

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