5 superdicas para reter clientes

Por Redação Azulis

Entenda o que é retenção de clientes, por que e como fazer

De nada adianta atrair consumidores se o empreendimento não é capaz de garantir a retenção de clientes antigos.

Saiba tudo sobre como cultivar uma relação vindoura com clientes fidelizados.

9 dicas para vender mais.

O que é retenção de clientes?

Reter clientes nada mais é que evitar perdê-los. Por mais que pareça óbvio, muitos empreendedores não se concentram no fato de que a retenção de clientes é a grande responsável pela fidelização de consumidores a uma marca ou produto. É o suficiente para fazê-los continuar comprando.

Por que reter clientes?

A retenção não coloca ênfase na aquisição de novos clientes, e sim no fato de que a marca não pode esquecer de seus clientes atuais.

Se os consumidores que já conhecem a marca e adquiriram seus produtos tiverem a sensação de que a relação é muito rasa, poderão se sentir ignorados e incentivados a buscar outra opção para fazer negócios.

Além disso, a retenção dos clientes que já foram fisgados é bem mais barata e efetiva para a empresa do que as ações para conquistar novos consumidores.

5 dicas para reter clientes

Agora que você já sabe a importância de  fazer um bom trabalho de retenção de clientes, confira dicas simples para colocar o seu plano em prática.

1.    Planejamento a longo prazo

É preciso enxergar uma rede de clientes fiéis, pois só assim é possível aumentar a base de negócios. O principal objetivo é conquistar uma clientela 100% fiel, satisfeita e sem intenção de procurar outras opções de marcas ou produtos.

2.    Monitoramento constante do mercado

O mercado sofre alterações o tempo todo. O produto que hoje está atendendo a uma ampla gama de pessoas, amanhã pode se tornar obsoleto. As necessidades mercadológicas mudam e assim também deve ser com as estratégias de negócios.

Em vista disso, acompanhe as informações sobre o mercado, os detalhes sobre os clientes e utilize isso para complementar bens e serviços.

3.    Mantenha contato regularmente

Os clientes não esquecem quando são esquecidos. Ou seja, é crucial atender às chamadas deles, já que qualquer tipo de ausência pode ser visto como falta de interesse.

4.    Tenha foco e disciplina

É preciso separar determinados horários para se atualizar sobre o atual status das contas, no intuito de restabelecer relações com clientes ou lembrá-los de que a empresa se importa com eles.

Investir na manutenção dos alicerces dessa base de clientes é essencial para promover a fidelização dessas pessoas e garantir que a empresa seja vista com importância por parte dos clientes.

5.    Jamais esqueça dos clientes atuais

Os clientes atuais não devem ser vistos como sinônimo de problema, nem como um fardo para a empresa. Um gestor de sucesso quer ver seus clientes felizes e realizados. Para isso, é preciso entregar resultados e se manter presente durante a trajetória do cliente.

Quando essa relação se estabelece, os clientes atuais passam a falar bem dos serviços prestados pela empresa, e isso, automaticamente, atrai novos clientes, mantendo a empresa em crescimento.

Saiba como reter clientes com as dicas da Azulis

A Azulis oferece diversas soluções para empreendedores, otimizando o processo administrativo e financeiro de uma empresa, mas, mais que isso, provê dicas preciosas de como reter cliente. Para conferir, basta navegar pelo site!

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